Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O constante processo de mutação e de aperfeiçoamento tecnológico é um dos desafios dos profissionais de comunicação no desempenho de suas atividades multifacetadas. Essa nova realidade afeta tanto o nível de comunicação entre os diversos públicos das organizações, quanto a forma de gerenciamento nos negócios. Julgue os itens a seguir, relativos a esse assunto.

A linguagem das mídias sociais faz uso mínimo de palavras, o que provoca um retrocesso nos processos de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação com o público precisa envolver ações que visem ao desenvolvimento e à cidadania. As atividades institucionais precisam ser exercidas com ética, para que a coisa pública seja objeto de visibilidade, transparência e controle. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

I Na comunicação com o público, as organizações só usam a área de jornalismo quando há problemas ou crises.

II Ética é um conjunto de princípios que diz respeito a todo ser humano.

III Instituições envolvidas em ações de responsabilidade social promovem cidadania.

IV Garantir transparência é responsabilidade de toda a instituição e não apenas da assessoria de imprensa.

V O controle da coisa pública é atribuição tanto das instituições, quanto da imprensa e de toda a sociedade.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, III, IV e V.
  • E. II, III, IV e V.

Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do jornalista, julgue os itens de 54 a 59.

Ombudsman — palavra de origem latina que designa o provedor — é o profissional externo ao veículo, encarregado de supervisionar a produção diária e corrigir as falhas da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

O constante processo de mutação e de aperfeiçoamento tecnológico é um dos desafios dos profissionais de comunicação no desempenho de suas atividades multifacetadas. Essa nova realidade afeta tanto o nível de comunicação entre os diversos públicos das organizações, quanto a forma de gerenciamento nos negócios. Julgue os itens a seguir, relativos a esse assunto.

A Internet, em especial por meio das mídias sociais, gerou uma nova realidade de comunicação que envolve manipulação e direcionamento de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

As grandes instituições públicas do país possuem em sua estrutura veículos de comunicação institucional que incluem jornal, rádio, TV e agência de notícias em tempo real, além de uma assessoria de imprensa ou de comunicação. Cada um desses veículos possui particularidades, mas todos trabalham conteúdos de interesse e buscam a adequação de linguagem na informação ao cidadão.

Tendo o texto acima como referência e acerca dos múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

  • A. Os cidadãos não acreditam nos veículos de comunicação institucionais.
  • B. A diferença entre uma assessoria de imprensa e uma de comunicação é o número de jornalistas que trabalha em uma e outra.
  • C. Tempo real é uma terminologia diretamente ligada ao jornal impresso.
  • D. Adequar linguagem é reproduzir o discurso determinado pela instituição.
  • E. Os veículos de comunicação institucionais prestam informações e interagem com os diversos públicos da instituição por meio de produtos e serviços que estabelecem canais de comunicação adequados às particularidades desses públicos.

Tantas vezes denunciada pelo seu potencial alienante, a comunicação de massa tem angariado patamares de legitimação em seu papel social. Considerando os fatores dessa mudança, julgue os itens que se seguem.

A Internet se afirmou mundialmente não apenas como uma ferramenta de interconectividade. Ela transcendeu o conceito de meio, transformando-se em hipermeio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.

A audiência do rádio pode ser considerada, por padrão, ampla, anônima e heterogênea.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.

Não recomendada para a mídia impressa, a voz passiva é mais utilizada que a voz ativa na redação para o rádio, por se tratar de uma mídia de massa que valoriza a informalidade, a naturalidade da fala e o coloquialismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.

Faz parte do discurso radiofônico a escolha das palavras com base na sua eufonia, ou seja, no fato de soarem bem aos ouvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital que permite aos usuários acompanhar a sua atualização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...