Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
Considerando o planejamento como um processo sistematizado, o plano, o programa e o projeto são documentos diferentes desse processo.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Cada vez mais, as organizações precisam ter consciência do impacto que suas ações causam à comunidade. A importância das ações de responsabilidade social para o desenvolvimento da sociedade é inquestionável. Fernarda Gabriela Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativa. In: Margarida M. Krohling. Kunsch, Waldemar Luiz (Orgs.).
A partir do texto e no que se refere a empresa e a responsabilidade social, julgue os próximos itens.
O termo responsabilidade social implica a obrigação da organização de responder pelas suas próprias ações junto à sociedade. Sendo assim, infere-se que responsabilidade social envolve ética.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.
A retórica e a argumentação política são similares às utilizadas em campanhas publicitárias, sendo a verdade mais provável do que realmente fruto da razão pensante sobre os fatos que acontecem, o que não lhes tira o mérito e justifica que, em termos de marketing, a argumentação utilizada para se vender um produto se identifique com a utilizada para se vender um político.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Conforme o texto, a comunicação governamental, uma modalidade de comunicação institucional, tem o objetivo de fornecer informação de qualidade ao cidadão acerca do que ocorre no âmbito governamental. Essa informação qualificada deve ser entendida como informação isenta, apartidária e de interesse público.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas rotinas de produção jornalísticas existem as pautas corriqueiras e as pautas especiais. As primeiras são entendidas como os assuntos factuais a serem cobertos a fim de permitir ao leitor acompanhar os temas da ordem do dia. Já as pautas especiais se referem a coberturas diferenciadas, com aprofundamento e planejamento mais amplo, como no caso de matérias para cadernos especiais, encartes, suplementos etc.
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Cada vez mais, as organizações precisam ter consciência do impacto que suas ações causam à comunidade. A importância das ações de responsabilidade social para o desenvolvimento da sociedade é inquestionável. Fernarda Gabriela Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativa. In: Margarida M. Krohling. Kunsch, Waldemar Luiz (Orgs.).
A partir do texto e no que se refere a empresa e a responsabilidade social, julgue os próximos itens.
A atuação leviana de empresas e instituições em ações relacionadas ao meio ambiente pode causar danos à comunidade.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.
O raciocínio publicitário não se baseia em premissas, uma maior do que a outra, que levem à conclusão racional; ao contrário, é retórico e argumentativo, em prol não da verdade objetiva em si, mas das possibilidades e virtualidades de produtos, instituições e serviços.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue o item subseqüente.
A relação entre a área comercial e a redação, realidade da mídia contemporânea, deve ser considerada pelos profissionais de comunicação empresarial para que possam identificar tráficos de influência, sobretudo os que estejam favorecendo concorrentes.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
A pauta deve indicar, obrigatoriamente, o lide, o sublide, o título, o enquadramento e as fontes. Assim, o repórter jamais pode fugir aos elementos previstos na pauta, independentemente da natureza do veículo de comunicação. De acordo com esse pressuposto, considera-se correto o seguinte exemplo de pauta:
O QUÊ: Entrevista coletiva no Ministério da Fazenda
QUANDO: Horário a confirmar
ONDE: Auditório
ASSUNTO: Crise e outros
ENTREVISTADOS: A confirmar
O QUE PERGUNTAR: Ver release
TIPO DE MATÉRIA: Texto-legenda
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