Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.
Missão, visão e valores são elementos norteadores do planejamento estratégico das organizações que dão sentido à prática das atividades organizacionais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A atuação de uma assessoria de imprensa caracteriza-se pela adoção de procedimentos que são estratégicos para os resultados almejados. As características da assessoria de imprensa incluem
preocupação centrada na imagem corporativa e não no conteúdo e na informação.
definição de foco com ações concentradas, evitando a diversidade de pautas.
monitoração e avaliação do relacionamento com os jornalistas e veículos, com a intenção de privilegiar aqueles veículos mais influentes.
o recurso a pautas não institucionais, que olhem também para fora da organização.
adoção de política de redução de perdas e danos na gestão de crise, evitando divulgar notícias negativas.
Considerando a página da previdência social no Twitter, julgue os seguintes itens.
Ao assinar o RSS feed na página, o usuário passa a receber os tweets da previdência atualizados automaticamente.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas características, julgue os itens de 85 a 96.
No jornalismo digital, em que se exige a produção de notícias em tempo real, impõe-se um modelo de produção com menor quantidade de matérias sobre o assunto, priorizando-se a veiculação destas no momento da ocorrência dos fatos.
A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.
O rádio via Web democratiza a produção e o acesso à informação jornalística, uma vez que não é necessário qualquer tipo de autorização do governo para que uma emissora radiofônica divulgue conteúdo pela Internet.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
A imprensa tem as próprias pautas, mas tentar disseminar as pautas da sua organização é parte do papel de um assessor de imprensa.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O planejamento estratégico de comunicação baseia-se na escolha de uma metodologia gerencial voltada para resultados eficazes, na participação da área de comunicação da gestão estratégica da instituição e na valorização de uma cultura organizacional corporativa. Com relação ao planejamento estratégico de comunicação, julgue os itens seguintes.
A elaboração de mapas corporativos estratégicos, que estabelecem objetivos, metas e indicadores, é um dos elementos que compõem a metodologia moderna de planejamento estratégico.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.
O position paper deve ser acionado prioritariamente em temas relevantes, polêmicos ou complexos.
No apoio a eventos, o assessor de imprensa é responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação.
A produção de artigos só deve ser conduzida quando o assessorado tiver tempo e disposição para escrever o texto, não se admitindo que o assessor atue como ghost-writer.
A pauta exclusiva é um recurso oportuno porque, no meio jornalístico, não há restrições à prática de se garantir exclusividade a determinado jornalista ou veículo de comunicação.
O publieditorial, ou informe publicitário, por conter material jornalístico, deve ser redigido e apresentado de forma congruente e igual à linha editorial e gráfica do veículo de comunicação em que está sendo publicado.
Por meio da segmentação dos públicos, é possível adequar os meios e as mensagens que devem ser usados para se chegar a cada um deles. É possível, também, identificá-los e analisá-los quanto ao poder que possuem de influenciar as decisões das instituições. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
Diretores, gerentes e servidores compreendem melhor e mais profundamente o que faz a instituição do que os públicos externos.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
Uma estratégia importante no jornalismo digital é registrar a hora em que a notícia foi disponibilizada, para demonstrar o grau de atualidade da matéria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...