Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere que um jornalista vai gravar um teaser para o noticiário da noite, a respeito de tema pautado pela assessoria de imprensa. Isso significa que

  • A. o jornalista vai fazer a reportagem, mas a sua veiculação será definida posteriormente.
  • B. a reportagem vai ser disponibilizada para veiculação naquele mesmo dia.
  • C. o jornalista fará uma pequena chamada ou anúncio da notícia, para despertar o interesse do público.
  • D. o jornalista incluirá um comentário pessoal no conteúdo da reportagem.
  • E. a reportagem será feita ao vivo.

O editor pede ao repórter para produzir um texto adicional, logo abaixo de uma matéria, com título em corpo menor do que o corpo do título principal, mas ligado à matéria principal por uma nítida relação de conteúdo. Nesse caso, o editor deseja um(a)

  • A. sub-retranca, texto complementar que, muitas vezes, é diagramado no meio das colunas do texto principal.
  • B. moldura, texto que apoia e complementa a matéria principal.
  • C. retícula, matéria cercada por moldura de texto, constituída de fios ou vinhetas.
  • D. janela de conteúdo, que acrescenta informações adicionais ao texto principal.
  • E. suelto, alternativa técnica para dividir um conteúdo grande de informações, de maneira a facilitar a leitura.

A respeito da produção jornalística para TV, assinale a opção correta.

  • A. O flash é uma entrada ao vivo no noticiário para tratar de um fato que está ocorrendo naquele momento.
  • B. A cabeça de uma matéria corresponde à chamada dada pelo apresentador no bloco imediatamente anterior àquele no qual ela será transmitida.
  • C. Off é a narração do apresentador ou do repórter enquanto as imagens da notícia vão sendo expostas.
  • D. Pé é a segunda metade de uma reportagem televisiva.
  • E. Caco são os comentários gestuais feitos pelo apresentador durante a narração de uma reportagem.

Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os métodos qualitativo e quantitativo excluem-se um ao outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luiz Beltrão foi um professor brasileiro pioneiro nos estudos de folkcomunicação, considerada por muitos a primeira teoria brasileira no campo da comunicação. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A. Uma característica dos estudos de folkcomunicação é o estudo da comunicação popular não a partir da confrontação com os meios de comunicação de massa ou do referencial do observador, mas como manifestação própria dentro de determinado grupo cultural.
  • B. O conceito de folkcomunicação foi desenvolvido como contraponto ao surgimento da Internet.
  • C. Os estudos de folkcomunicação lidam, essencialmente, com o resgate de procedimentos de comunicação em vias de extinção.
  • D. O termo folkcomunicação refere-se ao estudo dos processos de comunicação que envolvem produtores de artefatos artesanais.
  • E. Os chamados jornais populares são um objeto científico típico da folkcomunicação.

Mídias sociais são ferramentas de comunicação online que dão suporte à interação e ao compartilhamento de informações entre indivíduos. Constituem redes sociais na medida em que o conteúdo construído, discutido e alimentado pelos internautas cria um modelo de envolvimento e de relacionamento entre as pessoas. Fóruns, blogs e sítios são exemplos dessas mídias. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

As mídias sociais são instrumentos de marketing direto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.

A tecnologia do RSS permite que os usuários da Internet se inscrevam em sítios que fornecem feeds (alimentações) e que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Esse é um recurso de apropriação ainda incipiente pelo webjornalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.

Na história das teorias da comunicação, a teoria hipodérmica foi a primeira tentativa de explicar as condições de produção da notícia, a partir da relação entre estímulo (emissores) e resposta (leitores e anunciantes).

  • C. Certo
  • E. Errado

Cláudio Nucci (1992, p. 1-3) defendia que os assessores de imprensa não deviam ser considerados jornalistas. Segundo ele, a diferença principal entre os dois era que “o jornalista representa e defende os interesses dos seus leitores, escuta a comunidade, investiga, confronta, analisa e publica, enquanto o assessor de imprensa trabalha os interesses dos clientes.”

Em seu Manual de Imprensa, versão eletrônica de 2007, a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) afirma que o segmento de assessoria de imprensa é o que mais emprega jornalistas, sendo responsável pela criação de um vínculo de confiança com os veículos de comunicação. Segundo a FENAJ, são atividades de assessoria de imprensa, entre outras, o envio frequente de informações jornalísticas das organizações para os veículos de mídia, o agendamento de entrevistas e a organização de coletivas.

Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Durante os governos militares, houve maior independência da assessoria de imprensa.
  • B. Os jornalistas devem investigar e relatar fatos de forma a melhor defender os interesses dos clientes (leitores) e patrões.
  • C. O envio de releases e o contato permanente entre assessoria e veículos de comunicação é uma das funções das modernas assessorias de imprensa.
  • D. O vínculo de confiança pode ser criado, por exemplo, a partir de uma contrapartida financeira.
  • E. Segundo a FENAJ, os assessores de imprensa concorrem com os jornalistas em vagas de emprego em veículos de mídia.

Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias eletrônicas, julgue os itens subsequentes.

Considere o texto seguinte, reproduzido da Internet (www.mc.gov.br).

Ministério das Comunicações comemora o Dia do Carteiro

Profissionais são o símbolo dos Correios e entregam 40 milhões de objetos todos os dias

Brasília – Eles são conhecidos por todos os brasileiros. Não há uma pequena localidade no país em que eles não cheguem, levando cartas e encomendas, faça chuva ou sol.

A informação transcrita no texto acima é um exemplo de notícia institucional sem personalização, ou seja, refere-se à instituição (Ministério das Comunicações) e a uma categoria profissional de relevância social reconhecida no Brasil (os carteiros).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...