Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Atualmente, os pesquisadores estão mais atentos aos modos como os destinatários das mensagens de um sistema midiático onipresente estruturam suas concepções da realidade social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Uma diferença fundamental entre as tendências atuais e as anteriores é que hoje busca-se uma abordagem que abranja todo o sistema da mídia, em vez do estudo de casos individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

As tendências atuais acentuam o caráter processual da comunicação, com sua dinâmica interna ocupando o centro da análise, em detrimento das relações com outros processos de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

O modelo de Lasswell, que durante muito tempo foi paradigmático no pensamento teórico da comunicação, corresponde a uma visão do processo comunicativo hoje superada, em função do advento de novas tecnologias de comunicação como a Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Um ponto comum entre as tendências atuais e as anteriores refere-se aos efeitos da comunicação caracterizados pela pesquisa, ainda concernentes aos valores, atitudes e comportamentos dos receptores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a teoria da comunicação e a história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A denominada Era da Comunicação de Massa deu-se com o aparecimento, no século XX, do telefone, do cinema, do rádio e da televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a teoria da comunicação e a história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O advento de um mercado nacional de bens simbólicos no Brasil beneficiou enormemente setores da produção cultural como as indústrias editorial e fonográfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entendida como um somatório de características que a um só tempo identificam e diferenciam os homens, a cultura do último século foi assimilada a uma "comunicação de massa".

Isto ocorreu pelas razões a seguir:

  • A.

    pelo elevado grau de envolvimento desta novel modalidade de comunicação com as chamadas indústrias da cultura, que recorrem a spots publicitários para forçar a venda de um sem-número de produtos massivos de rápida obsolescência;

  • B.

    ela difusão imediata de mensagens midiáticas elaboradas com finalidade comercial, que devem atingir e impactar um público massificado, ocupando sua atenção, despertando seu interesse e o conduzindo para fora de suas áreas de origem;

  • C.

    pelo volume de formas institucionalizadas de produção e disseminação de mensagens públicas, que operam em larga escala e atuam por meio de complexas formas de mediação, tais como as que realizam o jornal, o cinema, o rádio e a televisão;

  • D.

    pelo virtualmente incontável número de indivíduos que a ela aderem, sendo então considerados parte constitutiva de uma totalidade homogênea e nivelada por padrões conservadores de consumo de bens simbólicos, assim como de mensagens midiais;

  • E.

    pela sobredeterminação de vínculos a veículos como a revista, o rádio e a TV em conceber, elaborar, apresentar e promover, de modo maciço, produtos massivos e idéias massificadas, destinando-os ao consumo de milhares de indivíduos.

No livro Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências (Petrópolis RJ: Vozes, 2001), Vera V. França assinala que "[...] os homens sempre se comunicaram [...] e os primeiros agrupamentos humanos, aquilo que podemos intuir como embrião da vida social, apenas se constituíram na base de trocas simbólicas [...]" (p. 41).

Nestas palavras, descerra-se um conceito de comunicação social, assim como se aponta seu valor e se indica sua valia. Isto está claro, no citado texto, pelo seguinte motivo:

  • A.

    a afirmação explícita, referente a grupos e a comunidades, aponta para a importância da comunicação como experiência vivida de uma integração individual a uma totalidade socialmente constituída;

  • B.

    a implícita referência feita à necessidade permanente do diálogo corrobora sua centralidade no processo histórico de formação das sociedades humanas, que têm o ato comunicativo em sua origem;

  • C.

    toda troca simbólica faz supor contatos de vária natureza, explícitos ou sugeridos, realizados entre membros de um grupo ou de uma comunidade, que se funda e se sustém pela comunicação cotidiana;

  • D.

    a constituição dos meios sociais humanos, levada a termo, no curso da história, mediante incontáveis ações comunicacionais, dialogadas ou não, ratifica a necessidade social de todo comunicar;

  • E.

    a freqüência e a sucessão das trocas simbólicas efetuadas vêm, ao longo da história, facultando a composição de grupos, comunidades e sociedades humanas, que não prosperariam se fossem incomunicáveis.

Neste mesmo livro, Antonio Hohlfeldt alude a uma "hipótese de agenda ou agenda setting" (p. 188).

 Com esta denominação, o autor designa:

  • A.

    uma hipótese provável que, aplicando-se à análise metódica de fatos da comunicação contemporânea, envolve a mídia e revela seu modo próprio de dar uma versão sensacionalista a fatos ocorridos e a acontecimentos registrados;

  • B.

    uma teoria hipotética com a qual se pode explicar a importância do papel desempenhado pela mídia, sempre que se trate de fazer uma agenda de compromissos políticos e de eventos sociais de interesse do público;

  • C.

    uma conjectura hipotética que é cientificamente adequada à explicação dos mecanismos de funcionamento da mídia, em seu papel de organizadora de uma pauta pública de assuntos de interesse econômico ou cultural;

  • D.

    um modo conjetural de se propor a reflexão rigorosa acerca de um fenômeno de comunicação produzido pela mídia, que consiste em chamar a atenção do público para a ocorrência simultânea de importantes acontecimentos;

  • E.

    uma hipótese pela qual se pretende dar conta do fato de a mídia orientar o público no sentido de acolher e adotar uma pauta temática, levando-o então a se ocupar com certo número de assuntos e a pôr outros de lado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...