Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.

A comunicação de massa consagrou a estratégia de realização de discurso político em palanques de praças públicas, a qual remonta à utilização da Ágora grega, onde oradores se dirigiam à platéia presente, para expor e debater suas idéias. No entanto, a partir das últimas décadas do século XX, utilizando-se a televisão e outros modernos meios de comunicação, foi criado o palanque eletrônico, onde se realiza um discurso político que difere do apresentado em praças e ruas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de redação, julgue os próximos itens.

A pirâmide invertida pressupõe o uso do lead e a hierarquização do conteúdo da notícia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que o grande desafio das organizações na atualidade é gerar relacionamento efetivo, eficaz e duradouro com seus públicos, buscando, com isso, o fortalecimento do seu conceito institucional, julgue os itens a seguir.

Em um processo de comunicação organizacional, não são consideradas necessariamente as atividades de marketing e vendas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O prefeito, dizem os amigos, é um diplomata nato. Para convencer litigantes sobre a conveniência de um armistício ou adversários sobre a necessidade de um acordo, usa táticas parecidas: leva para uma das partes o resultado da conversa que teve com a outra, tratando de transmitir, à primeira, apenas comentários selecionados feitos pela segunda, e, em vez de citar os aspectos em que ambos divergem, enfatiza os pontos que têm em comum. Além disso, coloca na mesa sempre um cenário futuro, que desenha com lógica de engenheiro e paciência oriental. Dessa maneira, procura mostrar que, se, no presente, a conciliação ou o acordo implicam concessões desagradáveis, lá na frente, renderão dividendos muito compensadores. T. Oyama e N. Magalhães. O salvador do DEM. In: Veja, 5/11/2008, p.63. Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, o rádio é o recordista em sobrevivência midiática, dado que, apesar de ter surgido nos anos 30/40 do século passado, permanece como um veículo forte de comunicação, mesmo após o surgimento da TV e da Internet. Esse fenômeno justifica-se pelo fato de, ao contrário do que ocorre na TV e na Internet, haver, no rádio, espaço para a realização de políticas de entendimento, servindo-se da intimidade que une locutores e ouvintes e de alguma tecnologia auditiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Afinar o discurso entre as fontes é tática essencial na gestão de crises e momentos em que a empresa está vulnerável diante da mídia e da opinião pública e corresponde ao compartilhamento de uma mesma visão de mundo diante de dificuldades enfrentadas pela corporação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à produção radiofônica, julgue os próximos itens.

Barriga é uma notícia inverídica, geralmente veiculada com grande alarde, mas sem má-fé, por um órgão de imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação social lida com a sociedade em aspectos como informação, entretenimento e aquisição de conhecimentos, constituindo, portanto, um processo dinâmico de troca de mensagens. Com referência aos diversos aspectos da publicidade e a propaganda, nesse processo, julgue os itens a seguir.

Ponto de venda é qualquer estabelecimento comercial que exponha serviços ou produtos para a venda aos consumidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação mídia e sociedade, julgue o próximo item.

Igualar o paraatleta olímpico ao atleta olímpico acaba sendo uma maneira, consciente ou não, de se eliminar as diferenças na sociedade, o que corrobora a idéia de que a sociedade divulgada pela grande mídia é feita de igualdades ou, quando muito, de diferenças sem maior importância.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Informações postas estrategicamente no noticiário buscando gerar desdobramentos imediatos junto à opinião pública ou a determinados interesses caracterizam-se como follow-up.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à produção radiofônica, julgue os próximos itens.

Cozinhar é o trabalho de reescrever um texto originário da própria redação ou de outro veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...