Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as normas de redação do jornalismo, assinale a opção correta.

  • A. Sigla formada por até três letras ou sigla com mais de três letras que não forme palavra possível na língua deve ser escrita em caixa alta.
  • B. Em jornalismo, é regra geral grafar com iniciais maiúsculas os nomes próprios, incluídas as conjunções e preposições que o componham, bem como todos os nomes que constituam locuções substantivas próprias.
  • C. No jornalismo impresso diário, o entretítulo, elemento considerado essencial, deve ser o último a ser suprimido no caso de limitação de espaço.
  • D. A citação indicada por aspas não precisa estar vinculada ao trecho do texto em que ocorre, razão por que são dispensáveis ajustes sintáticos e gráficos.
  • E. Expressões que designam títulos honoríficos ou hierárquicos, como, por exemplo, general e doutor, devem ser escritas, obrigatoriamente, com iniciais minúsculas.

À sequência de frases curtas e de impacto anunciadas na abertura de um telejornal, com o objetivo de chamar a atenção do telespectador, atribui-se o nome de

  • A. off.
  • B. cabeça da matéria.
  • C. passagem.
  • D. sonora.
  • E. escalada.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta e completa dos procedimentos adotados para a produção de matérias jornalísticas.

  • A. ouvir e ler o depoimento na íntegra; assinalar as proposições principais; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; distribuir ao longo da matéria circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto
  • B. ouvir e ler o depoimento na íntegra; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto; assinalar as proposições principais; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; distribuir, ao longo da matéria, circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações
  • C. ouvir e ler o depoimento na íntegra; assinalar proposições principais; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto; distribuir, ao longo da matéria, circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações.
  • D. assinalar proposições principais; ouvir e ler o depoimento na íntegra; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto; distribuir, ao longo da matéria, circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações
  • E. ouvir e ler o depoimento na íntegra; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; assinalar as proposições principais; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto; distribuir, ao longo da matéria, circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações

Acerca da produção de textos jornalísticos, assinale a opção correta.

  • A. Em jornalismo impresso, as respostas às perguntas quem? o que? a quem? quando? onde? como? e por que? devem ser apresentadas ao longo do texto.
  • B. A notícia é produzida a partir de três processos específicos: seleção dos eventos; ordenação dos eventos; e nomeação noticiosa.
  • C. Em textos jornalísticos, a organização dos eventos em sequência deve-se à influência do gênero literário narrativa épica.
  • D. Do ponto de vista técnico, o texto noticioso deve ser avaliado quanto à exposição dos fatos e quanto ao seu conteúdo moral, ético e político.
  • E. O desconhecimento recíproco entre quem redige e quem consome a notícia flexibiliza a importância do detalhamento das informações.

Existem textos no formato jornalístico encaminhados às redações, que são emitidos por empresas, entidades ou instituições públicas e privadas com a finalidade de promover a própria imagem ou para descrever um fato ou dar publicidade a um produto, visando a publicação de matérias a respeito de temas de interesse do emissor. Esses textos são conhecidos por

  • A. nota de esclarecimento.
  • B. nota oficial.
  • C. press release.
  • D. sugestão de pauta.
  • E. informe publicitário.

O lead é o primeiro parágrafo da notícia, texto básico do jornalismo. Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta do lead clássico?

  • A. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – a partir da notação mais importante.
  • B. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – a partir da notação menos importante.
  • C. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – segundo os fatos sucessivos que conduzem a um clímax.
  • D. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – privilegiando o por que/para que, como cabe a um texto afirmativo.
  • E. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – privilegiando a notação do ator envolvido mais importante: quem/o que.

Esses canais enquadram-se nas características do fazer jornalístico, portanto, devem ter

  • A. atualidade, contemporaneidade, universalidade e difusão restrita.
  • B. atualidade, contemporaneidade, universalidade e difusão restrita.
  • C. sazonalidade, periodicidade, universalidade e difusão restrita.
  • D. sazonalidade, oportunidade, universalidade e difusão coletiva.
  • E. atualidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva.

O jornal Notícias Populares, que parou de circular em 2001, trazia em suas páginas notícias sobre o bebê diabo, cabra com duas cabeças e outros “fatos” inusitados e às vezes bizarros, classificados como

  • A. barrigas.
  • B. furo.
  • C. drops.
  • D. fait divers.
  • E. mosaico.

Em mais uma iniciativa de aproximar a Justiça Eleitoral da população, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Desembargador Ricardo Paes Barreto, criou o Museu Virtual.

Na página da internet do TRE, é possível pesquisar sobre a história da Justiça Eleitoral em Pernambuco, consultar documentos iconográficos antigos (atas de sessões, folhas de votação e títulos eleitorais). Ainda está disponível no Museu Virtual a galeria de fotos dos ex-presidentes. Uma ótima opção para pesquisa. O Museu Virtual está sendo desenvolvido pelos servidores da Biblioteca do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

As características da matéria acima permite que se afirme tratar-se de

  • A. notícia.
  • B. editorial.
  • C. reportagem.
  • D. artigo.
  • E. crônica.

Alguns redatores usam de figuras de linguagem nos seus títulos. O título construído com eufemismo é:

  • A. Alguns redatores usam de figuras de linguagem nos seus títulos. O título construído com eufemismo é:
  • B. Criminoso permaneceu com o olhar frio durante a sentença.
  • C. Homens públicos envergonham os eleitores.
  • D. Ginásio, de pé, aplaude seleção canarinho.
  • E. Veneza Brasileira é palco de mais um espetáculo de Neimar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...