Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o texto acima e o papel dos meios de comunicação na construção social da realidade, julgue os itens que se seguem.

Segundo a teoria do espelho, contrária à premissa de que os meios de comunicação interferem na construção social da realidade, os meios de comunicação são meros veículos, enquanto os jornalistas são fundamentalmente mediadores objetivos entre a realidade e o público.

  • C. Certo
  • E. Errado

O termo gatekeeper, usado pela primeira vez em jornalismo por David Manning White, diz respeito a:

  • A.

    O impensado das teorias sobre a indústria cultural como sistema globalizado e sobre o Estado como entidade metafísica é a dimensão histórica: isto é, a articulação da mídia ao conjunto das contradições e estruturas onde está inscrita.

  • B.

    As dimensões da audiência televisiva a convertem na indústria rainha, além de estabelecer a notoriedade de outras atividades culturais e de muitos produtos comerciais.

  • C.

    O processo de produção da informação como uma série de escolhas, onde o fluxo de notícias é filtrado, tem que passar por diversas áreas de decisão nas quais o jornalista seleciona se uma notícia vai entrar ou não.

  • D.

    Classificação em que as características relevantes são básicas para a solução das tarefas práticas ou de problemas que se apresentam e estejam constituídos e fundados na atividade de todos os dias.

  • E.

    Os dados são recolhidos pelo investigador presente no ambiente em que é objeto de estudo, quer pela observação sistemática de tudo o que aí acontece, quer através de conversas, mais ou menos informais e ocasionais, ou verdadeiras entrevistas com pessoas que põem em prática os processos produtivos.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.

Como principal representante da communication research, é correto atribuir à teoria culturológica o estudo sobre efeitos da cultura de massa na sociedade pós-industrial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual dos enunciados abaixo relacionados expressa a linha central de pensamento do teórico Marshall McLuhan?

  • A.

    Os mass media conferem prestígio e acrescentam a autoridade de indivíduos e grupos, legitimando seu status. O reconhecimento pela imprensa, rádio, revistas ou jornais falados atesta que uma nova personalidade despontou: um "alguém" de opinião e comportamento bastante significativos para atrair a atenção do público. O mecanismo de atribuição de status é patente na propaganda-padrão com testemunhos em que "pessoas importantes" endossam um determinado produto.

  • B.

    A indústria cultural continuamente priva seus consumidores do que continuamente lhes promete. O assalto ao prazer que a ação e a apresentação emitem é indefinidamente prorrogado: a promessa a que, na realidade, o espetáculo se reduz, malignamente significa que não se chega ao quid, que o hóspede há de se contentar com a leitura do menu. Ao desejo suscitado por todos os nomes e imagens esplêndidos serve-se, em suma, apenas o elogio da opaca rotina da qual se queria escapar.

  • C.

    A fotografia de imprensa é uma mensagem. A totalidade dessa mensagem é constituída por uma fonte emissora, um canal de transmissão, um meio receptor. A fonte emissora é a redação do jornal, o grupo de técnicos, dentre os quais uns batem a foto, outros a escolhem, a compõem, a tratam, e outros enfim a intitulam, preparam uma legenda para ela e a comentam. O meio receptor é o público que lê o jornal. E o canal de transmissão é o próprio jornal, ou, mais exatamente, um complexo de mensagens concorrentes, de que a foto é o centro, mas de que os contornos são constituídos pelo texto, título, legenda, paginação e, de maneira abstrata, mas não menos informante, pelo nome do próprio jornal (pois este nome constitui um saber, que pode fazer infletir fortemente a leitura da mensagem propriamente dita.

  • D.

    Passamos hoje da produção de mercadorias empacotadas para o empacotamento de informação. Anteriormente, invadíamos os mercados estrangeiros com utilidades. Hoje invadimos culturas inteiras com informação acondicionada, diversão e idéias. Em vista do alcance global instantâneo dos novos meios de visão e som, até mesmo o jornal é vagaroso. Entretanto, a imprensa sobrepujou o livro no século 19, porque o livro chegava tarde demais. A página do jornal não era uma mera ampliação da página do livro. Era, como o cinema, uma nova forma de arte coletiva.

  • E.

    Os que negam o poder dos mass media não descobriram a lógica particular de sua eficácia. No mais não se trata de uma lógica do enunciado e da prova, mas sim de uma lógica da fábula e da adesão. Não se acredita, deixase entretanto que ela fique de perto. No fundo, a "demonstração" do produto não persuade ninguém: serve para racionalizar a compra que, de todo modo, precede ou ultrapassa os motivos racionais.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.

A espiral do silêncio, fruto da abordagem funcionalista, explica como determinados temas jornalísticos deixam de ser considerados temas de relevância informativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em seu livro, A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, Nilson Lage, ao afirmar que: "O jornalismo perde, então, o traço de novidade e se torna um discurso de divulgação das idéias prontas – que não nasceram da consideração dos fatos, mas de ideologias ou crenças que um editor dissemina sem sair da redação, refere-se a:

  • A.

    Criação do lead.

  • B.

    Criação da pauta.

  • C.

    Criação do deadline.

  • D.

    Criação do espelho.

  • E.

    Criação do copydesk.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.

Historicamente, a conceituação de alienação como efeito da indústria cultural é associado aos estudos da Escola de Frankfurt.

  • C. Certo
  • E. Errado

O lead nasceu da necessidade de:

  • A.

    Permitir que os dados obtidos e os testemunhos de um fato pudessem ser confrontados uns com os outros para que se tivesse a versão mais próxima da verdade.

  • B.

    Reconstituir a entrevista com base em palavraschave.

  • C.

    Fazer com que o entrevistado tenha um roteiro claro antes de ser submetido às questões do repórter.

  • D.

    Limitar a propagação de inverdades.

  • E.

    Valorizar não a seqüência temporal, mas o aspecto mais importante de um evento, nominalmente, tempo, lugar, modo, causa, finalidade e instrumento.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.

Entre as teorias mecanicistas, embasadas no modelo behaviorista estímulo-resposta, destacam-se a teoria hipodérmica e a abordagem empírico-experimental (persuasão).

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual das alternativas abaixo é verdadeira quando nos referimos às propriedades de uma pauta.

  • A.

    Planejamento de uma edição ou parte da edição, com a listagem dos fatos a serem cobertos no noticiário e dos assuntos a serem abordados em reportagens.

  • B.

    Em veículos diários, cada editoria geralmente prepara sua pauta. A incumbência, em última instância, é do editor, mas é comum existir um pauteiro.

  • C.

    Pautas caem quando não é possível realizá-las: ou estavam erradas ou o que previam não aconteceu por algum motivo. Boas pautas dão origem a matérias que devem sair com destaque e, supostamente, acrescentam algo ao currículo do repórter.

  • D.

    Uma pauta bem feita prevê volume de informação necessário para a garantia de eventuais quedas de pauta e ainda matérias que poderão ser aproveitadas posteriormente. Evita o consumo inútil de homens-hora em produtos que jamais serão veiculados.

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...