Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na política brasileira de telecomunicações, julgue os itens subsequentes.
Compete ao poder público atuar para que os serviços de telecomunicações sejam organizados com base no princípio da livre, ampla e justa competição entre todas as prestadoras, além de corrigir os efeitos da competição imperfeita e reprimir as infrações da ordem econômica.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem parte de uma cultura profissional.
Para as pautas externas, o discurso institucional deve fluir de forma articulada e unificada, por meio de dois canais oficiais apenas: a autoridade máxima e o seu porta-voz.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
Apresentar novos termos ao público está entre as principais regras para a escrita de matérias jornalísticas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
A teoria do espelho na produção jornalística é considerada ingênua por não levar em conta as mediações culturais envolvidas no processo.
Com base na política brasileira de telecomunicações, julgue os itens subsequentes.
Por definição, concessionária é a empresa que presta serviços de telecomunicações em determinada região, enquanto operadora é a pessoa jurídica de direito privado que atua no processamento e na geração de programação, bem como na sua distribuição a assinantes.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos produtos e aos canais de comunicação internos e externos da organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Newsletters, boletins informativos eletrônicos ou impressos, house organs, jornais e revistas institucionais, de alcance interno ou externo, incluem-se entre os produtos midiáticos de natureza organizacional.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
Apesar da necessidade de simplicidade e objetividade, a notícia impressa ou escrita não exige frases curtas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
O gatekeeper confere ao profissional do jornalismo grande poder dentro da sociologia dos emissores, pois cabe a ele decidir quais assuntos serão publicados, operando assim como um filtro a partir de valores/notícia acordados.
Com base na política brasileira de telecomunicações, julgue os itens subsequentes.
O acesso público aos canais básicos gratuitos consiste em sua livre utilização, por entidades sem fins lucrativos e não governamentais, nos períodos em que a programação desses canais não estiver ativa.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.
O agendamento prévio de acontecimentos, definidor primário do que deve ser noticiado, constitui uma das estratégias da esfera político-institucional para manter a imprensa atenta e interessada nas pautas da instituição.
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