Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

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Partindo do conceito de percepção seletiva e retomando o de acumulação (provocada pelos meios de comunicação), Elisabeth Noelle-Neumann pôs em destaque a onipresença da mídia como eficiente formadora de opinião, no que tange a fatos da realidade. Interessada em conhecer as condições requeridas para um estudo empírico da opinião pública, esta teórica alemã da comunicação propôs uma hipótese, à qual denominou de:

  • A.

    inobservância pluralizada;

  • B.

    sociobiologia midial;

  • C.

    espiral do silêncio;

  • D.

    agenda setting;

  • E.

    comunicação em duplo estágio.

O poder da imprensa não é dizer às pessoas o que pensar, mas sobre o que pensar. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Esta Teoria Hipodérmica refere o poder que a mídia tem de entrar na cabeça das pessoas e mobilizar crenças, construir mitos e modificar atitudes.

  • B.

    Esta Teoria do Newsmaking leva em conta o papel ativo que a audiência tem no processamento e recepção da informação disseminada pela imprensa.

  • C.

    Esta Teoria da Agenda não acredita no poder persuasivo da imprensa pois realça como relevante seu papel de provedor de pistas à conversação pública.

  • D.

    Esta Teoria do Espelho diz que de fato o papel da imprensa é retratar o mundo como ele é.

  • E.

    Esta Teor ia do Enquadramento diz que as diferenças de cobertura entre os veículos são conseqüência das escolhas de pauta e de narrativa dos veículos.

Propaganda e publicidade

  • A.

    são atividades afins pois ambas têm como objetivo a persuasão, muito embora historicamente a propaganda tenha surgido mui to antes da publicidade que é um fenômeno moderno e que se desenvolveu a partir da ascensão do capitalismo, um sistema muito mais interessado em produzir nas massas o desejo de ter e muito menos a ambição de ser.

  • B.

    são distintos pois a Propaganda enfatiza a informação objetiva e a Publicidade o desejo de consumo.

  • C.

    são sinônimos pois nasceram ambas ao mesmo tempo, têm as mesmas propriedades e objetivos

  • D.

    no Brasil nunca houve distinção entre ambas pois as duas atividades nasceram ao mesmo tempo, a partir dos anos 20, momento em que a vida política moderna se intensi f icou exigindo técnicas modernas de persuasão e que a industrialização do país exigiu igualmente técnicas modernas de publicidade.

  • E.

    são práticas levadas a cabo por agências de propaganda, exclusivamente.

Sob o ponto de vista da cibernética e da teoria da informação, considere as seguintes afirmações.

I. A informação contrapõe-se à entropia, evitando o caos e a morte dos sistemas, o que explica porque o jornalismo monitora o ambiente em nome da comunidade visando desta forma amalgamar os indivíduos que a despeito de viverem dispersos unemse indiretamente e virtualmente através da mídia.

II. A informação é uma das facetas da guerra psicológica pois ora constrói e ora destrói os sistemas o que ocorre com a disseminação da mentira e do boato, provocando a suspeita e as falsas crenças.

III. A informação organiza os sistemas, o que explica a demanda do público por jornalismo já que a imprensa fortalece a coesão social, ajuda na formação da sociedade, diminui a incerteza e desenvolve a cidadania e o espírito comunitário.

Estão corretas as afirmativas

  • A. apenas I e III.
  • B. apenas I e II.
  • C. apenas II e III.
  • D. apenas I, II e III.
  • E. nenhuma delas.

Entre os fenômenos modernos do jornalismo pode-se afirmar que

  • A.

    polícia, esporte, o jornalismo internacional e econômico são editorias populares o que explica a expansão de tais coberturas na imprensa brasileira.

  • B.

    as empresas jornalísticas do Brasil vivem um bom momento, com expansão dos serviços, estabilidade econômica e independência editorial reconhecida pela população.

  • C.

    a era dos vespertinos está desaparecendo face ao avanço do jornal ismo on l ine e do telejornalismo.

  • D.

    há ampla e rígida separação de atividades entre os departamentos editorial e comercial da maioria das redações do país.

  • E.

    o IVC surgiu para medir a audiência das emissoras de televisão do Brasil.

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

Alinhado ao que preconiza a Escola de Frankfurt na teoria da comunicação, o autor do texto descreve uma sociedade em que os meios de comunicação comandam e moldam a vida das pessoas, submetendo-as aos padrões veiculados por esses meios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

No texto acima, o autor afirma que a dependência das pessoas aos meios de comunicação é requisito indispensável para a concretização da nova ordem social dos países desenvolvidos, fora da qual não há outra ordem possível, em especial se o objetivo for o de construir uma sociedade eficiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O autor propõe, no texto, uma revisão dos conceitos da teoria da comunicação e da informação, cujo raio de ação deverá aumentar com a nova ordem social que se delineou durante o século XX.

  • C. Certo
  • E. Errado

"A comunicação – entendida e sua acepção mais vasta, como utilização dos mass media, como comunicação escrita, falada, cantada, recitada, visual, auditiva e figurativa – está, sem dúvida, na base de todas as nossas relações intersubjetivas e constitui o verdadeiro ponto de apoio de toda a nossa atividade pensante". Gillo Dorfles

 

Para que o processo de comunicação ocorra, é indispensável que haja

  • A.

    ruído.

  • B.

    isolamento.

  • C.

    redundância.

  • D.

    subjetividade.

  • E.

    entendimento.

A notícia pode ser definida como:

  • A. um relato de acontecimento atual, relativamente curto e sem comentários, juízos de valor ou adjetivações e que, junto com a reportagem, a entrevista e a nota, constitui o gênero denominado jornalismo informativo.
  • B. aquela que aprofunda os fatos, até em capítulos diários, se necessário, de modo a contextualizar amplamente um assunto já noticiado e que, junto com os artigos de opinião, constitui o gênero por excelência do jornalismo.
  • C. um relato impressionista, conciso e sempre assinado pelo seu autor.
  • D. o gênero jornalístico que expressa a posição oficial de determinado órgão jornalístico.
  • E. o gênero jornalístico que expressa a opinião de determinados grupos sociais ou pessoas, sendo por eles assinado.
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