Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao longo do processo de profissionalização do jornalismo, desenvolveu-se uma cultura específica à profissão, isto é, um ethos profissional, que pode ser caracterizado como
o conjunto de valores, normas e crenças profissionais que fundamenta a atuação diária dos jornalistas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao longo do processo de profissionalização do jornalismo, desenvolveu-se uma cultura específica à profissão, isto é, um ethos profissional, que pode ser caracterizado como
o conjunto de crenças compartilhados pelos jornalistas como uma comunidade interpretativa é baseado unicamente na formação profissional.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As novas tecnologias trouxeram a possibilidade da partida da apuração jornalística ou, como na expressão pioneira de Gillmor, distributed journalism. Com base no conceito de apuração distribuída, assinale a opção correta.
As tendências atuais apontam para o uso do data-mining no jornalismo em base de dados, embora essa metodologia seja limitada, pois possibilita que se obtenham respostas apenas a uma pergunta específica.
A apuração distribuída pode ser considerada um tipo de crowdsourcing aplicado ao jornalismo, uma vez que significa a terceirização de tarefas ligadas à produção de conhecimento para uma coletividade reunida por redes de computadores.
Quando se adota a prática da apuração distribuída, não é necessário que os jornalistas se utilizem de bancos de dados para produzir conteúdo próprio.
Nesse sistema de apuração, os próprios leitores indicam os casos mais propensos a se tornarem notícias, assumindo a função dos sistemas de busca e tratamento de informações, o que dispensa a checagem posterior dessa apuração por repórteres profissionais.
A presença de uma personalidade editorial no gerenciamento do processo de apuração distribuída é desnecessária, uma vez que configura elemento de censura e de controle que pode afetar a participação dos leitores.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Staatliches-Bauhaus (literalmente, casa estatal de construção), mais conhecida simplesmente por Bauhaus, foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Dentre as várias concepções de ensino dessa escola, destaca-se a que
procurava criar objetos que unissem a utilidade à beleza e fossem destinados a todas as categorias sociais e não apenas reservados à elite da época, apesar de certa artesanalidade em seus métodos.
tentava implementar um ensino de vanguarda, no qual unia a teoria cubista do desmembramento das formas ao futurismo com seu dinamismo conceitual, desconsiderando qualquer funcionalidade da forma.
evitava difundir a imagem do artista completo, capaz de dominar todos os setores da produção, pois valorizava a especialização do ensino focado na perfeição da forma produzida em larga escala.
buscava transmitir, em seus métodos, o sentido da arte pura, pois esse possuía um valor estético superior ao das artes aplicadas.
pautava seus ensinamentos na industrialização do processo estético como um antídoto contra a obsolescência artesanal do objeto e seu funcionalismo burguês.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Hochschule für Gestaltung Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm) foi fundada na Alemanha, em 1952, e foi considerada a sucessora da Bauhaus por seus métodos de ensino. Um de seus ideais era que o design tivesse um importante papel social a desempenhar. É sabido que a Escola de Ulm introduziu, no setor do desenho industrial,
o estudo da semiótica, da ergonomia, da cibernética e da história da cultura.
o desenvolvimento do protótipo baseado na Física, na Química e na Psicologia, com intuito de materializar a união da utilidade à beleza da forma.
o uso corrente da palavra styling como sinônimo dos objetos criados por designers que não se preocupavam com a análise, a síntese e a seleção das alternativas.
os conceitos de fora de série e de pequena série, como formas de democratizar o consumo dos objetos.
a distinção entre product design e o graphic design, como forma de criar um leque maior de possibilidades para a atuação do designer.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As novas tecnologias da comunicação modificam a dimensão comunicacional no espaço público. Nesse contexto, a Internet destaca-se como um meio poderoso de divulgação da informação, permitindo a relação entre muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Multiplicidade e não-linearidade de mensagens são características da Internet.Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi responsável pelo surgimento da primeira teoria crítica da comunicação de massa. Os governantes dos países em guerra, principalmente dos EUA, usaram os canais de comunicação para convencer os seus governados de que a guerra era justa. Terminado o conflito, estudos sobre o comportamento das pessoas em relação à guerra mostraram que grande parte dos conteúdos exibidos pela mídia sobre o tema atingia os indivíduos de maneira uniforme fazendoos responder de maneira similar aos estímulos, sem questionar. A essa observação em relação à mídia deu-se o nome de
Cultural Studies.
Teoria Hipodérmica.
Autopoiesis.
Teoria Sistêmica da Comunicação.
Estruturalismo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Todos os veículos de comunicação são extensões de uma faculdade humana − física ou psíquica. O autor dessa frase foi professor da Universidade de Toronto, no Canadá. Morreu em 1980 e suas obras têm grande influência nos estudos dos efeitos da comunicação. O nome desse pesquisador é
Harold Adams Innis.
Lewis Mumford.
Nicolas Negroponte.
Herbert Marshall McLuhan.
Erza Pound.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em 1937, Max Horkheimer divulgou um ensaio com uma abordagem teórica que se contrapunha ao cartesianismo da Teoria Tradicional até então utilizada para explicar a sociedade. O autor criticava o excessivo caráter cientificista das ciências humanas e pregava que o entendimento da cultura era essencial para explicar a transformação da sociedade. Essa teoria ficou conhecida como Teoria
Crítica.
Funcionalista.
da Representação.
Materialista.
Positivista.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
É possível afirmar que a imprensa não é uma descrição fiel da realidade, mas uma construção na tentativa de descrevê-la. Para cumprir esse papel, o jornalismo convive com critérios para identificar a relevância dos fatos, elabora valores-notícias, convive com constrangimentos organizacionais, com rotinas de produção e trabalha para a construção de audiência. Todos esses critérios são fatores que interferem na produção da notícia segundo a Teoria do
Espelho.
Newsmaking.
Quarto Poder.
Hard News.
Deadline.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...