Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

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Constituem características atribuíveis à teoria crítica da cultura, sustentada por Theodor Adorno e Max Horkheimer, da Escola de Frankfurt, as que vão abaixo transcritas:

  • A.

    dá-se ênfase particular à natureza intrínseca e ao papel desempenhado pela ideologia nas sociedades modernas, assim como delas se esboça uma visão totalizante, denunciando-se a instauração de uma barbárie cultural;

  • B.

    registra-se, em plano filosófico, o ímpeto avassalador próprio a processos de padronização cultural que vêm assolando as sociedades modernas, bem como a elas se considera inelutavelmente propensas a mudanças libertárias;

  • C.

    sociologicamente falando, são objeto de críticas virulentas, tanto a repetição e o eterno retorno do mesmo, quanto a pseudopersonalização, impostas por uma negação dos fatos de cultura por obras de lazer coletivo e entretenimento;

  • D.

    comenta-se, de maneira crítica, que as modernas sociedades, de tão alienadas, já se acostumaram à industrialização de bens simbólicos e culturais, bem como a sua promoção pela mídia, criando-se assim objetos novos para sujeitos distintos;

  • E.

    de um modo teórico e por um viés crítico, a análise sociológica das modernas sociedades leva a uma visão filosoficamente pessimista, considerando-se que homens socialmente desiguais passam a se igualar somente pelo consumo de bens simbólicos.

De acordo com Sidney Basile, no livro Elementos do jornalismo econômico (Rio de Janeiro: Campus, 2002), são, respectivamente, características das coberturas macroeconômica e microeconômica:

  • A.

    somente importam os agentes econômicos interagindo em suas transações; a relevância está na atividade econômica em sua interação com a política;

  • B.

    o jornalista precisa localizar casos singulares de tendência mais geral; o jornalista deve oferecer ao público conclusões sobre as contas nacionais;

  • C.

    o enfoque recai sobre empresas e mercados, empregados e consumidores; a abordagem destaca inflação, juros, nível de emprego e dívidas;

  • D.

    os assuntos são inseridos em áreas geográficas (um país, um estado, uma cidade); os assuntos são divididos por áreas de atividade (comércio, indústria, serviços);

  • E.

    os temas são tratados de forma dedutiva (do geral para o particular); os temas são tratados de forma indutiva (do particular para o geral).

Nesta mesma obra, Sidnei Basile compara a divulgação de um comercial de televisão em uma rede nacional com a inserção de um anúncio em uma publicação de economia e negócios.

Segundo o autor:

  • A.

    o custo de investimento em propaganda nos canais abertos de TV é, em termos absolutos, muito mais barato do que nos veículos econômicos;

  • B.

    na publicação especializada em assuntos de economia, a adequação do público ao meio de comunicação é infinitamente maior que na TV;

  • C.

    na mídia televisiva, a dispersão do investimento publicitário costuma ser proporcionalmente menor que na imprensa econômica;

  • D.

    a publicidade em canais de TV aberta é a forma mais certeira de atingir os tomadores de decisões referentes a investimento e consumo;

  • E.

    na mídia especializada, a quantidade de pessoas atingidas por um anúncio faz cair o custo proporcional da inserção publicitária.

No livro intitulado A ciência da Propaganda (São Paulo: Cultrix, s/d), Claude Hopkins afirma que "a propaganda adquiriu foros de ciência" (p. 19).

Este argumento assim se justifica:

  • A.

    a propaganda reflete a capacidade humana de abstração científica. Ciência e propaganda divulgam uma à outra, impondo-se como saberes de nosso tempo;

  • B.

    a atividade propagandística encerra um aspecto lúdico, que é também responsável por seu sucesso. Ao ser testada, a propaganda evidencia sua cientificidade;

  • C.

    toda propaganda torna patente a validade universal dos temas de que se ocupe. Suas leis de constituição fazem referência a uma prática científica;

  • D.

    à vista de seus fundamentos, a propaganda se aproxima de uma ciência empírica. Logo, o que se disser em propaganda irá adquirir validade científica;

  • E.

    a propaganda adota princípios fixos, mostrando-se razoavelmente exata. Para ela, foram especialmente estabelecidos e verificados métodos corretos de proceder.

Segundo Caldas (2001), processos decorrentes da adaptação das empresas jornalísticas às exigências do mercado, assimilação de novas tecnologias e mudança na estrutura de trabalho nas redações de jornais diários têm como conseqüência a(o):

  • A.

    transformação do conteúdo do jornal numa fusão de assuntos diferenciados.

  • B.

    valorização de um estilo opinativo de redigir que mistura fatos e avaliações.

  • C.

    possibilidade de dedicar mais tempo e espaço à apuração de temas específicos.

  • D.

    incentivo a um conteúdo superficial na abordagem e repetitivo na exploração dos mesmos assuntos.

  • E.

    surgimento de novos espaços dedicados a opinião, como editoriais e colunas.

O Jornalismo tem por definição um compromisso com a verdade, mas verdade, em termos filosóficos, é quase impossível de se definir. Desse aparente paradoxo conclui-se que:

  • A.

    a imprensa tem liberdade para escolher a versão que lhe é mais conveniente.

  • B.

    o jornalista tem permissão para manifestar sua própria versão da verdade.

  • C.

    o jornalista deve investigar os fatos para aproximar-se o mais possível da verdade.

  • D.

    basta que sejam apresentadas duas versões do mesmo fato para representar a verdade.

  • E.

    qualquer versão contada com objetividade e credibilidade é válida.

A atividade jornalística se define pela evidente necessidade humana do conhecimento dos fatos cotidianos e a impossibilidade de o homem estar presente em todos os lugares, dos mais remotos aos mais próximos. Justifica-se, assim, o jornalismo como:

  • A.

    serviço ao público.

  • B.

    orientação ideológica.

  • C.

    construção do saber.

  • D.

    leitura dos fatos.

  • E.

    liberdade de expressão.

Em tempos de globalização, a comunicação está adquirindo uma importância cada vez maior na vida do cidadão. Qual a teoria da comunicação que enfatizou esse fenômeno a partir do receptor?

  • A.

    Teoria crítica.

  • B.

    Dependência.

  • C.

    Ciências cognitivas.

  • D.

    Estruturalismo.

  • E.

    Estudos culturais.

O processo comunicativo hoje exige a junção de várias técnicas e instrumentos para chegar, de modo mais eficiente, ao público desejado. Segundo Kunsch (2003), trata-se de uma arma estratégica que pressupõe a junção da(o):

  • A.

    criação publicitária com o conjunto de atividades de marketing e as organizações envolvidas.

  • B.

    comunicação institucional com a comunicação mercadológica e a comunicação interna.

  • C.

    estrutura do mercado com as condições da imagem do produto e as estratégias de marketing.

  • D.

    plano de relações públicas com promoções eventuais e a divulgação de informações positivas da empresa.

  • E.

    contexto da pesquisa com o conhecimento mercadológico e a comunicação organizacional.

Apoiado em conceitos de Barthes e Beaudrillard, o sociólogo espanhol Manuel Castells afirma que as culturas são formadas por processos:

  • A.

    de comunicação.

  • B.

    populares.

  • C.

    jurídicos.

  • D.

    sociais.

  • E.

    econômicos.

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