Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Na leitura de códigos visuais, a interpretação dada pelo público alvo a uma mensagem obedece, segundo Peirce, às seguintes etapas:
I. A captação das características perceptíveis do signo, a remissão que este faz a um significado, e a reação do receptor ao valor que o signo representa.
II. A ocorrência do fenômeno representante, o vínculo de causa e efeito deste com o significado, e a cadeia de significações na mente do receptor.
III. O reconhecimento do objeto veiculado pelo ente, a identificação das características materiais da mensagem, e a bagagem histórica do receptor sobre o signo.
Associando V ou F a cada afirmação nessa ordem, conforme seja verdadeira ou falsa, tem-se:
V, F, F.
F, V, V.
V, V, V.
F, F, V.
V, V, F.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
As marcas abaixo, respectivamente, são do Conselho Nacional de Justiça, do Colégio Permanente dos Presidentes de Tribunais, da Corregedoria Geral da Justiça e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Na segunda coluna, há uma breve análise semiótica de cada uma delas.
A correspondência CORRETA entre cada marca e sua análise semiótica é:/p>
A1, B4, C2, D3.
A3, B4, C2, D1.
A1, B3, C4, D2.
A3, B2, C4, D1.
A4, B2, C3, D1.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.
É finalidade do jornalista científico cumprir atividade educativa, popularizando o conhecimento produzido nas universidades e institutos de pesquisa, por meio de linguagem acessível ao cidadão comum, de forma a despertar no público o interesse pelos processos científicos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Diversas teorias da comunicação se propõem a explicar e interpretar a influência da comunicação de massa sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.
A teoria hipodérmica surgiu no período entre as duas grandes guerras mundiais do século XX. A partir da difusão em larga escala das comunicações de massa, sustentava haver conexão indireta entre a exposição às mensagens e o comportamento das pessoas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Diversas teorias da comunicação se propõem a explicar e interpretar a influência da comunicação de massa sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.
O modelo de Lasswell, proposto em meados do século passado, define que o modo apropriado de descrever um ato de comunicação é responder às seguintes perguntas: Quem? Diz o quê? Por qual canal? A quem? Com qual efeito?
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Diversas teorias da comunicação se propõem a explicar e interpretar a influência da comunicação de massa sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.
O fluxo de comunicação em dois níveis (two-step flow of communication) considera a existência dos líderes de opinião e sua função de mediadores entre os meios de comunicação de massa e outros componentes dos grupos sociais de que o líder faz parte.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Diversas teorias da comunicação se propõem a explicar e interpretar a influência da comunicação de massa sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.
A indústria cultural, um dos conceitos elaborados pela chamada Escola de Frankfurt, reproduz nos meios de comunicação social os bens culturais que nascem espontaneamente das massas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Diversas teorias da comunicação se propõem a explicar e interpretar a influência da comunicação de massa sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.
Os estudos culturais compartilham a ideia de que os meios de comunicação e seus produtos devem ser estudados de forma isolada, embora reconheçam que os meios de comunicação social participam na produção e na reprodução da estrutura social.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Herbert Marshall McLuhan, também chamado de filósofo da era eletrônica, afirmou que os meios de comunicação são como extensões do corpo e da inteligência do homem. Quanto às teorias desenvolvidas por esse autor, julgue os itens a seguir.
Para McLuhan, o meio é a mensagem. Ele propõe que as consequências sociais e pessoais de qualquer meio constituem o resultado de uma nova perspectiva introduzida na vida das pessoas por uma inovação tecnológica.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Herbert Marshall McLuhan, também chamado de filósofo da era eletrônica, afirmou que os meios de comunicação são como extensões do corpo e da inteligência do homem. Quanto às teorias desenvolvidas por esse autor, julgue os itens a seguir.
McLuhan desenvolveu o conceito de agenda-setting, que investiga a relação causal entre a agenda dos meios de comunicação e a forma como as pessoas compreendem a realidade social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...