Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
Um pressuposto da teoria construcionista do jornalismo é que o sentido de realidade advém da percepção de mundo proposta pelos meios de comunicação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.
No âmbito das assessorias públicas, cujas atividades apresentam especificidades, a produção da notícia deve ignorar a lógica dos valores-notícia predominantes no trabalho dos jornalistas de mercado.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
O desenvolvimento de um código de ética profissional é parte do ethos jornalístico e foi um dos fatores junto com a profissionalização da atividade e o advento dos cursos superiores que permitiram à prática discutir sua função social.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos produtos e aos canais de comunicação internos e externos da organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Enviar torpedos com sugestões de pautas a jornalistas é um procedimento tecnicamente eficaz, mas considerado de netiqueta duvidosa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A comunicação massificada atua, por meio da mídia, como estímulo sobre o público receptor passivo, percepção que, a partir dos anos 40 do século passado, motivou os estudos da comunicação, que se voltaram para os aspectos psicológicos das ações coletivas, centrados no conteúdo das mensagens e nos efeitos da propaganda sobre a audiência.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A cultura de sociedade de massa passou a ter uma importância considerável, dada expansão do consumo industrial, a partir do século XIX, valendo-se, na época, do jornal diário como meio de maior alcance da população e consolidando-se no século seguinte, com o rádio, o cinema, a TV e a Internet.
Com relação às potencialidades e aos contingenciamentos a que está submetida a produção jornalística, julgue os próximos itens.
Informação jornalística sem fonte é o mesmo que notícia não publicável, já que o repórter não tem autonomia para assumir a narração de fatos por conta própria.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Um acontecimento, para tornar-se público, realiza um trajeto que passa por duas instâncias de grupos ou indivíduos: news promoters e news consumers.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Até a primeira metade do século XX, os teóricos e pesquisadores da comunicação entendiam que os comportamentos de uma sociedade de massa estão associados ao fato de os indivíduos se encontrarem isolados, amorfos, e, sendo a massa um todo uniforme, linear, ela absorve os modismos da mídia.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.
O termo coluna é empregado com frequência para designar uma seção fixa de uma publicação, que pode trazer, por exemplo, comentários, crônicas, resenhas, notas ou textos-legendas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...