Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.

No rádio e na televisão, o editorial é utilizado com regularidade, especialmente em momentos de crise ou conturbação social. Nessa situação, uma vez que é lido por um apresentador, o texto pode ser escrito na primeira pessoa do singular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

O tempo das organizações é diferente do tempo dos veículos de comunicação. Um assessor não deve ter como expectativa que sua organização se curve ao tempo da imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.

A etapa da participação dos indivíduos no processo de redefinição das organizações é a execução das ações de comunicação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da comunicação interna nas organizações e ao uso de veículos de difusão de informações, assinale a opção correta.

  • A.

    O e-mail, por possibilitar a seleção e a catalogação de mensagens, é o meio de comunicação mais eficaz atualmente, porque resolveu o problema do excesso de informação.

  • B.

    A comunicação direta entre chefes imediatos ou gerentes e os empregados é a fonte de informação preferida destes.

  • C.

    A intranet é o meio mais utilizado e propagado nas empresas, porque, no ambiente de trabalho, elas garantem ampla liberdade de expressão aos funcionários e pleno acesso destes a esse meio.

  • D.

    O jornal mural é o veículo mais difundido e empregado nas empresas, devido à falta de acesso destas aos recursos digitais.

  • E.

    A intranet possibilita que sejam usados em escala crescente vídeos e videoconferências, porque o custo de produção é baixo e a forma de divulgação é simplificada.

Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.

As limitações no uso da hipertextualidade, da interatividade e dos recursos de multimídia nas matérias jornalísticas são consequência da ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas. Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.

A nota-coberta em TV, produzida com a locução do repórter gravada por telefone, é utilizada quando as imagens gravadas em outros locais não chegam à redação a tempo de serem editadas antes de serem levadas ao ar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

O fator tempo do assessorado é tão ou mais precioso que o dos repórteres. Perguntar por que as matérias não foram publicadas é natural no relacionamento com repórteres.

  • C. Certo
  • E. Errado

As novas tecnologias da comunicação modificam a dimensão comunicacional no espaço público. Nesse contexto, a Internet destaca-se como um meio poderoso de divulgação da informação, permitindo a relação entre muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Multiplicidade e não-linearidade de mensagens são características da Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações estão constantemente expostas ao risco da eclosão de uma crise institucional com a mídia e com a opinião pública. Com relação às crises e à sua gestão, assinale a opção correta.

  • A.

    Por questão de segurança de informação, na gestão de crises, admite-se o encobrimento de responsabilidades quando os fatos já foram apurados.

  • B.

    Gerenciar crise de comunicação é estruturar um plano de contingência para situações especiais.

  • C.

    O momento mais importante de uma crise é o presente, uma vez que a mídia raramente acompanha os desdobramentos subsequentes.

  • D.

    Na gestão de crises não basta uma boa explicação; uma resposta só deve ser dada se for convincente.

  • E.

    O uso de nota paga é sempre eficaz, porque possibilita à organização dizer o que precisa, sem que esta corra o risco de ser mal interpretada.

Com relação ao texto jornalístico on-line, julgue o próximo item.

O padrão geral do texto jornalístico on-line é o do texto curto, em razão de fatores condicionantes da navegação hipermidiática, especialmente a chamada regra de ouro dos três cliques, o que não impede o acesso à íntegra de matérias e documentos, que pode ser ser direcionado por meio de hyperlinks.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...