Questões sobre Publicidade

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Veja o texto publicado por ocasião da morte do empresário Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, e de sua família, em um acidente de avião, no dia 19 de março de 2016, em São Paulo: “Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do empresário Roger Agnelli, sua mulher, filhos, genro e nora, em acidente aéreo. Agnelli dedicou sua carreira profissional a grandes empresas brasileiras, sempre comprometido com o desenvolvimento do País. Perdemos um brasileiro de extraordinária visão empreendedora. Neste momento, manifestamos nossa solidariedade a seus parentes e amigos. Dilma Rousseff - Presidenta da República Federativa do Brasil”. A motivação do texto e sua autoria revelam que se trata de:

  • A. Nota oficial
  • B. Comentário
  • C. Relatório
  • D. Artigo

Leia o trecho a seguir: “[...] é a técnica do relato dos fatos segundo a ordem decrescente da sua importância. O redator seleciona os incidentes mais substanciais para encimar a construção; vai colocando em seguida os fatos e detalhes para terminar com aqueles de menos interesse e valor. [...] No jornalismo diário moderno, notadamente nos tabloides, cuja matéria deve ser bastante condensada, esta técnica é a mais usada porque permite cortes dos últimos parágrafos sem que o leitor fique privado dos principais lances do fato relatado”. A técnica descrita é a elaboração do texto em:

  • A. Suíte
  • B. Cozinha
  • C. Texto-legenda
  • D. Pirâmide invertida

No que concerne a conceitos, processos, instrumentos e legislação relacionados à comunicação pública, julgue os itens que se seguem. A campanha Outubro Rosa, de enfrentamento ao câncer de mama e difundida em numerosos países, entre eles o Brasil, pode ser considerada uma ação de comunicação pública, mesmo que, para a sua propagação, conte com a adesão espontânea de particulares, pessoas físicas e jurídicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Câmara dos Deputados concluiu, no dia 20 de outubro de 2015, a votação de um projeto de lei que regulamenta o direito de resposta para quem se sentir ofendido por reportagem jornalística publicada ou exibida nos meios de comunicação.

De autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), o projeto prevê o direito de resposta se o conteúdo da reportagem atentar, “ainda que por equívoco de informação, contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou a imagem de pessoa física

  • A. ou maior inimputável ou menor de idade”.
  • B. e cidadãos que exercem mandato eletivo”.
  • C. e funcionários públicos no exercício de sua função”.
  • D. ou jurídica identificada ou passível de identificação”.
  • E. ou jurídica em dia com suas obrigações fiscais”.

Samara enviou um vídeo à sua amiga Cláudia pelo aplicativo WhatsApp e comentou: “É espantoso, isso continua a acontecer!”. Quase cinco meses após a ruptura da barragem em Mariana – MG, a lama levada pelas chuvas ainda corre até o rio Doce.

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue os seguintes itens, relativos ao emprego de lides no modelo pirâmide invertida de redação jornalística.

O autor do lide faltou à ética profissional ao mencionar os nomes das pessoas envolvidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a legislação, que se refere aos direitos autorais, “são obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como

  • A. as conferências, as alocuções, os sermões e outras obras da mesma natureza”.
  • B. os esquemas, os planos ou regras para realizar os atos mentais, jogos ou negócios”.
  • C. os textos de tratados ou convenções, as leis, os decretos, os regulamentos, as decisões judiciais e os demais atos oficiais”.
  • D. as ideias, os procedimentos normativos, os sistemas, os métodos, os projetos ou conceitos matemáticos”.
  • E. o aproveitamento industrial ou comercial das ideias contidas nas obras”.

No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes. Define-se gestão de marca como a elaboração e a criação de uma marca forte e consolidada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes. A identidade corporativa, representada pelas logomarcas da organização e pelas aplicações dessas logomarcas, que reafirmam a identidade visual, não inclui o conjunto de valores e crenças da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes. Como parte do capital intangível de uma empresa, a reputação é reflexo de ações, atitudes e decisões tomadas, sendo, por isso, necessário aos líderes da empresa empenhar-se para torná-la consistente, uma vez que disso depende a imagem institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes. A partir da reputação da empresa no mercado, forma-se a percepção que as pessoas têm da empresa. Essa percepção representa a imagem corporativa no inconsciente coletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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