Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao direito fundamental à informação de relevante interesse público e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando esse dispositivo, julgue os próximos itens.
É dever do jornalista divulgar todas as informações que contribuam para o desenvolvimento social e para a democracia.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
As pesquisas de opinião, no âmbito institucional, são realizadas com base no modelo behaviorista do estímuloresposta: a organização disponibiliza um questionário (estímulo) e espera receber as respostas de acordo com os seus objetivos (resultados). Nessa perspectiva, os resultados das pesquisas são administrados e controlados, visto que cada indivíduo é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.
O título de uma obra impresso no ante-rosto, sem indicação de autor ou de editor, é denominado falso-título.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens, referentes ao planejamento e à execução de atividades de relações públicas.
A auditoria de comunicação organizacional tem a função de corrigir os rumos do planejamento estratégico em situações de crise empresarial.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
De acordo com o texto, clima de opinião refere-se a uma tendência de opinião existente em um momento específico, sujeito a eventuais interferências e conseqüentes mudanças.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.
O formato de um jornal tablóide equivale a dois terços de um jornal no formato standard.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.
O sistema comunicacional é fundamental para o processamento das funções administrativas internas e para o relacionamento das organizações com o meio externo.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
As notícias interferem diretamente no clima de opinião, pois o julgamento das pessoas sobre a realidade está condicionado, em grande medida, às informações que elas recebem via meios de comunicação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.
O trabalho da ouvidoria em uma empresa permite criar um canal de comunicação permanentemente aberto e individualizado entre o alto escalão da empresa e seus clientes.
Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
No Brasil, um dos problemas centrais das matérias relacionadas à ciência em jornal diário é que, dadas as peculiaridades deste, não é possível o aprofundamento de temas de cunho científico, cuja compreensão, por vezes, é difícil até mesmo para o jornalista. Ciência passa, então, a ter fisionomia de aventura, de algo fantástico. A partir da sua exposição na Internet, passa a ter aparência gloriosa.
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