Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.
No rádio e na televisão, o editorial é utilizado com regularidade, especialmente em momentos de crise ou conturbação social. Nessa situação, uma vez que é lido por um apresentador, o texto pode ser escrito na primeira pessoa do singular.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
O tempo das organizações é diferente do tempo dos veículos de comunicação. Um assessor não deve ter como expectativa que sua organização se curve ao tempo da imprensa.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.
A etapa da participação dos indivíduos no processo de redefinição das organizações é a execução das ações de comunicação organizacional.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da comunicação interna nas organizações e ao uso de veículos de difusão de informações, assinale a opção correta.
O e-mail, por possibilitar a seleção e a catalogação de mensagens, é o meio de comunicação mais eficaz atualmente, porque resolveu o problema do excesso de informação.
A comunicação direta entre chefes imediatos ou gerentes e os empregados é a fonte de informação preferida destes.
A intranet é o meio mais utilizado e propagado nas empresas, porque, no ambiente de trabalho, elas garantem ampla liberdade de expressão aos funcionários e pleno acesso destes a esse meio.
O jornal mural é o veículo mais difundido e empregado nas empresas, devido à falta de acesso destas aos recursos digitais.
A intranet possibilita que sejam usados em escala crescente vídeos e videoconferências, porque o custo de produção é baixo e a forma de divulgação é simplificada.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
As limitações no uso da hipertextualidade, da interatividade e dos recursos de multimídia nas matérias jornalísticas são consequência da ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia.
O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas. Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.
A nota-coberta em TV, produzida com a locução do repórter gravada por telefone, é utilizada quando as imagens gravadas em outros locais não chegam à redação a tempo de serem editadas antes de serem levadas ao ar.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
O fator tempo do assessorado é tão ou mais precioso que o dos repórteres. Perguntar por que as matérias não foram publicadas é natural no relacionamento com repórteres.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As novas tecnologias da comunicação modificam a dimensão comunicacional no espaço público. Nesse contexto, a Internet destaca-se como um meio poderoso de divulgação da informação, permitindo a relação entre muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Multiplicidade e não-linearidade de mensagens são características da Internet.Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As organizações estão constantemente expostas ao risco da eclosão de uma crise institucional com a mídia e com a opinião pública. Com relação às crises e à sua gestão, assinale a opção correta.
Por questão de segurança de informação, na gestão de crises, admite-se o encobrimento de responsabilidades quando os fatos já foram apurados.
Gerenciar crise de comunicação é estruturar um plano de contingência para situações especiais.
O momento mais importante de uma crise é o presente, uma vez que a mídia raramente acompanha os desdobramentos subsequentes.
Na gestão de crises não basta uma boa explicação; uma resposta só deve ser dada se for convincente.
O uso de nota paga é sempre eficaz, porque possibilita à organização dizer o que precisa, sem que esta corra o risco de ser mal interpretada.
Com relação ao texto jornalístico on-line, julgue o próximo item.
O padrão geral do texto jornalístico on-line é o do texto curto, em razão de fatores condicionantes da navegação hipermidiática, especialmente a chamada regra de ouro dos três cliques, o que não impede o acesso à íntegra de matérias e documentos, que pode ser ser direcionado por meio de hyperlinks.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...