Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O constante processo de mutação e de aperfeiçoamento tecnológico é um dos desafios dos profissionais de comunicação no desempenho de suas atividades multifacetadas. Essa nova realidade afeta tanto o nível de comunicação entre os diversos públicos das organizações, quanto a forma de gerenciamento nos negócios. Julgue os itens a seguir, relativos a esse assunto.
A linguagem das mídias sociais faz uso mínimo de palavras, o que provoca um retrocesso nos processos de comunicação.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A comunicação com o público precisa envolver ações que visem ao desenvolvimento e à cidadania. As atividades institucionais precisam ser exercidas com ética, para que a coisa pública seja objeto de visibilidade, transparência e controle. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
I Na comunicação com o público, as organizações só usam a área de jornalismo quando há problemas ou crises.
II Ética é um conjunto de princípios que diz respeito a todo ser humano.
III Instituições envolvidas em ações de responsabilidade social promovem cidadania.
IV Garantir transparência é responsabilidade de toda a instituição e não apenas da assessoria de imprensa.
V O controle da coisa pública é atribuição tanto das instituições, quanto da imprensa e de toda a sociedade.
Estão certos apenas os itens
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do jornalista, julgue os itens de 54 a 59.
Ombudsman — palavra de origem latina que designa o provedor — é o profissional externo ao veículo, encarregado de supervisionar a produção diária e corrigir as falhas da equipe.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O constante processo de mutação e de aperfeiçoamento tecnológico é um dos desafios dos profissionais de comunicação no desempenho de suas atividades multifacetadas. Essa nova realidade afeta tanto o nível de comunicação entre os diversos públicos das organizações, quanto a forma de gerenciamento nos negócios. Julgue os itens a seguir, relativos a esse assunto.
A Internet, em especial por meio das mídias sociais, gerou uma nova realidade de comunicação que envolve manipulação e direcionamento de informações.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As grandes instituições públicas do país possuem em sua estrutura veículos de comunicação institucional que incluem jornal, rádio, TV e agência de notícias em tempo real, além de uma assessoria de imprensa ou de comunicação. Cada um desses veículos possui particularidades, mas todos trabalham conteúdos de interesse e buscam a adequação de linguagem na informação ao cidadão.
Tendo o texto acima como referência e acerca dos múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tantas vezes denunciada pelo seu potencial alienante, a comunicação de massa tem angariado patamares de legitimação em seu papel social. Considerando os fatores dessa mudança, julgue os itens que se seguem.
A Internet se afirmou mundialmente não apenas como uma ferramenta de interconectividade. Ela transcendeu o conceito de meio, transformando-se em hipermeio.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
A audiência do rádio pode ser considerada, por padrão, ampla, anônima e heterogênea.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
Não recomendada para a mídia impressa, a voz passiva é mais utilizada que a voz ativa na redação para o rádio, por se tratar de uma mídia de massa que valoriza a informalidade, a naturalidade da fala e o coloquialismo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
Faz parte do discurso radiofônico a escolha das palavras com base na sua eufonia, ou seja, no fato de soarem bem aos ouvidos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.
Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital que permite aos usuários acompanhar a sua atualização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...