Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Noticiabilidade é a capacidade que os fatos têm de virar notícia, o que é medido através dos valores-notícia. Esses valores são subdivididos em categorias. A categoria relativa ao público leva em consideração os critérios de
interesse humano, interesse nacional e importância dos envolvidos.
brevidade, atualidade e equilíbrio.
política editorial, acessibilidade à fonte e local.
exclusividade ou furo.
protetividade e serviço.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A teoria que defende que as mensagens dos meios de comunicação atingem cada elemento do público da mesma forma, independente de suas características sociais, psicológicas ou culturais, é conhecida como
teoria da dissonância cognitiva.
teoria do agendamento.
teoria hipodérmica.
teoria gnóstica.
teoria do newsmaking.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Uma das principais contribuições do teórico Paul Lazarsfeld para o estudo da Comunicação foi o conceito de
duplo estágio do fluxo comunicacional.
indústria cultural de massa.
retroalimentação.
agir comunicativo na esfera pública.
racionalidade comunicacional.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Dentre os novos modelos teóricos da Comunicação, um deles destaca que a informação hoje possui um caráter pouco consistente e de alta instabilidade. Este é o modelo
dos definidores primários.
da espiral do silêncio.
da virtualização.
dos fractais biográficos.
da midiologia francesa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
"Que imagem do mundo fornecem os noticiários televisivos? Como se associa essa imagem às exigências cotidianas na produção de notícias, nos organismos radiotelevisivos?"
(Golding-Elliot (1979), citação em Mauro Wolf, Teorias da Comunicação)
As perguntas acima definem o âmbito e expõem os problemas de qual abordagem teórica?
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o postulado fundamental da "teoria do fluxo em duas etapas":
Diz respeito às fases de preparação e transmissão da mensagem pela mídia.
Corresponde ao chamado feed-back, a resposta do receptor a determinado estímulo.
O alcance pelo público de uma mensagem transmitida através dos meios de comunicação só se dá se garantida a redundância.
A mensagem transmitida através dos meios de comunicação de massa não chegaria diretamente ao indivíduo, mas sim através de um líder de opinião.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo a definição de objetividade expressa no texto, é correto afirmar que o editorial jornalístico não segue nenhuma regra de objetividade, uma vez que os editorialistas gozam de total e ampla autonomia nas redações, sem exceção. Portanto, eles não são obrigados a seguir as normas estabelecidas pelos manuais de redação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A resistência receptiva ao livro digital confirma a idéia de que a aceitação e a eficácia da mídia estão condicionadas a uma série de fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e tecnológicos, entre outros, conforme postulado na teoria dos efeitos limitados da mídia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No blog dia-a-dia, bit a bit, lincada à matéria Quem Matou a Blogosfera?, de Silvio Meira, em 14/11/2008, lê-se a resposta de Geraldo Seabra: não se morre antes de nascer. Afinal, a blogosfera é um fenômeno, incomensuravelmente novo, ainda em gestação.
Acerca do assunto tratado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
Os avanços de natureza conceitual, teórica e metodológica dos estudos culturais da comunicação (cultural studies), no período entre 1950 e 1960, permitem afirmar que o ciberespaço, por mais que seja alvo de críticas, é um campo propício para a interatividade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os itens de 87 a 89, relativos à comunicação empresarial.
Alguns estudiosos defendem que induzir pessoas a consumir, mesmo endividadas, em épocas típicas de consumo, como o Natal, é um mal crônico das promoções comerciais e que deveria ser reformulada a atribuição de responsabilidade social das empresas comerciais que adotam tal prática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...