Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A pesquisa em relações públicas tem por objetivo conhecer a organização, seus públicos e a opinião desses públicos sobre a organização, além de proceder a uma avaliação sobre os ambientes interno e externo para identificar implicações que possam afetar os relacionamentos. Dados resultantes da aplicação dessas pesquisas são utilizados na elaboração de propostas de comunicação.
Pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas, e as técnicas aplicadas na coleta dos dados envolvem entrevistas pessoais, questionários de auto-preenchimento e grupos focais, entre outros.
Acerca do assunto abordado no texto e com relação a pesquisa de opinião, julgue os itens que se seguem.
A opinião dos públicos nas pesquisas envolve julgamento.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da aplicação dos gêneros de redação publicitária, com base nos textos I e II, julgue os itens que se seguem.
Pelas características gerais da redação do texto, é correto afirmar que se trata de anúncio do tipo narcisista, pois é centrado nos sentimentos do receptor, o que se pode inferir pelo início do texto II "Para você é leite".
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
A reportagem investigativa não segue critérios préestabelecidos por uma pauta, visto que, ao contrário da notícia, a produção de uma reportagem decorre de trabalho de investigação pessoal e é exclusiva de um repórter, sem interferências de outros atores jornalísticos. Assim, é correto afirmar que a reportagem investigativa é autoral, como uma obra literária.
A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.
O marketing de massa consiste na divisão do mercado em grupos distintos.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da aplicação dos gêneros de redação publicitária, com base nos textos I e II, julgue os itens que se seguem.
Pela leitura do texto II, infere-se que se trata de uma peça típica de campanha institucional de utilidade pública.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O jornalismo especializado se caracteriza principalmente pelo uso de linguagem erudita, visto que é dirigido a um público também especializado. Nessa categoria se enquadram os suplementos infantis, as revistas em quadrinhos, as revistas de moda e de culinária.
A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.
Nos canais de comunicação pessoal, duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente. Esses canais são eficientes, pois permitem um contato direto e um pronto feedback. A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens seguintes.
Ao considerar o cidadão um receptor ambivalente, os pressupostos da comunicação pública se coadunam com as teorias de recepção, as quais encaram o receptor como sujeito ativo do processo de comunicação. Entre os estudiosos que enfatizam o papel do receptor no processo comunicativo destaca-se Jesus Martin-Barbero.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
No início do século passado, Ferdinand de Saussure identificou a palavra como imagem acústica; hoje, destacam-se os microcomputadores como suportes da comunicação, dado que são fundamentais para o uso da linguagem por meio de tecnologia digital.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da aplicação dos gêneros de redação publicitária, com base nos textos I e II, julgue os itens que se seguem.
No texto II, a atriz Camila Pitanga é citada como madrinha da campanha do Ministério da Saúde. Tecnicamente, esse recurso é utilizado como mecanismo de fortalecimento da mensagem, com base na visibilidade pública do comunicador, visto que se trata de uma atriz bastante conhecida pelo público. Entretanto, o recurso só se justifica porque a atriz está amamentando seu filho recém-nascido, fato que também é de amplo conhecimento público.
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