Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Margarida Kunsch, existem barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo que prejudicam a eficácia comunicativa. Essas barreiras são de natureza

  • A.

    mercadológica, fisiológica, psicológica ou antropológica.

  • B.

    mercadológica, fisiológica, semântica ou antropológica.

  • C.

    mecânica, mercadológica, semântica ou psicológica.

  • D.

    mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica.

  • E.

    mercadológica, antropológica, psicológica ou fisiológica.

No livro O poder das multidões, Jeff Howe revela um novo conceito segundo o qual as redes sociais virtuais fomentam o trabalho em equipe e indicam prioridades institucionais com base na experiência coletiva de contribuir com as instituições por meio destes canais de comunicação: site, blog, Twitter, Orkut, Facebook. Uma realidade cada vez mais inexorável, pois colabora com noções de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. Esse conceito é conhecido como

  • A.

    crossover.

  • B.

    cross-media.

  • C.

    crowdsourcing.

  • D.

    crossfoxing.

  • E.

    crossfield.

São Teorias da Comunicação:

  • A.

    Hipodérmica, Three Step Flow, Teoria Crítica.

  • B.

    Hipodérmica, Two Step Flow, Teoria Crítica.

  • C.

    Two Step Flow, Teoria Crítica e Escola de Stuttgart.

  • D.

    Three Step Flow, Teoria Crítica e Escola de Stuttgart.

São paradigmas da área da Comunicação:

  • A.

    Funcionalismo-Pragmático, Matemático-Informacional, Culturológico, entre outros.

  • B.

    Funcionalismo-Pragmático, Matemático-Informacional, Espiral do Silêncio, entre outros.

  • C.

    Funcionalismo-Pragmático, Crítico-Radical, Espiral do Silêncio, entre outros.

  • D.

    Funcionalismo-Pragmático, Crítico-Radical, Cibernética, entre outros.

Numa comparação entre comunicação e informação, pode-se dizer que

  • A.

    comunicação exige transmissão/recepção (processo unilateral), enquanto informação é o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo bilateral).

  • B.

    comunicação seria o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo unilateral), enquanto informação supõe transmissão/recepção (processo bilateral).

  • C.

    comunicação seria o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo bilateral), enquanto informação supõe transmissão/recepção (processo unilateral).

  • D.

    comunicação exige transmissão/recepção (processo bilateral), enquanto informação é o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo unilateral).

Por "Hipótese da Agenda Setting" entende-se

  • A.

    o poder de agenda dos veículos jornalísticos em relação aos temas discutidos pelo público.

  • B.

    o poder de agenda das instâncias publicitárias em relação aos temas discutidos pelo público.

  • C.

    a construção da agenda dos profissionais jornalistas e publicitários.

  • D.

    que não diz respeito à área da comunicação.

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

Os fluxos da comunicação são três: o ascendente, o descendente e o interseccional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nesse trecho, está representada uma das funções da comunicação:

  • A.

    a de entretenimento;

  • B.

    a de identidade;

  • C.

    a de transmissão cultural;

  • D.

    a de articulação política;

  • E.

    a de manutenção de normas sociais.

A partir dessa argumentação, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS ou FALSOS.

I – Os textos jornalísticos são representações de realidade, produtos parcialmente denotativos e parcialmente conotativos.

II – Meios que utilizam signos visuais e auditivos (como cinema e televisão) possuem menor margem de reconstrução da realidade do que os meios escritos.

III – Elementos não-linguísticos como cores ou fotografias são desprovidos de aspectos conotativos.

Está(ão) CORRETO(S).

  • A.

    Apenas I

  • B.

    Apenas II

  • C.

    Apenas III

  • D.

    Apenas I e II

  • E.

    Apenas I e III

Sobre o modelo proposto por Lasswell, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS ou FALSOS.

I - Apresentou o ato de comunicação como uma sequência de interrogações: quem, diz o quê, por que meio, a quem e com que efeito?

II - Reconheceu a influência do contexto (social, cultural e ideológico) nas reações manifestas pelo público.

III – Destacou a importância dos gatekeepers na consolidação das reações latentes do público.

Está(ão) CORRETO(S).

  • A.

    Apenas I

  • B.

    Apenas II

  • C.

    Apenas III

  • D.

    Apenas I e II

  • E.

    Apenas I e III

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...