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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Partindo do conceito de percepção seletiva e retomando o de acumulação (provocada pelos meios de comunicação), Elisabeth Noelle-Neumann pôs em destaque a onipresença da mídia como eficiente formadora de opinião, no que tange a fatos da realidade. Interessada em conhecer as condições requeridas para um estudo empírico da opinião pública, esta teórica alemã da comunicação propôs uma hipótese, à qual denominou de:
inobservância pluralizada;
sociobiologia midial;
espiral do silêncio;
agenda setting;
comunicação em duplo estágio.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
O poder da imprensa não é dizer às pessoas o que pensar, mas sobre o que pensar. Assinale a alternativa correta.
Esta Teoria Hipodérmica refere o poder que a mídia tem de entrar na cabeça das pessoas e mobilizar crenças, construir mitos e modificar atitudes.
Esta Teoria do Newsmaking leva em conta o papel ativo que a audiência tem no processamento e recepção da informação disseminada pela imprensa.
Esta Teoria da Agenda não acredita no poder persuasivo da imprensa pois realça como relevante seu papel de provedor de pistas à conversação pública.
Esta Teoria do Espelho diz que de fato o papel da imprensa é retratar o mundo como ele é.
Esta Teor ia do Enquadramento diz que as diferenças de cobertura entre os veículos são conseqüência das escolhas de pauta e de narrativa dos veículos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Propaganda e publicidade
são atividades afins pois ambas têm como objetivo a persuasão, muito embora historicamente a propaganda tenha surgido mui to antes da publicidade que é um fenômeno moderno e que se desenvolveu a partir da ascensão do capitalismo, um sistema muito mais interessado em produzir nas massas o desejo de ter e muito menos a ambição de ser.
são distintos pois a Propaganda enfatiza a informação objetiva e a Publicidade o desejo de consumo.
são sinônimos pois nasceram ambas ao mesmo tempo, têm as mesmas propriedades e objetivos
no Brasil nunca houve distinção entre ambas pois as duas atividades nasceram ao mesmo tempo, a partir dos anos 20, momento em que a vida política moderna se intensi f icou exigindo técnicas modernas de persuasão e que a industrialização do país exigiu igualmente técnicas modernas de publicidade.
são práticas levadas a cabo por agências de propaganda, exclusivamente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Sob o ponto de vista da cibernética e da teoria da informação, considere as seguintes afirmações.
I. A informação contrapõe-se à entropia, evitando o caos e a morte dos sistemas, o que explica porque o jornalismo monitora o ambiente em nome da comunidade visando desta forma amalgamar os indivíduos que a despeito de viverem dispersos unemse indiretamente e virtualmente através da mídia.
II. A informação é uma das facetas da guerra psicológica pois ora constrói e ora destrói os sistemas o que ocorre com a disseminação da mentira e do boato, provocando a suspeita e as falsas crenças.
III. A informação organiza os sistemas, o que explica a demanda do público por jornalismo já que a imprensa fortalece a coesão social, ajuda na formação da sociedade, diminui a incerteza e desenvolve a cidadania e o espírito comunitário.
Estão corretas as afirmativasComunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Entre os fenômenos modernos do jornalismo pode-se afirmar que
polícia, esporte, o jornalismo internacional e econômico são editorias populares o que explica a expansão de tais coberturas na imprensa brasileira.
as empresas jornalísticas do Brasil vivem um bom momento, com expansão dos serviços, estabilidade econômica e independência editorial reconhecida pela população.
a era dos vespertinos está desaparecendo face ao avanço do jornal ismo on l ine e do telejornalismo.
há ampla e rígida separação de atividades entre os departamentos editorial e comercial da maioria das redações do país.
o IVC surgiu para medir a audiência das emissoras de televisão do Brasil.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Alinhado ao que preconiza a Escola de Frankfurt na teoria da comunicação, o autor do texto descreve uma sociedade em que os meios de comunicação comandam e moldam a vida das pessoas, submetendo-as aos padrões veiculados por esses meios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
No texto acima, o autor afirma que a dependência das pessoas aos meios de comunicação é requisito indispensável para a concretização da nova ordem social dos países desenvolvidos, fora da qual não há outra ordem possível, em especial se o objetivo for o de construir uma sociedade eficiente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
O autor propõe, no texto, uma revisão dos conceitos da teoria da comunicação e da informação, cujo raio de ação deverá aumentar com a nova ordem social que se delineou durante o século XX.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"A comunicação – entendida e sua acepção mais vasta, como utilização dos mass media, como comunicação escrita, falada, cantada, recitada, visual, auditiva e figurativa – está, sem dúvida, na base de todas as nossas relações intersubjetivas e constitui o verdadeiro ponto de apoio de toda a nossa atividade pensante". Gillo Dorfles
Para que o processo de comunicação ocorra, é indispensável que haja
ruído.
isolamento.
redundância.
subjetividade.
entendimento.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
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