Questões sobre Produção Gráfica

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Com base no texto acima, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

O que é uma produção gráfica?

  • A.

    É o trabalho desenvolvido por jornalista na divulgação dos trabalhos de uma agência de publicidade.

  • B.

    É a atividade ou setor de uma agência de publicidade que viabiliza, acompanha e fiscaliza a produção de matrizes, acabamento e impressão de peças gráficas.

  • C.

    É o layout produzido na Assessoria de Imprensa visando à confecção de uma publicação.

  • D.

    Compreende as atividades do assessor de imprensa na definição e elaboração de veículos de comunicação da organização em que se insere.

Em referência a uma programação visual, projetos de comunicação atendem às seguintes finalidades:

  • A.

    controlar a reprodução de aspectos visuais de uma publicação, estabelecendo os critérios de sua diagramação;

  • B.

    compor e ordenar marca-símbolo, logotipo, padrão pictórico e corpo de letra escolhidos por uma empresa;

  • C.

    diferenciar e promover a imediata identidade visual de uma empresa, fortalecendo seu posicionamento no mercado;

  • D.

    estabelecer os elementos de comunicação visual, sua organização, seus critérios de uso e sua normalização;

  • E.

    elaborar um manual de aplicação, editando normas de execução do projeto em sua viabilidade mercadológica.

O que se entende hoje por revisão, para fins editoriais, é:

  • A.

    acompanhamento, por parte de um revisor, de métodos de editoração, pelos quais se provê e faz executar uma eliminação de imprecisões gráficas;

  • B.

    preparação e fotocomposição de originais manuscritos, a serem devolvidos ao autor, com reparos formais exigíveis por uma nomenclatura vigente;

  • C.

    colação de provas e contraprovas com o texto original, indicando, por meio de símbolos convencionais, todos os erros de composição;

  • D.

    atenta leitura analítica e exame minucioso de provas tipográficas com vistas à sua normalização ortográfica, a cargo de um editor-assistente;

  • E.

    cotejo de um manuscrito ainda no prelo com nova versão sua, conduzida por um revisor com a finalidade de afiançar uma montagem original.

São constitutivos de um projeto gráfico os seguintes elementos:

  • A. a escolha do tipo, do sistema de composição em que se devem gravar os caracteres, do papel em que se vai imprimir, assim como o cálculo do número de páginas do livro;
  • B.

    a seleção de caracteres tipográficos de alta resolução a serem utilizados, o cálculo de uma resma de papel couché próprio para impressão em off set e a inscrição a ser colocada na parte final do impresso;

  • C.

    esboço de uma diagramação simples ou complexa, escolha de equipamentos de fotocomposição que utilizem caracteres desenhados e produção gráfica de um cólofon em brightype;

  • D.

    o estabelecimento do conjunto dos recursos visuais de impressão a serem utilizados, a seleção da gramatura do papel em que se vai imprimir e a menção do nome dos editores;

  • E.

    a reserva de recursos de composição em fotolito, a arregimentação de procedimentos de transposição de um original à matéria impressa e o delineamento de uma edição in folio.

Em seu livro Produção gráfica (São Paulo: SENAC São Paulo, 2004), Lorenzo Baer se ocupa, entre outros temas, do que denomina desktop publishing, fazendo menção a dois softwares próprios para a editoração eletrônica de mesa. Aponte-os na relação que se segue:

  • A. Open Office 2.0 e NVU for HTML;
  • B. Microsoft DirectX 8.0 e KaZaA Media Desktop;
  • C. Word Editor 3.0 e ScriptWriter;
  • D. PageMaker e QuarkXpress;
  • E. Pixia 2.1 e Odigo 3.1 Pt.

A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:

Vermelho:

  • A.

    relaxante, distância;

  • B.

    calmante, esperança;

  • C.

    excitante, proximidade;

  • D.

    divertido, claro, leve.

A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:

Azul:

  • A.

    energia, calor;

  • B.

    duplo sentido;

  • C.

    sem vida;

  • D.

    relaxante, distância.

A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:

Verde:

  • A.

    calmante, esperança;

  • B.

    limpo, luz;

  • C.

    conforto;

  • D.

    duplo sentido.

A cor é sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma apresentação multimídia, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco. A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico. Nas questões de número 6 a 15 indique as associações e simbolismos das cores:

Amarelo:

  • A.

    divertido, leve;

  • B.

    pesado, duro;

  • C.

    sem vida;

  • D.

    relaxante.

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