Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Noticiabilidade é a capacidade que os fatos têm de virar notícia, o que é medido através dos valores-notícia. Esses valores são subdivididos em categorias. A categoria relativa ao público leva em consideração os critérios de

  • A.

    interesse humano, interesse nacional e importância dos envolvidos.

  • B.

    brevidade, atualidade e equilíbrio.

  • C.

    política editorial, acessibilidade à fonte e local.

  • D.

    exclusividade ou furo.

  • E.

    protetividade e serviço.

A teoria que defende que as mensagens dos meios de comunicação atingem cada elemento do público da mesma forma, independente de suas características sociais, psicológicas ou culturais, é conhecida como

  • A.

    teoria da dissonância cognitiva.

  • B.

    teoria do agendamento.

  • C.

    teoria hipodérmica.

  • D.

    teoria gnóstica.

  • E.

    teoria do newsmaking.

Uma das principais contribuições do teórico Paul Lazarsfeld para o estudo da Comunicação foi o conceito de

  • A.

    duplo estágio do fluxo comunicacional.

  • B.

    indústria cultural de massa.

  • C.

    retroalimentação.

  • D.

    agir comunicativo na esfera pública.

  • E.

    racionalidade comunicacional.

Dentre os novos modelos teóricos da Comunicação, um deles destaca que a informação hoje possui um caráter pouco consistente e de alta instabilidade. Este é o modelo

  • A.

    dos definidores primários.

  • B.

    da espiral do silêncio.

  • C.

    da virtualização.

  • D.

    dos fractais biográficos.

  • E.

    da midiologia francesa.

"Que imagem do mundo fornecem os noticiários televisivos? Como se associa essa imagem às exigências cotidianas na produção de notícias, nos organismos radiotelevisivos?"

(Golding-Elliot (1979), citação em Mauro Wolf, Teorias da Comunicação)

As perguntas acima definem o âmbito e expõem os problemas de qual abordagem teórica?

  • A. Newsmaking
  • B. Gatekeeping
  • C. Agenda setting
  • D. Routines produtivas

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o postulado fundamental da "teoria do fluxo em duas etapas":

  • A.

    Diz respeito às fases de preparação e transmissão da mensagem pela mídia.

  • B.

    Corresponde ao chamado feed-back, a resposta do receptor a determinado estímulo.

  • C.

    O alcance pelo público de uma mensagem transmitida através dos meios de comunicação só se dá se garantida a redundância.

  • D.

    A mensagem transmitida através dos meios de comunicação de massa não chegaria diretamente ao indivíduo, mas sim através de um líder de opinião.

Julgue os itens de 71 a 78 com relação às idéias do texto acima.

Segundo a definição de objetividade expressa no texto, é correto afirmar que o editorial jornalístico não segue nenhuma regra de objetividade, uma vez que os editorialistas gozam de total e ampla autonomia nas redações, sem exceção. Portanto, eles não são obrigados a seguir as normas estabelecidas pelos manuais de redação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A resistência receptiva ao livro digital confirma a idéia de que a aceitação e a eficácia da mídia estão condicionadas a uma série de fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e tecnológicos, entre outros, conforme postulado na teoria dos efeitos limitados da mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No blog dia-a-dia, bit a bit, lincada à matéria Quem Matou a Blogosfera?, de Silvio Meira, em 14/11/2008, lê-se a resposta de Geraldo Seabra: não se morre antes de nascer. Afinal, a blogosfera é um fenômeno, incomensuravelmente novo, ainda em gestação.

 

Acerca do assunto tratado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.

Os avanços de natureza conceitual, teórica e metodológica dos estudos culturais da comunicação (cultural studies), no período entre 1950 e 1960, permitem afirmar que o ciberespaço, por mais que seja alvo de críticas, é um campo propício para a interatividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens de 87 a 89, relativos à comunicação empresarial.

Alguns estudiosos defendem que induzir pessoas a consumir, mesmo endividadas, em épocas típicas de consumo, como o Natal, é um mal crônico das promoções comerciais e que deveria ser reformulada a atribuição de responsabilidade social das empresas comerciais que adotam tal prática.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...