Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Foi um dos analistas do fenômeno da indústria cultural. Para ele, a obra de arte reproduzível pode ter perdido sua aura e autonomia, mas tornou-se acessível a mais pessoas. Em sua principal obra, afirmou: A reprodutibilidade técnica da obra de arte modifica a relação da massa com a arte. O autor referenciado acima é:
Pierre Levy
Edgar Morin
Walter Benjamin
Theodor Adorno
Michel Foucault
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Falecido em 1980, Marshall McLuhan foi, nos anos 70, um dos principais teóricos da comunicação. Ele apresentou a tese de que as comunicações produziram um impacto sobre as categorias sociais do tempo e do espaço. Nessa perspectiva, segundo o autor, a história da sociedade pode ser dividida em três momentos:
primeiridade, secundidade e terceiridade;
tribalização, destribalização e retribalização;
sociedade tecnológica, sociedade eletrônica e sociedade digital;
clássico, moderno e contemporâneo;
tradicional, tecnológico e virtual.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Um artigo de Louis Althusser, publicado na revista La Pensée, repercutiu profundamente sobre a Teoria Crítica da Comunicação (Escola de Frankfurt) na França e em outros países. O autor contrapõe os instrumentos repressivos do Estado, representados pela polícia e pelo exército, instituições que, segundo ele, exercem coerção direta às organizações (escola, igreja, mídia, família etc.) que cumprem funções
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
No texto acima, o autor faz referência:
à Teoria Hipodérmica;
à Teoria Funcionalista;
aos Estudos Culturais;
à Teoria da Informação;
à Teoria Crítica.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Sobre o conceito de noticiabilidade, é CORRETO afirmar que:
os valores notícias (news value) agem isoladamente na definição do que será notícia nos meios de comunicação;
noticiabilidade é um conjunto de regras que, implícita e explicitamente, justifica os procedimentos operacionais e editoriais dos órgãos de comunicação;
os critérios de noticiabilidade estão limitados às categorias relativas ao público e à concorrência;
a construção da narrativa jornalística é determinada, exclusivamente, pela atualidade do acontecimento e pela composição equilibrada do noticiário;
o uso de fontes institucionais é o principal critério para divulgação de acontecimentos relacionados à administração pública.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Conforme Nílson Lage, na obra A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, em relação aos objetivos, as entrevistas jornalísticas podem ser classificadas como:
ritual, temática, testemunhal e em profundidade;
ritual, temática, ocasional e confronto;
coletiva, dialogal, ocasional e confronto;
exclusiva, coletiva, ocasional e confronto;
exclusiva, testemunhal, coletiva e temática.
De acordo com Galtung Ruge (1965) os critérios de relevância adotados pelos jornalistas para selecionar os acontecimentos à serem transformados em notícias percorriam todo processo que parte do acontecimento para chegar até o leitor... a ênfase constante de certos temas, aspectos e problemas forma uma moldura interpretativa, um esquema de conhecimentos, um frame que se aplica (de maneira mais ou menos consciente) para dar sentido ao que observamos. (Wolf, 2005, p.145). A qual fenômeno da comunicação se refere o texto citado?
Teoria Hipodérmica.
Audiência.
Agenda Setting.
Teoria Culturológica.
Newsletter.
Considere o pensamento abaixo e as afirmações que seguem.
O homem é tão bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho. ( T. W. Adorno)
I. A citação é emblemática para se entender o conceito de indústria cultural, divulgado pela Escola de Frankfurt, da qual o autor foi um dos grandes representantes.
II. De acordo com a visão crítica, a transformação da arte em simples mercadoria contribui para a alienação do homem.
III. A citação refere-se ao pouco tempo livre que os trabalhadores têm para o lazer, pois são submetidos à lógica capitalista.
Está correto o que se afirma em
todas
somente I e II
somente I e III
somente I
somente II
Considere a tirinha abaixo e as afirmações que seguem.
I. A tirinha sugere que a televisão é o ópio do povo, visão que está de acordo com o ponto de vista dos teóricos da Escola de Frankfurt.
II. As ideias de Karl Marx são a fundamentação da teoria funcionalista da comunicação.
III. Os dois quadrinhos não mantêm relação, uma vez que o personagem Calvin está consultando uma mídia impressa e a televisão é um veículo eletrônico.
Está correto o que se afirma somente em
I
II
III
I e II
II e III
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta em se tratando de Semiótica.
A semiótica é uma ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais vistos como fenômenos que produzem significados.
Além do campo verbal, os estudos dessa área englobam também artes visuais, música, fotografia, cinema, moda, gestos, religião, entre outros.
De acordo com Ferdinad de Saussure, considerado o pai da semiose, os signos pertencem ao mundo da representação e são constituídos por um significante e um significado. Em contrapartida está o referente, que pertence ao âmbito da realidade.
Peirce, outro estudioso muito importante dentro da semiótica, analisa o signo de uma forma diferente, mesclando realidade com representação.
Todas as alternativas acima possuem afirmações sobre Semiótica corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...