Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao impacto da Internet e das redes sociais no jornalismo, julgue os itens que se seguem.
O trabalho de apuração realizado por jornalistas é facilitado pelos bancos de dados disponíveis na Internet.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da função da infografia no tratamento técnico e estético das notícias, assinale a opção correta.
Enquanto o texto rigoroso exige muito trabalho de apuração, a infografia cumpre apenas função ornamental, de bom humor e de leveza face à aridez, por exemplo, de um noticiário econômico.
Em uma era em que as notícias são tratadas como produtos publicitários e os jornais são cada vez mais parecidos com uma tela de TV, o papel de infografia é tornar os conteúdos mais imagéticos.
Situada entre o jornalismo e o design, a infografia exige rigor e responsabilidade, de modo a passar para o leitor uma informação de qualidade e fidedigna.
A infografia é um elemento comprobatório da hipótese de que a galáxia do visual suplantou a galáxia de Gutenberg, instalando definitivamente o paradigma da cultura do simulacro (Baudrillard).
A infografia é um dos maiores avanços em matéria de entretenimento de animação, mas comumente impede a compreensão racional das informações contidas no texto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correspondente às categorias cognitivas do jornalismo.
pirâmide normal, pirâmide invertida, pirâmide mista e pirâmide literária
o que, quem, quando, como, onde e por quê
quem diz o que para quem com que finalidade
emissor-receptor-canal-mensagem-receptor-feeback
lead, sublead, corpo, desfecho
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta no que se refere ao uso de trocadilhos no texto jornalístico.
Jogos de palavras são artifícios retóricos inerentes à síntese jornalística dos fatos.
Jogos de palavras são de mau gosto, mas dão ibope e tornam os fatos menos chatos.
Pesquisas empíricas revelaram elevados índices de rejeição a trocadilhos nos títulos.
Títulos devem ser engraçados, desde que a matéria não deixe de retratar a verdade.
É preferível uma boa imagem ou um título tradicional a um criativo jogo de palavras.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da atividade jornalística e das técnicas de pesquisa em jornalismo, assinale a opção correta.
Uma técnica de pesquisa em jornalismo é a observação, na qual o repórter se converte em testemunha de um acontecimento ou situação.
A atividade diária do jornalismo, com seus prazos cada vez mais curtos, obriga o jornalista a trabalhar com informações superficiais e generalistas.
A hierarquização das fontes é desnecessária porque os critérios de noticiabilidade impõem a própria hierarquia ao noticiário.
A pesquisa garante que o jornalismo de precisão, acoplado ao método científico derivado da análise do discurso, proponha-se a quantificar variáveis.
As técnicas tradicionais da pesquisa social não são adequadas à pesquisa jornalística, uma vez que o repórter, diante do fato jornalístico, obedece mais à intuição do que à reflexão, precisando contar com técnicas diferentes.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A imagem acima descreve, em forma de diagrama, o processo de reportagem hipermídia. Com relação às características desse tipo de reportagem, assinale a opção correta.
O modelo hipermídia evidencia a necessária separação entre os sistemas de apuração, de publicação e de distribuição, em função da sistemática da produção jornalística e, principalmente, da instantaneidade ou atualização próprias do jornalismo digital.
O repórter hipermídia considera que o leitor procede à navegação pelos conteúdos por meio das seguintes estratégias de leitura: rastreamento, busca, exploração e divagação.
O modelo se caracteriza por uma reportagem ao mesmo tempo multilinear ou arbórea, pois a redação final deve-se estruturar como pirâmide invertida hipertextual.
Trata-se de um modelo linear de estruturação da informação, que leva em consideração os hábitos tradicionais dos leitores.
O repórter se configura como um arquiteto de informação que se responsabiliza por elaborar um sistema de publicação que contemple modelos estruturados de narratividade e priorize a lógica da pirâmide invertida.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à edição jornalística, assinale a opção correta.
A edição em telejornalismo concentra-se na seleção e montagem de imagens em movimento.
Consiste na finalização e transformação do material redigido em produto de comunicação. Nessa etapa, a coordenação de conteúdo e a hierarquização são dispensadas.
A diagramação, disposição gráfica do conteúdo, é exclusiva da edição de impressos.
A edição confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores, de tal forma que ela pode substituir as demais etapas sem prejuízo para a construção da informação.
No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros a textos de locução.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da técnica de produção fotolegenda, um dos recursos da narrativa jornalística, assinale a opção correta.
Esse recurso é empregado quando o acontecimento não foi presenciado por um repórter de texto.
A fotolegenda é uma manchete conjugada com a fotografia ou a qualquer ilustração ou publicação.
Em uma fotolegenda, não se deve ultrapassar duas linhas de 70 caracteres, com espaços, para identificar os personagens envolvidos na cena fotografada.
Usualmente, uma fotolegenda é a combinação de texto com fotografia, empregados de modo complementar com seus conteúdos.
Trata-se de um recurso de programação visual, mais utilizado para complementar os espaços que não foram preenchidos por matérias informativas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes.
A redação do texto em apreço obedece à estrutura clássica de redação de uma notícia, observando-se a objetividade jornalística e a formação do lide.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A pauta é um conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição do jornal como a série de indicações transmitidas ao repórter, não apenas para situá-lo sobre algum tema, mas, principalmente, para orientá-lo sobre os ângulos a explorar na notícia. Ou, nas palavras de um conhecido pauteiro da imprensa carioca: No começo de tudo, está a pauta. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os modos de construção e os itens da pauta dão pistas dos processos de elaboração e revelam as estruturas de dominação, ideologias, focos de interesse, ângulos, contingências e hierarquias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...