Lista completa de Questões sobre Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Assinale a alternativa em que a nomenclatura para a internet esteja definida corretamente.
Protocolo: imagem gráfica desenhada por pontos.
Wap: formato de imagem sem compactação.
Versão beta: versão não finalizada de um site.
Bitmap: recurso de telecomunicação sem fio.
Broad branding: banda larga ou conexão em alta velocidade.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Na Internet, portais se prestam a formas de comunicação interativa, adequando informações ali veiculadas a condições e exigências dos que navegam na rede. No que toca à publicidade, porém, vêm ocorrendo alguns excessos quanto à exposição de produtos, em desmentido formal de sua conveniência a um público-alvo pretendido. Esses efeitos negativos podem ser tipificados por anúncios:
que precisam disputar a atenção do público com o restante da página, para dar curso a uma comunicação sem ruídos pretendida por anunciantes inexperientes na rede mundial de computadores.
que têm seu processo de visualização de conteúdos e de lembrança de mensagens veiculadas prejudicados por um design demasiadamente sofisticado ou, ao contrário, de uma singeleza atroz.
nos quais se verifica uma apresentação indiscriminada e descontrolada da informação, tornando o ambiente de navegação pouco amistoso e muito sobrecarregado de dados.
que não parecem respeitar o princípio da interatividade comunicacional próxima da web, propondo aos navegantes da rede mensagens fechadas e ideologicamente sobredeterminadas.
em que não são utilizados recursos que vão do simples texto a elaborados gráficos, fazendo uso exclusivo de animações, áudio e vídeo.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O fenômeno conhecido como globalização da comunicação vincula-se intimamente à emergência de novas tecnologias de transmissão da informação.
Em seu modo próprio de ser e de aparecer, estas se definem como:
conjunto de conhecimentos, pesquisas, técnicas, recursos e procedimentos de aplicação da informática a amplos setores da vida social.
expressão de conquistas alcançadas por uma utilização generalizada de instrumentos de informática na esfera da vida econômica e na formação de mercados.
processo de transferência de dados (econômicos, políticos e sociais) em alta velocidade, intensificando a comunicação e dinamizando a cultura.
espécie de representação informatizada de conteúdos de referência tecnológica, levando à constituição de uma sociedade da informação repartida.
conjunto de instrumentos, usados por técnicos em multimídia, para demonstrar ser a transmissão da informação somente atividade-meio.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Novas tecnologias comunicacionais encerram potencialidades que, criteriosamente exploradas, podem levar à democratização de todas as formas de comunicação.
Esse fato é verdadeiro porque:
transformações econômicas ocorridas na última década do século passado não lograram êxito quanto a uma maior partilha de poder político e, menos ainda, como democratização da vida social.
paradigmas comunicacionais de transmissão de informações em tempo real instauraram e dirigiram a utilização política de tecnologias interativas responsáveis por progressos alcançados em meio sociocultural.
impactos e alterações ocorridos no cotidiano, sobretudo quando estão em jogo as potencialidades democratizantes das novas tecnologias da comunicação, inibem ou impedem sua extensão a setores da vida política nacional.
dentre outros fatores, a crise de sistemas explicativos de fatos da vida e do mundo, somada ao declínio da ideologia racionalista do progresso linear, fizeram da comunicação parâmetro de evolução da humanidade.
novos instrumentos de comunicação vêm-se destacando como interfaces acessíveis de transmissão da informação, servindo de suporte social de mediação tecnológica em âmbito econômico e político.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Entre os significados que "rede" (network) aí se incluindo redes sociais vêm adquirindo, alinham-se:
personagens formalmente constituídos ocupando posições estratégicas; tensão social e tradição conduzem à formação de intra-redes, redefinindo constantemente as ações.
utilização eminentemente estática, lançando-se mão da idéia de rede para compreender a sociedade ou um grupo social por sua estrutura, seus nós e suas ramificações.
estratégias de ação, em plano pessoal ou em dimensão grupal, com empenho na criação de instrumentos de mobilização para toda espécie de recursos.
sistemas de nodos e elos; comunidade não-geográfica; conjunto de participantes autônomos unindo idéias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados.
suas conexões como promessa de uma forma particular de organização, com raízes na participação individual, tendo independência na interdependência.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Estima-se que o ciberespaço seja um fator de desigualdade e exclusão, tanto entre as classes de uma sociedade quanto entre nações constituídas em países ricos e pobres.
Assinale a alternativa cujo teor se contraponha à idéia contida na afirmativa entre aspas.
O acesso ao ciberespaço exige infra-estruturas de comunicação que têm custo alto demais para determinadas regiões em desenvolvimento.
A apropriação das competências necessárias para montagem e manutenção de centros servidores representa um investimento considerável.
Uma vez adquirida a habilidade da leitura, o uso do ciberespaço pelos indivíduos e organizações requer poucos conhecimentos técnicos.
Continuam existindo obstáculos institucionais, políticos e culturais para formas de comunicação comunitárias, transversais e interativas.
Há sentimentos de incompetência e desqualificação frente às tecnologias, mesmo quando a informação digital está disponível e acessível.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A informação dita on-line se distingue por ser:
tecnologicamente utilizável.
linearmente decodificada.
digitalmente codificada.
virtualmente arquivada.
diretamente acessível.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Considerado como importante alternativa estratégica para as empresas jornalísticas, o portal vertical se distingue por:
ser dirigido a um público heterogêneo, com interesses variados, em busca de conteúdos múltiplos e serviços diversificados.
oferecer conteúdos e serviços especializados e personalizados, levando o usuário a se sentir parte de uma comunidade.
reunir notícias, listas de sites e breves comentários atualizados regularmente e organizados em ordem cronológica.
inaugurar uma nova mídia de massa baseada em diálogos interpessoais ou conversas compartilhadas em salas de bate-papo.
organizar as informações por meio do empilhamento, de modo que o episódio mais recente de uma história esteja sempre no topo.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Acerca dos conceitos de empacotamento e usabilidade no jornalismo on-line, é correto afirmar que:
como empacotador, o jornalista assume a tarefa de (re)codificar conteúdos, traduzindo-os para uma linguagem aceita na web.
embora ofereça como maior vantagem a praticidade, o empacotamento custa mais caro do que a produção de conteúdo original.
a usabilidade de um produto digital depende da sofisticação das tecnologias utilizadas para realizar seu empacotamento.
quanto menos tolerar os erros dos internautas conectados, mais eficiente será a usabilidade de um sistema digital.
um dos métodos usuais para avaliar os efeitos do empacotamento é incluir usuários em testes de protótipos feitos por especialistas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em construções de página da web, os tags da HTML realizam a função de instruir o browser quanto:
à extensão de um arquivo de um frame animado.
à informação de um banner na publicidade on-line.
ao portal da Internet em que um site se encontra.
ao modo de exibição de texto, informação e imagens.
a restrições de comando aplicáveis a usuários da web.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...