Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que um jornalista vai gravar um teaser para o noticiário da noite, a respeito de tema pautado pela assessoria de imprensa. Isso significa que
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O editor pede ao repórter para produzir um texto adicional, logo abaixo de uma matéria, com título em corpo menor do que o corpo do título principal, mas ligado à matéria principal por uma nítida relação de conteúdo. Nesse caso, o editor deseja um(a)
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da produção jornalística para TV, assinale a opção correta.
Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os métodos qualitativo e quantitativo excluem-se um ao outro.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Beltrão foi um professor brasileiro pioneiro nos estudos de folkcomunicação, considerada por muitos a primeira teoria brasileira no campo da comunicação. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Mídias sociais são ferramentas de comunicação online que dão suporte à interação e ao compartilhamento de informações entre indivíduos. Constituem redes sociais na medida em que o conteúdo construído, discutido e alimentado pelos internautas cria um modelo de envolvimento e de relacionamento entre as pessoas. Fóruns, blogs e sítios são exemplos dessas mídias. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
As mídias sociais são instrumentos de marketing direto.
A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.
A tecnologia do RSS permite que os usuários da Internet se inscrevam em sítios que fornecem feeds (alimentações) e que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Esse é um recurso de apropriação ainda incipiente pelo webjornalismo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.
Na história das teorias da comunicação, a teoria hipodérmica foi a primeira tentativa de explicar as condições de produção da notícia, a partir da relação entre estímulo (emissores) e resposta (leitores e anunciantes).
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Cláudio Nucci (1992, p. 1-3) defendia que os assessores de imprensa não deviam ser considerados jornalistas. Segundo ele, a diferença principal entre os dois era que o jornalista representa e defende os interesses dos seus leitores, escuta a comunidade, investiga, confronta, analisa e publica, enquanto o assessor de imprensa trabalha os interesses dos clientes.
Em seu Manual de Imprensa, versão eletrônica de 2007, a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) afirma que o segmento de assessoria de imprensa é o que mais emprega jornalistas, sendo responsável pela criação de um vínculo de confiança com os veículos de comunicação. Segundo a FENAJ, são atividades de assessoria de imprensa, entre outras, o envio frequente de informações jornalísticas das organizações para os veículos de mídia, o agendamento de entrevistas e a organização de coletivas.
Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias eletrônicas, julgue os itens subsequentes.
Considere o texto seguinte, reproduzido da Internet (www.mc.gov.br).
Ministério das Comunicações comemora o Dia do Carteiro
Profissionais são o símbolo dos Correios e entregam 40 milhões de objetos todos os dias
Brasília – Eles são conhecidos por todos os brasileiros. Não há uma pequena localidade no país em que eles não cheguem, levando cartas e encomendas, faça chuva ou sol.
A informação transcrita no texto acima é um exemplo de notícia institucional sem personalização, ou seja, refere-se à instituição (Ministério das Comunicações) e a uma categoria profissional de relevância social reconhecida no Brasil (os carteiros).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...