Lista completa de Questões sobre Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto, defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais tradicionais — onde a informação é transmitida em uma só direção — são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
É correto afirmar que os modelos comunicacionais que permitem interatividade promovem a mudança de atitudes e práticas tanto para a sociedade quanto para as instituições.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto, defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais tradicionais — onde a informação é transmitida em uma só direção — são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Pode-se inferir a partir do texto que ipods, celulares, câmeras digitais, pendrives, webcams, entre outros, são considerados novas tecnologias, pois todos eles promovem interatividade.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo e no Brasil, julgue os itens seguintes.
Nos Estados Unidos da América, a redução na circulação dos jornais é acompanhada pela queda das receitas publicitárias e pela migração dos leitores para a Internet, o que tem provocado a falência de vários grupos de imprensa, além de causar reduções de efetivos nas redações de todo o país.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo e no Brasil, julgue os itens seguintes.
Para que deixem de ser considerados produtos dispensáveis, os jornais devem inovar na abordagem dos fatos e investir na interpretação dos acontecimentos, dando destaque à informação inédita, ao ângulo pouco explorado, ao detalhe capaz de prender a atenção do leitor na banca, buscando não repetir aquilo que a TV e a Internet já divulgaram.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do jornalista, julgue os itens de 54 a 59.
A convergência tecnológica — expressa pela possibilidade de agregar diferentes formatos informativos em uma mesma mídia — transformou o perfil profissional dos jornalistas, que precisam dominar mais de uma linguagem midiática para construir suas narrativas. Como exemplo desse novo perfil profissional podem-se citar os comentaristas que atuam em jornais impressos, televisão, rádio e ainda mantêm blogs na Internet, quase sempre ligados aos portais dos veículos onde atuam.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto ao processo de apuração e de pesquisa de informações, julgue os itens subsequentes.
A profusão de novas tecnologias ampliou a capacidade de análise informatizada e permitiu um acesso quase irrestrito dos jornalistas investigativos a bancos de dados e fontes estatísticas, aumentando as possibilidades de investigação, mesmo à distância e com menores gastos.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A Web 2.0, se comparada à primeira geração da Internet, é caracterizada pela comunicação aberta, pelo controle descentralizado e pela liberdade para compartilhar e recombinar conteúdos. Esse modelo permite que outros comentem e colaborem com o conteúdo publicado nos sítios e que os seus usuários publiquem, eles mesmos, material original.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A interatividade, característica principal da Web 2.0, não é prioridade dos conteúdos da televisão digital, pois estes têm como principal objetivo a multiprogramação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos a produção de textos e imagens e banco de dados relacionados a software e jornalismo digital.
O hipertexto, formato usado para se escrever na Web, subverte a leitura linear do texto impresso. Ele é um artifício gráfico, mas também uma maneira diferente de leitura, permitindo a interatividade, a navegação contígua sem limites de espaço físico e margens.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos a produção de textos e imagens e banco de dados relacionados a software e jornalismo digital.
As bases de dados não surgiram com o jornalismo digital. Elas já existiam se entendidas como repositório de informações ou material de arquivo. Constituíam-se de uma base de dados (ou banco de dados) do tipo analógica, com espaço físico estruturado para a recuperabilidade daquela informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...