Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em termos gerais, a teoria do espelho diz que o jornalismo:
reflete a subjetividade do observador dos acontecimentos.
separa fatos e opiniões, evitando a subjetividade.
inverte a ordem narrativa dos fatos, por meio da pirâmide invertida.
difunde uma realidade artificialmente construída.
propaga a visibilidade de pontos de vista e opiniões.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Para Gaudêncio Torquato (2002), os fluxos de comunicação constituem os caminhos, os desvios e os degraus que a comunicação interna no ambiente empresarial atravessa, e sua complexidade depende do tipo de organização. Algumas, mais abertas e menos burocráticas, mesmo com o risco do by pass, estimulam a troca de informações entre um subordinado e um superior localizado em outra área ou departamento. Essa seria a característica do fluxo:
diagonal.
descendente.
lateral.
reto.
espiral.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A chamada dialética da atemorização e da tranqüilização diz que a programação noticiosa joga com o duplo caráter ideológico da notícia. Isso equivale a dizer que:
a objetividade faz com que, na atualidade, o conjunto das notícias tenha a mesma função da maiêutica na Antiguidade clássica.
a política dicotômica da notícia é uma tentativa permanente de tirar o receptor da passividade, da acomodação e da apatia.
o conjunto das notícias atua no receptor participando de um jogo psíquico que desencadeia processos de preocupação e de alívio.
ao tratar os fatos como mitos ou como signos, a notícia constrói a apresentação dos fatos como algo aberto, estimulando a reflexão.
o caráter violento do real histórico dos acontecimentos precisa da objetividade jornalística, que os aplaca pela narrativa imparcial.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O momento do século XX em que, nos EUA, surgiram as primeiras teorias modernas da comunicação foi:
nos anos 50, com especial destaque conferido à formação da communication research, que teve K. Lewin, C. Hovland, E. Katz e P. Lazarsfeld entre seus pioneiros.
em fins da década de 40, quando os engenheiros de telecomunicações Cl. Shannon e W. Weaver demonstraram sua teoria matemática da comunicação.
nas duas primeiras décadas, com a instrumentalização técnica de análises de conteúdo de jornais e revistas, assim como da programação radiofônica.
dos anos 20 aos 50, quando as teorias se ocuparam da influência de meios massivos no comportamento coletivo, sobretudo no que se refere às questões de ordem política.
nos anos 50, com a vinda dos sociólogos alemães Th. W. Adorno e M. Horkheimer, autores de uma teoria crítica da cultura americana e do conceito de indústria cultural.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A hipótese do agenda setting, formulada na década de 70, por meio de estudos sobre os efeitos da mídia, refere-se ao (à):
influência da mídia na opinião dos cidadãos acerca dos assuntos que devem ser prioritariamente tratados por autoridades políticas.
rejeição de mensagens que entrem em conflito com as normas do grupo ao qual pertença o consumidor de produtos da mídia.
capacidade atribuída à mídia de se dirigir a indivíduos isolados com poucas possibilidades de exercer influências mútuas.
ação modeladora da mídia ao priorizar estereótipos como forma simplificada e distorcida de entender e projetar a realidade social.
poder que a mídia tem de atingir a todos do mesmo modo, independentemente de características sociais, psicológicas ou culturais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Assinale a afirmativa que se relacione diretamente com o modelo teórico conhecido como newsmaking.
O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial, com procedimentos próprios e limites organizacionais.
O profissional da informação incorpora em seu trabalho métodos científicos suficientes para assegurar o relato objetivo dos fatos.
As mensagens na comunicação de massa resultam de uma série de escolhas por meio da qual o fluxo de informações é filtrado.
As experiências, atitudes e expectativas dos comunicadores determinam o conteúdo veiculado pelos produtos informativos.
O controle pessoal sobre a produção permite que o jornalista distorça os fatos noticiados em favor de suas idéias ou seus interesses.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A respeito do modelo de virtualização formulado com base nos novos paradigmas da comunicação globalizada, assinale a afirmativa correta.
O excesso de informações e a potencialidade de sua disseminação promovem o entorpecimento da sensibilidade dos consumidores de produtos de mídia, resultando em um perceptível desinteresse.
As reações manifestas a uma mensagem midiática dependem de identificações projetivas, desejos e expectativas do público, bem como do contexto cultural no qual ele está inserido.
Os indivíduos podem ser condicionados por estímulos expressos no modo pelo qual as mensagens são adequadamente codificadas e distribuídas, visando-se alcançar determinado efeito.
A informação está em permanente processo de adaptação, recomposição e atualização, podendo ser multiplicada, difundida e armazenada de acordo com interesses e motivações.
A clareza da mensagem depende do aperfeiçoamento tecnológico do canal, para que se possa restringir ao máximo a interferência de ruídos no momento de sua recepção por um destinatário.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Primeiro a estudar sistematicamente as organizações burocráticas ou formais, o sociólogo Max Weber dedicou-se aos conceitos de poder, autoridade e legitimidade. Para esse autor, um dos três tipos fundamentais de dominação é o carisma, no qual a obediência dos seguidores se deve:
ao respeito pelas orientações do comando, segundo usos e costumes.
à crença no direito de dar ordens concentrado na figura da autoridade.
ao reconhecimento de um talento inato para o exercício da liderança.
à devoção pelo líder, cujas qualidades o tornam admirado.
à identificação com características impessoais e atitudes informais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Um dos efeitos sociais da mídia mais discutidos na atualidade é conhecido como hipótese do agenda setting.
Assinale a afirmativa que se relacione diretamente a esse conceito.
Numa sociedade midiatizada, a principal parcela de responsabilidade social caberá sempre aos meios de comunicação coletivos, mas o público tem a obrigação básica de dar a conhecer claramente suas necessidades e seus desejos.
Quando se trata de assuntos polêmicos, como escândalos envolvendo autoridades, crianças abandonadas, trabalho escravo ou prostituição infantil, predomina nos veículos dirigidos a públicos amplos o discurso ideológico da reificação.
As imposições organizativas e estruturais próprias dos diferentes meios de comunicação caracterizam suas expressões técnicas e determinam a maneira como cada um deles reproduz ou representa a realidade social numa dada conjuntura.
O repentino aumento no número de crimes reportados pelos noticiários é capaz de levar o público e as autoridades a considerarem a criminalidade como um tema importante, ainda que não se verifique variação estatística relativa a delitos.
Só o compromisso com as causas sociais permite manter e ampliar as vantagens e potencialidades positivas da comunicação de massa, impedindo abusos como o desrespeito a direitos privados e o desprezo por interesses humanos vitais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O modelo teórico do newsmaking pressupõe que os produtos midiáticos informativos:
são como são porque a realidade assim os determina.
têm, acima de tudo, o dever de informar a verdade.
não refletem a realidade, mas ajudam a construí-la.
não coíbem intenções individuais de manipulação.
não mantêm mais vínculos com a realidade exterior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...