Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir desses comentários, julgue os itens de 113 a 118 em relação às atividades de assessoria de imprensa e à prática dos veículos de comunicação no Brasil.

Por serem produtos específicos da assessoria de imprensa, na elaboração dos releases não é necessário obedecer ao rigor jornalístico. O release precisa apenas ser atrativo, para ganhar a atenção dos editores e entrar na pauta do veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um brunch que reúna um dirigente de uma empresa e um grupo de jornalistas pode servir como alternativa à entrevista

  • A. coletiva
  • B. oficial
  • C. exclusiva
  • D. improvisada
  • E. de divulgação

Considerando que a assessoria de imprensa e a produção de publicações jornalísticas empresariais podem ser incluídas no campo da comunicação organizacional, julgue os itens a seguir.

Entre os produtos da assessoria de imprensa, incluem-se as súmulas, as sinopses e as análises, que fazem parte do press clipping, entregue aos gestores diariamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Transformar ocorrências institucionais em acontecimentos públicos é o que fazem as empresas ao produzir notícias para a imprensa. Essa divulgação das instituições na mídia tem um caráter

  • A. artificial e metódico.
  • B. calculado e embasado
  • C. espontâneo e automático
  • D. intencional e negociado
  • E. proposital e diversificado.

As relações públicas dizem respeito, essencialmente, à responsabilidade social dos indivíduos e das organizações, sendo sua atividade principal ajustar as ações e iniciativas individuais ou institucionais às tendências culturais, econômicas e políticas, com a finalidade de atender ao interesse público. Assim, por sua natureza, as atividades de relações públicas entrelaçam três campos do conhecimento, que são

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Um dos principais instrumentos utilizados por um assessor de imprensa é o release em suas diversas possibilidades de tipos e padrões. O texto divulgado em jornais e/ou publicado como matéria paga em situações críticas, quando a organização deve posicionar-se de forma incisiva, recebe o nome de:

  • A. Convocação.
  • B. Publieditorial.
  • C. Nota oficial.
  • D. Release dirigido.
  • E. Release especial.

Dentre as atribuições desempenhadas por um Jornalista em assessoria de imprensa, são cuidados fundamentais a serem adotados, EXCETO:

  • A. O assessor deve ter conhecimento amplo dos veículos de comunicação de interesse da organização, seus editores, repórteres, horários de fechamento e demais especificidades.
  • B. O assessor deve acompanhar todas as entrevistas fornecidas por seus assessorados, estando atento às perguntas apresentadas pelos repórteres e, se possível, antes da entrevista, discutir a necessidade ou não de alguns questionamentos.
  • C. O assessor não deve dar entrevistas, mas passar informações aos Jornalistas dos veículos e direcioná-los a fontes de informações adequadas nos órgãos que assessoram para que possam ser entrevistados.
  • D. Entre as funções de um assessor de imprensa está o zelo pela forma como a notícia será tratada, ou seja, buscando antecipar-se na prevenção de deturpações ou interpretações errôneas.
  • E. Cabe ao assessor, a tarefa de esclarecer seus colegas de trabalho sobre a função da imprensa, do repórter e sobre a importância de transmitir informações com clareza e objetividade, preparando-os para lidar com cada mídia e suas especificidades.

Muitas assessorias de imprensa vêm utilizando no relacionamento com a mídia, indiferentes às polêmicas, o publieditorial – um instrumento de comunicação utilizado para:

  • A. Publicação de uma mensagem (publicitária) com formato idêntico a um material jornalístico rotineiro do veículo de comunicação onde será publicada.
  • B. Divulgação de um press-kit específico a veículos de comunicação voltados a públicos segmentados.
  • C. Publicação de um release-artigo, em formato de editorial, esclarecendo a população sobre determinado fato crítico ou polêmico envolvendo a organização.
  • D. Divulgação de uma nota oficial com o posicionamento da organização sobre determinado fato relevante à comunidade onde esta, encontra-se inserida.
  • E. Envio de depoimentos dos gestores ou técnicos da organização expressando opiniões formais sobre determinado tema ou acontecimentos relevantes.

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.

A assessoria poderá decidir-se por entregar a alguns jornalistas a íntegra de uma pesquisa inédita, combinando com os profissionais da imprensa que os dados somente sejam divulgados a partir de uma data previamente acordada. Esse procedimento, em que o veículo de comunicação aceita um acordo a respeito da divulgação das informações, denomina-se embargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde poderá optar por escolher um único técnico como porta-voz da organização, buscando dar unidade às informações distribuídas aos veículos de comunicação, evitando conflito de informações. A formatação do discurso único denominase enquadramento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...