Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo e no Brasil, julgue os itens seguintes.
Nos Estados Unidos da América, a redução na circulação dos jornais é acompanhada pela queda das receitas publicitárias e pela migração dos leitores para a Internet, o que tem provocado a falência de vários grupos de imprensa, além de causar reduções de efetivos nas redações de todo o país.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo e no Brasil, julgue os itens seguintes.
Para que deixem de ser considerados produtos dispensáveis, os jornais devem inovar na abordagem dos fatos e investir na interpretação dos acontecimentos, dando destaque à informação inédita, ao ângulo pouco explorado, ao detalhe capaz de prender a atenção do leitor na banca, buscando não repetir aquilo que a TV e a Internet já divulgaram.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
O conceito de imprensa liberal aplica-se plenamente ao período colonial, quando os jornais impressos, a exemplo do Correio Braziliense, eram comprometidos apenas com seus leitores e os anunciantes, sem interferências políticas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto às características e funções dos jornalistas, julgue os itens que se seguem.
Pauteiro é o profissional que propõe a pauta, conjunto de assuntos cobertos pela editoria e que contém indicações ao repórter para orientá-lo sobre os ângulos a serem abordados em determinada notícia, entre outras finalidades.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do jornalista, julgue os itens de 54 a 59.
A convergência tecnológica — expressa pela possibilidade de agregar diferentes formatos informativos em uma mesma mídia — transformou o perfil profissional dos jornalistas, que precisam dominar mais de uma linguagem midiática para construir suas narrativas. Como exemplo desse novo perfil profissional podem-se citar os comentaristas que atuam em jornais impressos, televisão, rádio e ainda mantêm blogs na Internet, quase sempre ligados aos portais dos veículos onde atuam.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
Em relação às limitações de autonomia editorial, é correto afirmar que o período do Estado Novo (1937- 1945) e o do regime militar (1964-1985) apresentam semelhanças em relação ao controle dos conteúdos divulgados, ressalvadas as especificidades de cada época em relação ao regime político e ao tipo de censura de cada período.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.
Lide é a linha ou o parágrafo inicial de um texto jornalístico em que é introduzido, de forma resumida, o conteúdo tratado.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto ao processo de apuração e de pesquisa de informações, julgue os itens subsequentes.
A profusão de novas tecnologias ampliou a capacidade de análise informatizada e permitiu um acesso quase irrestrito dos jornalistas investigativos a bancos de dados e fontes estatísticas, aumentando as possibilidades de investigação, mesmo à distância e com menores gastos.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
Historicamente, do ponto de vista da análise dos meios de comunicação de massa no Brasil, é correto afirmar que a emergência de revistas ilustradas representou a primeira manifestação de produções editoriais baseadas nos pressupostos efetivos da cultura de massa, nos moldes norte-americanos. Entre essas revistas destaca-se O Cruzeiro, uma das pioneiras do gênero, que começou a ser publicada no final da década de 20 do século passado, pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens que se seguem.
Um elemento essencial para qualquer reportagem é o gancho jornalístico, que consiste na veracidade dos fatos apresentados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...