Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca das novas mídias e dos novos papéis profissionais na comunicação online.
Os novos cenários tecnológicos implicaram o redesenho do ambiente de trabalho, de acordo com as novas profissões e respectivas funções, como é o caso do arquiteto da informação, responsável pelo planejamento físico e organizacional das edificações inteligentes.
O surgimento dos ambientes informatizados ensejou a contratação dos profissionais de animação, como os que trabalham com animação 2D e 3D, responsáveis pela promoção de atividades de inteligência emocional no âmbito da comunicação entre funcionários e usuários.
O blogueiro desempenha atividades tipicamente amadorísticas e diletantes no campo da comunicação, especialmente na postagem descompromissada de conteúdos privados e intimistas, não sendo apropriado, portanto, a utilização do blogueiro profissional.
Com o advento das mídias digitais, as funções do termo copywriter foram ampliadas, pois ele, além de cuidar da correção e da qualidade estilística dos textos, também pode observar questões ligadas à organização e à facilidade de acesso à informação.
Os cenários tecnológicos possibilitaram o surgimento dos novos meios (new media) e acarretaram uma acentuada exclusão das funções, atribuições, habilidades e competências das profissões tradicionais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A atuação em mídias web e digitais pressupõe exercer novas funções e atribuições relacionadas à produção e veiculação de conteúdos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Web writer é quem escreve textos e realiza pesquisas para embasar conteúdos a serem publicados, estando, portanto, familiarizado com as publicações para o meio web, perfis de internautas e linguagens adequadas aos diversos segmentos de públicos.
Especialista em SEO é o responsável pela elaboração de projetos estéticos e funcionais de uma organização no meio web, devendo saber lidar com design, programação, usabilidade e acessibilidade.
Gerente de redes sociais é quem administra ambiente informatizado, presta suporte técnico ao cliente, elabora documentação técnica, além de coordenar projetos e pesquisas e oferecer soluções para ambientes informatizados.
Web designer é o responsável pela pesquisa e análise de sítios, competindo-lhe opinar sobre mudanças que favoreçam o posicionamento desses sítios em sistemas de busca.
Webmaster é quem monitora comunidades virtuais, fóruns e blogues e o que neles se comenta sobre produtos, serviços, marcas e imagem de uma organização. Também pode atuar no relacionamento dessa organização com os clientes.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os novos cenários tecnológicos romperam com as noções tradicionais de espaço e tempo e fizeram surgir conceitos novos, entre eles, os de ciberespaço e inteligência coletiva, abordados por Pierre Lévy. Em relação a esses novos conceitos, assinale a opção correta.
A emergência de uma inteligência coletiva está associada à descoberta ou à invenção de um novo paradigma de comunicação, para além da escrita e dos sistemas de controle da informação.
A comunicação e a inteligência humanas, tal qual são concebidas hoje, foram substituídas, respectivamente, por bases digitais e inteligências artificiais.
O ciberespaço se impôs como um novo e vasto logocentrismo, superior ao exercido pela fase da escrita, e a multimídia tornou-se a sua correspondente superlíngua e fator de identidade dos que dominaram os seus saberes técnicos e os seus códigos.
O ciberespaço consolidará uma tendência que já desponta: a do surgimento de megatalentos e de autores bilionários cujas obras de sucesso sem fronteiras rendem fortunas decorrentes de direitos reservados.
A liberdade e a autonomia em relação ao fluxo da informação no ciberespaço resultam em contextos hipermidiáticos fortalecedores de clãs, tribos, Estados-nação e territórios, inteligentemente dirigidos.
No Brasil, uma das principais formas de mediação da relação entre o Estado e a sociedade é a publicidade. Assinale a opção correta a respeito dessa relação e das modalidades de publicidade nela envolvidas.
Entre as modalidades de publicidade governamental, a única que sofre restrição quanto a dispêndio de dinheiro público na promoção de autoridades de Estado é a publicidade mercadológica de empresas estatais.
Em períodos de propaganda eleitoral regulamentar, compete à Secretaria de Comunicação da Presidência da República exercer o controle sobre conteúdos de campanhas públicas e, eventualmente, retirar de circulação aquelas que contenham referências a obras e realizações de governos.
A publicidade de utilidade pública é aquela que, vinculada a objetivos sociais de inquestionável interesse público, tem caráter educativo, informativo ou de orientação.
A publicidade de utilidade pública não deve se comprometer com resultados, acenando com promessas de benefícios que possam eventualmente ser cobrados pelos cidadãos.
A cargo da presidência da República, a publicidade institucional é aquela que se realiza em obediência à prescrição de leis, decretos, portarias, instruções, estatutos, regimentos ou regulamentos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos, julgue os próximos itens.
Por se tratar de um produto do jornalismo institucional, o release tem caráter promocional. Por essa razão, o release não apresenta as mesmas características que definem a notícia mercadológica.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos, julgue os próximos itens.
O release, dado o seu enquadramento institucional, não é um produto apropriado às redes sociais, em razão da ausência de controle sobre o gênero em um contexto interativo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos, julgue os próximos itens.
A utilização do release, por se tratar de documento oficial, requer prudência, no que se refere aos seus destinatários, sendo mais recomendado como instrumento de comunicação direcionada, em especial, voltado aos jornalistas especializados em assuntos corporativos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos, julgue os próximos itens.
O papel não é o único meio de disponibilização do release. O material informativo também pode ser oferecido em vídeo, armazenado em banco de imagens e ser facilmente disponibilizado por meio de link para acesso on-line.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos, julgue os próximos itens.
Os releases devem ser redigidos na estrutura de pirâmide normal por não contemplarem notícias factuais, por se destinarem prioritariamente à geração de pautas, por não haver garantia de que serão aproveitados e por serem encaminhados a diferentes meios de comunicação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as situações textuais frequentes na redação jornalística, julgue os itens a seguir, acerca da adequação das estruturas e das expressões utilizadas em texto jornalístico.
Na frase terá início a partir desta semana o acordo entre o governo federal e os produtores de açúcar para a fixação de um preço mínimo do produto na entressafra, a utilização da expressão terá início está adequada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...