Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O termo jornalismo de verificação surge com Bill Kovach e Tom Rosenstiel (Os Elementos do Jornalismo) e retrata mudanças no jornalismo, entre elas, a técnica da prosecutorial editing, ou edição cética. Acerca dessa técnica, assinale a opção correta.

  • A.

    Esse método privilegia o uso de fontes anônimas, uma vez que avalia com ceticismo o recurso às fontes oficiais de informação.

  • B.

    É eficaz para identificar os jornalistas não comprometidos, uma vez que seu objetivo é desvendar interesses ocultos pelo redator.

  • C.

    A edição cética é uma espécie de cocriação, porque possibilita ao leitor e(ou) espectador avaliar a matéria antes de ela ser publicada.

  • D.

    Essa técnica foi elaborada para remover, sobretudo os erros inconscientes de afirmação e narrativa.

  • E.

    Para garantir a exatidão e a precisão das informações, a cada edição cética acrescenta-se mais informação ao texto.

O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da administração e da comunicação, especialmente na área da publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se seguem.

O briefing, resumo informativo preliminar ao planejamento e à criação publicitária, deve conter, de forma precisa e completa, clara e objetiva, todas as informações que referenciem a solução de uma demanda de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os seguintes itens.

Acessar um conteúdo na Web significa apenas fazer a leitura de uma notícia.

  • C. Certo
  • E. Errado

É função de relações públicas o estabelecimento de diálogo entre a organização e a sociedade na qual essa organização está inserida. As redes de relacionamento que se formam a partir dessa prática são determinantes da reputação institucional. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Reputação é o reflexo do que a organização é, de como se projeta, e das percepções e dos interesses que gera nos stakeholders.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à pauta na prática jornalística, assinale a opção correta.

  • A.

    Para respeitar o deadline, o repórter deve confiar nas orientações da pauta e centrar sua apuração nas fontes previamente identificadas e catalogadas, uma vez que outros pontos de vista e comentários podem desviar o foco da matéria.

  • B.

    Esgota todas as possibilidades acerca de um fato jornalístico, ficando o repórter orientado sobre fontes, ângulos, ênfases e opiniões, porque é montada mediante raciocínio dedutivo, o que garante espaço para a formulação de novas hipóteses.

  • C.

    Pode servir de guia investigativo; quando isso ocorre, não é necessário que o repórter consulte tratamentos diferentes a respeito do mesmo evento nem pesquise e relacione fatos antecedentes.

  • D.

    É impossível seguir um fio condutor para uma investigação jornalística, portanto, não há como se estabelecer metas nem direcionar o propósito da reportagem por meio da pauta.

  • E.

    Em vez de funcionar como um mapeamento sobre o caso em questão ou um planejamento investigativo, a pauta, por vezes, se torna tão detalhista e extensa que se apresenta como uma receita completa de como cada repórter deve conduzir a sua reportagem.

 

Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve considerar estritamente os dados de programação de mídia baseados em veículos, programas, audiência e preço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os seguintes itens.

O jornalismo no formato digital exige adequações às características dos profissionais aos chamados new media.

  • C. Certo
  • E. Errado

É função de relações públicas o estabelecimento de diálogo entre a organização e a sociedade na qual essa organização está inserida. As redes de relacionamento que se formam a partir dessa prática são determinantes da reputação institucional. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Redes de relacionamento são grupos de interesse que possuem credibilidade junto à organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A imagem acima descreve, em forma de diagrama, o processo de reportagem hipermídia. Com relação às características desse tipo de reportagem, assinale a opção correta.

  • A.

    O modelo hipermídia evidencia a necessária separação entre os sistemas de apuração, de publicação e de distribuição, em função da sistemática da produção jornalística e, principalmente, da instantaneidade ou atualização próprias do jornalismo digital.

  • B.

    O repórter hipermídia considera que o leitor procede à navegação pelos conteúdos por meio das seguintes estratégias de leitura: rastreamento, busca, exploração e divagação.

  • C.

    O modelo se caracteriza por uma reportagem ao mesmo tempo multilinear ou arbórea, pois a redação final deve-se estruturar como pirâmide invertida hipertextual.

  • D.

    Trata-se de um modelo linear de estruturação da informação, que leva em consideração os hábitos tradicionais dos leitores.

  • E.

    O repórter se configura como um arquiteto de informação que se responsabiliza por elaborar um sistema de publicação que contemple modelos estruturados de narratividade e priorize a lógica da pirâmide invertida.

 

Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve, além de inserções, considerar outros fatores, como target e objetivos de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...