Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
ponto final depois de uma maneira um pouco diferente.
substituição no texto das marcas iPad e Generation Wireless.
esclarecimento do país a que pertence o Estado de Connecticut.
uso da palavra iPad no título como metonímia de tablet.
verbo no presente contínuo no início do título da matéria.
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a redundância.
a ambiguidade.
a cacofonia.
a colisão.
o estrangeirismo.
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formação de jornalistas profissionais desde o ensino básico.
produção de conteúdo barato e com boa qualidade de imagem e som.
democratização das tecnologias da informação para todas as classes.
introdução dos alunos a técnicas comunicacionais que usarão na vida.
difusão dos princípios de cidadania e desenvolvimento humano.
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O ponto de interrogação introduz uma pergunta. Em um texto noticioso, cuja função é dar respostas ao leitor, ele costuma ser usado entre as aspas de alguma fonte. No título de uma matéria, o ponto de interrogação pode ser usado
nunca pode ser usado.
pode ser usado em casos muito especiais.
pode ser usado livremente.
pode ser usado com autorização da direção.
pode ser usado para facilitar a diagramação.
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Quando uma publicação ou programa noticia um furo importante obtido em fontes exclusivas, outras redações decidem se também noticiarão ou não o mesmo fato. Neste caso, denominado no Manual de Redação e Estilo da Folha de S. Paulo como furo tomado, o mais indicado para um repórter/redator é
não redigir qualquer texto sobre o furo tomado.
redigir um texto curto e discreto sobre o furo tomado.
redigir um texto sobre outro tema relacionado ao furo tomado.
redigir um texto sobre outro tema para atenuar o furo tomado.
redigir o texto e nominar o veículo que deu o furo tomado.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O texto a seguir serve como referência para as questões 33 e 34.
Durante os primeiros anos de jornalismo on-line no Brasil, não havia uma linguagem própria para produção de notícia que se adequasse às pecularidades do novo meio eletrônico e as matérias eram transpostas do jornal impresso para a tela, sem alterações no conteúdo. Com o passar do tempo, as redações foram explorando as oportunidades tecnológicas e as possibilidades informativas da internet, culminando no que se conhece atualmente por webjornalismo.
Assinale a alternativa cuja expressão completa corretamente o texto a seguir:
Viabiliza o material noticioso em um formato multilinear, com inserção de links nas palavras-chaves do texto, que remetam a outros textos, ou vídeos, ou fotos, ou áudios. No web-jornalismo esta ferramenta pode ser chamada de ______________________________________________ .
Hiperlink
Follow up
Hipertexto
Downlink
Web-lead
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As técnicas básicas de redação jornalística estipulam que o texto factual do repórter deve evitar:
o máximo de informação no mínimo de espaço, sem detrimento da qualidade da notícia;
os adjetivos que, mesmo sem ter caráter informativo, dão imponência, sensação e impacto a qualquer notícia;
a organização muito precisa das informações que componham textos caracterizados pela coesão e a coerência;
a utilização de várias palavras em substituição a um único termo, para aumentar o vocabulário do receptor;
a narração de detalhes que provoquem o interesse humano do leitor, ouvinte, telespectador ou internauta pelo fato noticiado.
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Sobre as técnicas básicas da redação jornalística, assinale a afirmativa correta.
O local mais adequado para aprender a escrever são as redações dos veículos noticiosos porque, além de contar com os gentis ensinamentos de jornalistas experientes, o repórter iniciante não pode ser cobrado em função do dead line.
Para elaborar uma boa matéria, basta que o jornalista coloque de lado sua capacidade imaginativa, uma vez que sua função é a de transpor o fato para o texto, sem perder tempo com as possibilidades que este fato tem de esconder, anunciar ou prever informações.
A maior vantagem da redação jornalística está no fato de que, para produzir um texto de alta qualidade, o repórter precisa seguir uma única receita, que tem que ser usada para narrar qualquer tipo de acontecimento: optar pela ordem direta em frases curtas que simplifiquem a história contada.
Na elaboração do texto jornalístico, o repórter deve contar o que presenciou e apurou, escrevendo a partir do ponto de vista do cidadão comum para que as informações e os conhecimentos complexos sejam traduzidos em dados compreensíveis.
Como o texto jornalístico utiliza a técnica do lide e o formato da pirâmide invertida, os fatos narrados pelos veículos noticiosos não têm que ter uma estrutura composta por início / meio / fim, que é usada apenas para contar histórias ficcionais.
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A vantagem do uso de equipamentos de gravadores de áudio durante as entrevistas individuais está na:
certeza de ter um prazo maior para a transcrição, a edição e a revisão das informações dadas;
inibição do entrevistado, que deixará de dar declarações espontâneas e poupará o tempo da rotina produtiva do veículo;
facilidade do processo, apesar de ser indispensável o uso, ao mesmo tempo, de caneta e bloco de anotações;
preservação do registro literal das informações, caso seja necessária uma referência futura a elas;
economia de tempo, uma vez que a capacidade de armazenamento dos aparelhos é o que determina o tempo da conversa.
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O jornalismo impresso transmite informações por meio de uma linguagem contemporânea, agradável e gramaticalmente correta. Uma característica básica e indispensável ao texto jornalístico diário é o uso de:
rebuscamentos, para restringir o conteúdo aos leitores eruditos;
substantivos sempre depois dos adjetivos que o modificam;
palavras técnicas em cada frase, para aumentar a importância de notícias simples;
verbos na voz ativa e a supressão, quando possível, dos verbos auxiliares;
sentenças em ordem inversa, para imprimir mais classe à reportagem.
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