Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.

A teoria multifatorial da notícia explica a complexidade das condições de produção da notícia, que envolve uma multiplicidade de elementos, tais como fatores sociais, políticos, econômicos, ideológicos, históricos, tecnológicos e organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Motivados por crenças, práticas e comportamentos das coletividades às quais pertencem, públicos diferentes selecionam e interpretam de forma diferente uma mesma informação. As áreas de jornalismo das instituições têm procurado conhecer e segmentar esses públicos, de modo a aprimorar seus canais de distribuição e de interatividade. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

  • A. Uma central 0800 ligada à área da comunicação é um canal de interatividade.
  • B. Públicos é um conjunto de indivíduos ao qual se deve dirigir uma comunicação em duas mãos: ouvir e falar, enviar e receber.
  • C. As pesquisas permitem identificar e segmentar os públicos de uma instituição de forma fidedigna.
  • D. Segmentar públicos é defini-los por categorias fundamentadas basicamente em aspectos sociais.
  • E. As informações que chegam aos públicos precisam ter coerência de conteúdo para que produzam credibilidade.

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.

Excluem-se das atribuições do marketing de relacionamento a captação e a fidelização de públicos, porque essas são atribuições do marketing comercial, que envolve clientela e comercialização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.

Os estudos construtivistas sobre o jornalismo explicam como as notícias são produzidas, com ênfase para duas etapas: a pauta e a edição. Nessa perspectiva, o repórter exerce um papel neutro, limitando-se a relatar de forma objetiva os fatos por ele apurados.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Teoria da Cauda Longa, desenvolvida pelo economista e jornalista Chris Andherson, depois da convergência digital e da Internet, as preferências dos consumidores migraram dos poucos produtos considerados hits, os mais procurados, para um grande número de produtos de nicho, cuja procura é feita por segmentos específicos de públicos. Para demonstrar essa mudança, criou-se um gráfico em que tais preferências aparecem representadas por uma cauda longa, daí o nome da teoria. Aplicada ao jornalismo, essa teoria se faz sentir na proliferação de sítios amadores de informação, provocando queda de mais de um terço na circulação dos jornais impressos e mostrando o efeito da Cauda Longa sobre empresas jornalísticas tradicionais. Com relação a essas informações e a respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Essa teoria, por ser econômica, não interfere em nada na vida das empresas jornalísticas.
  • B. A queda na circulação de jornais impressos pode ser atribuída ao fato de que, na Internet, o usuário tem acesso a diversas fontes de informação, sem custo e com maior rapidez.
  • C. A Teoria da Cauda Longa surgiu para atender aos internautas que não tinham grande poder aquisitivo.
  • D. Produtos de nicho têm baixa qualidade, sejam eles ideias, arte ou bens de consumo.
  • E. Os sítios jornalísticos amadores têm como foco principal reproduzir o que o jornalismo tradicional rejeita por motivos técnicos.

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A universalização do acesso à Internet é uma questão de inclusão digital e, exatamente por isso, desvinculada do campo da comunicação, que se ocupa da inclusão social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.

No estudo sobre as condições de produção da notícia, os valoresnotícia são apresentados como elementos autônomos, independentes, objetivos e duradouros. São como molduras (frames) para acomodar o enquadramento dos fatos noticiados. Por serem neutros e isentos, são os valores-notícia os responsáveis pela objetividade das notícias.

  • C. Certo
  • E. Errado

O jornalismo on-line surgiu a partir da convergência digital e, diferentemente do jornalismo impresso, em que as assinaturas geram grande parte da receita, sua única fonte de receita são as verbas publicitárias. O assunto tem gerado polêmica e dividido a opinião de jornalistas. A partir dessas informações, assinale a opção correta.

  • A. A convergência digital foi promovida pelos publicitários.
  • B. As verbas publicitárias migraram para a Internet, porque os anunciantes não tinham retorno de suas aplicações na mídia impressa.
  • C. No jornalismo on-line, os jornalistas são obrigados pelos anunciantes a escrever acerca dos produtos e das empresas que eles representam.
  • D. A opinião divergente dos jornalistas não é apenas uma resistência ao meio digital, mas também uma resistência às verbas publicitárias como forma de sustentação do jornalismo on-line.
  • E. A tendência do jornalismo impresso é acabar devido à ampliação da frequência do jornalismo on-line.

As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto, defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais tradicionais — onde a informação é transmitida em uma só direção — são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.

As NTICs vêm promovendo a aproximação de mercados e de indivíduos em todo o mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos dos meios de comunicação de massa na sociedade.

O estudo das funções dos meios de comunicação na sociedade interrompeu a tradição da análise dos efeitos dos meios de comunicação na sociedade, de modo que a perspectiva dos efeitos foi complemente superada na tradição norte-americana de pesquisa em comunicação, a partir de 1940.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...