Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

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Em termos gerais, a “teoria do espelho” diz que o jornalismo:

  • A.

    reflete a subjetividade do observador dos acontecimentos.

  • B.

    separa fatos e opiniões, evitando a subjetividade.

  • C.

    inverte a ordem narrativa dos fatos, por meio da pirâmide invertida.

  • D.

    difunde uma realidade artificialmente construída.

  • E.

    propaga a visibilidade de pontos de vista e opiniões.

Para Gaudêncio Torquato (2002), os fluxos de comunicação constituem os caminhos, os desvios e os degraus que a comunicação interna no ambiente empresarial atravessa, e sua complexidade depende do tipo de organização. Algumas, mais abertas e menos burocráticas, mesmo com o risco do by pass, estimulam a troca de informações entre um subordinado e um superior localizado em outra área ou departamento. Essa seria a característica do fluxo:

  • A.

    diagonal.

  • B.

    descendente.

  • C.

    lateral.

  • D.

    reto.

  • E.

    espiral.

A chamada “dialética da atemorização e da tranqüilização” diz que a programação noticiosa joga com o duplo caráter ideológico da notícia. Isso equivale a dizer que:

  • A.

    a objetividade faz com que, na atualidade, o conjunto das notícias tenha a mesma função da maiêutica na Antiguidade clássica.

  • B.

    a política dicotômica da notícia é uma tentativa permanente de tirar o receptor da passividade, da acomodação e da apatia.

  • C.

    o conjunto das notícias atua no receptor participando de um jogo psíquico que desencadeia processos de preocupação e de alívio.

  • D.

    ao tratar os fatos como mitos ou como signos, a notícia constrói a apresentação dos fatos como algo aberto, estimulando a reflexão.

  • E.

    o caráter violento do real histórico dos acontecimentos precisa da objetividade jornalística, que os aplaca pela narrativa imparcial.

O momento do século XX em que, nos EUA, surgiram as primeiras teorias modernas da comunicação foi:

  • A.

    nos anos 50, com especial destaque conferido à formação da communication research, que teve K. Lewin, C. Hovland, E. Katz e P. Lazarsfeld entre seus pioneiros.

  • B.

    em fins da década de 40, quando os engenheiros de telecomunicações Cl. Shannon e W. Weaver demonstraram sua teoria matemática da comunicação.

  • C.

    nas duas primeiras décadas, com a instrumentalização técnica de análises de conteúdo de jornais e revistas, assim como da programação radiofônica.

  • D.

    dos anos 20 aos 50, quando as teorias se ocuparam da influência de meios massivos no comportamento coletivo, sobretudo no que se refere às questões de ordem política.

  • E.

    nos anos 50, com a vinda dos sociólogos alemães Th. W. Adorno e M. Horkheimer, autores de uma teoria crítica da cultura americana e do conceito de indústria cultural.

A hipótese do agenda setting, formulada na década de 70, por meio de estudos sobre os efeitos da mídia, refere-se ao (à):

  • A.

    influência da mídia na opinião dos cidadãos acerca dos assuntos que devem ser prioritariamente tratados por autoridades políticas.

  • B.

    rejeição de mensagens que entrem em conflito com as normas do grupo ao qual pertença o consumidor de produtos da mídia.

  • C.

    capacidade atribuída à mídia de se dirigir a indivíduos isolados com poucas possibilidades de exercer influências mútuas.

  • D.

    ação modeladora da mídia ao priorizar estereótipos como forma simplificada e distorcida de entender e projetar a realidade social.

  • E.

    poder que a mídia tem de atingir a todos do mesmo modo, independentemente de características sociais, psicológicas ou culturais.

Assinale a afirmativa que se relacione diretamente com o modelo teórico conhecido como newsmaking.

  • A.

    O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial, com procedimentos próprios e limites organizacionais.

  • B.

    O profissional da informação incorpora em seu trabalho métodos científicos suficientes para assegurar o relato objetivo dos fatos.

  • C.

    As mensagens na comunicação de massa resultam de uma série de escolhas por meio da qual o fluxo de informações é filtrado.

  • D.

    As experiências, atitudes e expectativas dos comunicadores determinam o conteúdo veiculado pelos produtos informativos.

  • E.

    O controle pessoal sobre a produção permite que o jornalista distorça os fatos noticiados em favor de suas idéias ou seus interesses.

A respeito do modelo de “virtualização” formulado com base nos novos paradigmas da comunicação globalizada, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O excesso de informações e a potencialidade de sua disseminação promovem o entorpecimento da sensibilidade dos consumidores de produtos de mídia, resultando em um perceptível desinteresse.

  • B.

    As reações manifestas a uma mensagem midiática dependem de identificações projetivas, desejos e expectativas do público, bem como do contexto cultural no qual ele está inserido.

  • C.

    Os indivíduos podem ser condicionados por estímulos expressos no modo pelo qual as mensagens são adequadamente codificadas e distribuídas, visando-se alcançar determinado efeito.

  • D.

    A informação está em permanente processo de adaptação, recomposição e atualização, podendo ser multiplicada, difundida e armazenada de acordo com interesses e motivações.

  • E.

    A clareza da mensagem depende do aperfeiçoamento tecnológico do canal, para que se possa restringir ao máximo a interferência de ruídos no momento de sua recepção por um destinatário.

Primeiro a estudar sistematicamente as organizações burocráticas ou formais, o sociólogo Max Weber dedicou-se aos conceitos de poder, autoridade e legitimidade. Para esse autor, um dos três tipos fundamentais de dominação é o carisma, no qual a obediência dos seguidores se deve:

  • A.

    ao respeito pelas orientações do comando, segundo usos e costumes.

  • B.

    à crença no direito de dar ordens concentrado na figura da autoridade.

  • C.

    ao reconhecimento de um talento inato para o exercício da liderança.

  • D.

    à devoção pelo líder, cujas qualidades o tornam admirado.

  • E.

    à identificação com características impessoais e atitudes informais.

Um dos efeitos sociais da mídia mais discutidos na atualidade é conhecido como hipótese do agenda setting.

Assinale a afirmativa que se relacione diretamente a esse conceito.

  • A.

    Numa sociedade midiatizada, a principal parcela de responsabilidade social caberá sempre aos meios de comunicação coletivos, mas o público tem a obrigação básica de dar a conhecer claramente suas necessidades e seus desejos.

  • B.

    Quando se trata de assuntos polêmicos, como escândalos envolvendo autoridades, crianças abandonadas, trabalho escravo ou prostituição infantil, predomina nos veículos dirigidos a públicos amplos o discurso ideológico da reificação.

  • C.

    As imposições organizativas e estruturais próprias dos diferentes meios de comunicação caracterizam suas expressões técnicas e determinam a maneira como cada um deles reproduz ou representa a realidade social numa dada conjuntura.

  • D.

    O repentino aumento no número de crimes reportados pelos noticiários é capaz de levar o público e as autoridades a considerarem a criminalidade como um tema importante, ainda que não se verifique variação estatística relativa a delitos.

  • E.

    Só o compromisso com as causas sociais permite manter e ampliar as vantagens e potencialidades positivas da comunicação de massa, impedindo abusos como o desrespeito a direitos privados e o desprezo por interesses humanos vitais.

O modelo teórico do newsmaking pressupõe que os produtos midiáticos informativos:

  • A.

    são como são porque a realidade assim os determina.

  • B.

    têm, acima de tudo, o dever de informar a verdade.

  • C.

    não refletem a realidade, mas ajudam a construí-la.

  • D.

    não coíbem intenções individuais de manipulação.

  • E.

    não mantêm mais vínculos com a realidade exterior.

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