Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Nelson Traquina, os valores-notícia, elemento básico da cultura jornalística, não se modificam ao longo do tempo, já que estão relacionados à cultura da comunidade interpretativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à história e às teorias de comunicação, julgue os itens subsequentes.

Para as teorias difusionistas da comunicação, os meios de comunicação são instrumentos de difusão horizontal de conhecimento, a favor do progresso econômico e do desenvolvimento social. Nessa perspectiva, destacam-se as ideias de Armand Mattellart, que defendeu o modelo de extensão rural adotado pelos Estados Unidos da América para incentivar o uso de tecnologias agrícolas, após a II Guerra Mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

A análise de conteúdo aplicada à comunicação tem como base o modelo de Roman Jacobson, originalmente um modelo de análise linguística.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

Os estudos de recepção são derivados do modelo behaviorista estímulo-resposta, uma das pilastras da abordagem da persuasão. Nesses estudos, inclusive no contexto atual, o objetivo principal é analisar o comportamento do receptor em relação à organização da mensagem, como no caso da estrutura morfológica de notícias sobre política, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir desse texto, julgue os itens que se seguem.

A cobertura do acidente com o voo AF 447 corrobora a visão da pesquisadora Mar de Fontcuberta (La Noticia. Barcelona: Padiós, 1993, p. 48) de que “há uma tendência, nos meios jornalísticos, para a valorização das notícias de caráter privado, sobre vidas alheias, especialmente porque vivenciamos uma progressiva rotinização da cotidianidade e as vidas alheias podem nos dar explicações ou respostas a questões pessoais ou situações particulares.”

  • C. Certo
  • E. Errado

As escolas de Ulm e Basileia marcaram o estilo do design brasileiro a partir da segunda metade do século 20 porque:

  • A.

    Significou o início da modernização industrial brasileira e sua conseqüente identidade produtiva nacional.

  • B.

    Propiciou a idéia de design como área profissional distinta de tantas outras atividades artesanais e industriais.

  • C.

    Possibilitou a produção e o consumo de produtos brasileiros de qualidade em âmbito internacional.

  • D.

    Marcou o fim do Brasil Império e o início do Brasil República como pólo industrial altamente competitivo.

  • E.

    Trouxe, ao Brasil, o conceito de projeto industrial em larga escala e com intenção estética pré-determinada.

A inauguração das escolas do MASP e da UFRJ/Esdi marca a mudança de paradigma:

  • A.

    Em relação à formação superior dos profissionais da indústria brasileira para competição internacional.

  • B.

    Em relação ao mito de que, antes de 1960, havia produção e consumo industrial no Brasil.

  • C.

    Em relação ao despertar nacional para a idéia de design como campo profissional e filosofia tecnológica.

  • D.

    Em relação à mentalidade produtiva nacional durante a transição do Brasil Império para República.

  • E.

    Em relação ao atraso industrial brasileiro, perpetrado pelos golpes de estado desde o século 19.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão do texto em:

  • A.

    Experiência puramente sensorial = Conhecimento sobre estética.

  • B.

    Sistemas de signos globais = Códigos conhecidos universalmente.

  • C.

    Formas simbólicas eficazes = Mitos que provocam identificação.

  • D.

    Elemento originador de relações = Representante do objeto significado.

  • E.

    Idoneidade à percepção humana = valor ético para as sociedades.

O texto permite afirmar que:

I. A semiologia de Saussure considera a dinâmica dos signos a partir da estrutura da linguagem verbal.

II. A semiótica de Peirce se preocupa exclusivamente com o processo comunicativo de codificação e decodificação.

III. Segundo Peirce, o signo funciona a partir de dois entes positivos: a relação e a interpretação.

IV. As dimensões sígnicas concebidas por Peirce permitem uma investigação das linguagens mais isenta que a semiologia.

 

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

O autor argumenta que a semiótica de Peirce amplia os aspectos de investigação das diversas linguagens existentes (verbal, visual, sonora etc). Em se tratando de metodologia projetual em design gráfico, a semiótica pode ser um instrumento importante porque:

  • A.

    As investigações sobre a iconicidade facilitam a aprendizagem dos códigos visuais aplicados à fase de briefing.

  • B.

    As investigações acerca do signo em si podem tornar mais eficiente o uso das qualidades visuais em um projeto gráfico.

  • C.

    As investigações sobre a qualidade dos signos exclusivos de um projeto são fundamentais para o orçamento.

  • D.

    As investigações acerca das formas simbólicas eficazes determinam o tipo de impressão usado na gráfica.

  • E.

    As investigações voltadas para os signos "abertos" garantem um projeto de identidade visual bem-sucedido.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...