Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que uma pauta institucional deve levar em conta os valores e a notícia presentes no processo de construção da notícia, ou newsmaking, julgue os itens seguintes.
A comunicação eficaz da pauta institucional independe das necessidades da mídia.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que uma pauta institucional deve levar em conta os valores e a notícia presentes no processo de construção da notícia, ou newsmaking, julgue os itens seguintes.
A pauta deve levar em conta a noticiabilidade de um assunto, definida como a capacidade que a mídia tem de reconhecer o tema como de interesse público.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O editor de um jornal decide publicar uma fotografia de um acontecimento, sem título, acompanhada de um texto explicativo de algumas linhas. Essa opção é conhecida como
texto-piloto.
texto retranca.
texto-legenda.
fotoimagem.
fototexto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
Para a perspectiva construcionista, a linguagem é clara e, portanto, capaz de dar, a partir de sua neutralidade, relatos objetivos sobre os acontecimentos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A produção de uma notícia, para ser divulgada na Internet, pode contar com recursos além do texto escrito, como links para outras notícias, arquivos de áudio e vídeo. Com relação ao conteúdo da comunicação, a utilização desses elementos
confunde o internauta com o excesso de informação.
gera uma leitura desordenada que atrapalha a compreensão.
atrai a atenção para os recursos visuais e desvaloriza o texto.
facilita a compreensão do internauta que dispensa o texto.
enriquece a notícia através de integração de informações.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O texto abaixo que está redigido segundo as normas que regem o texto jornalístico é:
Impressionado, o médico Antonio Carlos Santos disse "nunca ter visto uma coisa tão assustadora na minha vida".
"Nunca vi uma coisa tão assustadora na minha vida inteira", disse o médico Antonio Carlos Santos, ainda impressionado.
O médico Antonio Carlos Santos, impressionado, disse que "nunca vi uma coisa tão assustadora".
"Nunca vi uma coisa tão assustadora", disse Antonio Carlos Santos, médico e ainda estando impressionado.
Ainda impressionado, o médico Antonio Carlos Santos disse: nunca tinha visto uma coisa tão impressionante na minha vida inteira.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Segundo a regra jornalística, grafia de siglas segue o seguinte padrão:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pontifícia Universidade Católica (Puc) e Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), Sistema Único de Saúde (SUS) e Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)
Universidade Federal Fluminense (Uff), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Ao trabalhar em uma redação, seja de rádio, jornal, revista, TV ou agências de notícias, o jornalista entra em contato com diversas gírias características desta profissão. Muitas são de fundamental importância para a sobrevivência do profissional e do processo de fechamento de qualquer matéria. Observe a lista a seguir.
I - Boneco - foto de uma única pessoa em plano americano.
II - Foca - repórter novato e inexperiente.
III - Pescoção - técnica utilizada para apurar matérias de economia.
IV - Suíte - repercussão de um fato.
V - Boneca - designação da locução da matéria de TV.
VI - OFF - lead para uma matéria de rádio.
As gírias estão corretamente definidas em
I, II e III.
I, II e IV.
II, IV, V e VI.
III, IV, V e VI.
I, II, III, V e VI.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Todos os dias as redações dos veículos de imprensa recebem centenas de releases divulgando eventos, projetos e outras notícias. Principal instrumento de comunicação do jornalista com a imprensa, o release deve ser um texto que
enalteça as qualidades da empresa em todos os aspectos.
obedeça os critérios de um texto jornalístico, principalmente a objetividade.
traga detalhes sobre a empresa e a atividade que está sendo divulgada.
tenha entrevistas sobre o assunto com os responsáveis pela atividade divulgada
resuma ao máximo o assunto divulgado, sem dar muitas informações.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
No título do release, o nome da empresa
não deve aparecer nunca.
deve aparecer sempre para marcar a identidade da empresa.
deve ser usado sempre que a instituição for muito popular.
deve ser usado sempre quando a empresa for pública.
só deve aparecer quando for relevante para a divulgação do assunto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...