Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do texto acima, julgue os itens de 87 a 89, relativos à comunicação empresarial.

Em períodos natalinos, as vendas só interessam às empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da produção do texto e da notícia, julgue os itens que se seguem.

O lead não se aplica ao release.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base do tema do texto acima, julgue os seguintes itens.

A segmentação é possivel porque o mercado é homogêneo no que diz respeito à reação do cliente em relaçao aos esforçoes de marketing de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

O material pago a ser veiculado sob a forma de matéria jornalística e caracterizado ostensivamente como informe publicitário é o chamado sampling.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma organização pública, a comunicação faz parte do serviço prestado pelo órgão, razão pela qual as informações jornalísticas de uma instituição pública devem estar focadas no cidadão, na cidadania e no devido decoro. A partir de tais premissas, julgue os itens a seguir.

Conteúdos jornalísticos originários de instituições públicas, por não serem informações de massa, não têm necessariamente de passar pela tradução de termos técnicos, sob pena de perderem em exatidão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Dado que, em épocas de recessão econômica, a publicidade sempre paga a conta, ela já estaria incluída na nova arquitetura mencionada no texto, mesmo porque a sua linguagem não iria conseguir convencer a se comprar o que realmente não se pode.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há décadas a teoria do gatekeeping (seleção de informações) vem tratando de explicar o processo de construção da realidade social. Exemplos concretos do processo de criação dessa realidade são observados diariamente tanto na forma como os noticiários de televisão editam protestos e discursos ou descrevem cenas de acidentes e crimes quanto na forma como as revistas de informação resumem os eventos mais importantes da semana e decidem o que será capa em determinado fim de semana. Também é exemplo do processo de criação a forma como os jornais descrevem pessoas e(ou) conceitos abstratos: guerrilheiro ou terrorista, esquerda ou direita, conservador ou liberal.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.

Utilizando-se como exemplo o processo de elaboração de uma grande reportagem de revista semanal, é correto afirmar que, nesse caso, exercem papel de gatekeepers (selecionadores) o pauteiro, o repórter, o fotógrafo, o editor e o redator-chefe (ou aqueles que exercem cargos similares/equivalentes, que tenham denominação diferenciada).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto acima e ao tema nele enfocado, julgue os itens subseqüentes.

Quase sempre, a crise pode ser encerrada com a mudança de apenas um dos fatortes determinantes que tenha impacto na mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que a assessoria de imprensa de determinada organização esteja elaborando proposta para atuação durante o próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão geral acerca do plano de comunicação anual e alguns instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem adotados no referido planejamento.

O áudio-release deve ser distribuído para veiculação em emissoras de televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.

Classifica-se como descritivo o seguinte lide: Se você pretende viajar no seu carro este fim de semana, encha o tanque mais cedo. Por determinação da PETROBRAS, os postos de todo o Brasil funcionarão apenas até às 17 horas de sexta-feira.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...