Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os se seguem. anúncios acima mostrados, julgue os itens que

A relação entre as imagens em xilogravura e o texto com regionalismo é redundante e não contribui para a fixação da mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade tecnologicamente definida e por apresentar desterritorialização das relações sociais, em que as novas tecnologias estabelecem a forma como os homens se relacionam entre si, julgue os próximos itens.

O surgimento do jornal online divide opiniões, pois muitos acreditam que esse tipo de jornal é a mais profunda alteração do jornal tradicional, enquanto outros afirmam se tratar de uma nova modalidade multimídia de jornalismo e que este deve acabar com o jornal impresso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.

O IBGE fornece, periodicamente, censos e pesquisas por amostragem, de forma a retratar a realidade brasileira por meio de seus indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos avanços históricos nas pesquisas em comunicação ocorreu quando o emissor perdeu parte de seu poder e os intermediários foram introduzidos nos estudos. A respeito das teorias de comunicação, julgue os itens que se seguem.

No modelo de dois passos (two step flow), considera-se que tanto a imprensa quanto os líderes de opinião influenciam o público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.

IBGE e IBOPE fornecem, periodicamente, pesquisas e amostras com objetivo de orientar o comportamento de consumidores e eleitores, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da SECOM e suas atribuições, julgue os itens que se seguem.

A Secretaria de Comunicação (SECOM) é a secretaria responsável pela comunicação da Presidência da República e atua para que as ações de comunicação obedeçam a critérios de transparência, adequação e racionalidade na aplicação dos recursos utilizados por esse órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos avanços históricos nas pesquisas em comunicação ocorreu quando o emissor perdeu parte de seu poder e os intermediários foram introduzidos nos estudos. A respeito das teorias de comunicação, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese de agenda-setting, os editores de veículos de comunicação desempenham importante papel na realidade social por meio da seleção e da classificação das informações que irão chegar ao público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nota à imprensa e nota oficial são documentos diferentes, muito embora só importem para as redações quando têm informações que, do ponto de vista dos editores, interessam aos leitores. Nesse sentido, julgue, no item que se segue, se estão corretas as correspondências entre o nome do documento e sua descrição.

Nota à imprensa: texto de esclarecimento redigido e divulgado para dar satisfações com relação a fato ocorrido, com a expectativa de que tenha aproveitamento midiático; Nota oficial: texto de esclarecimento redigido e divulgado sem o propósito expresso de dar satisfações à imprensa, embora seu conteúdo possa ter aproveitamento midiático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à história da comunicação e às políticas públicas no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Em 1950, Assis Chateaubriand inaugurou a TV Tupi, primeira emissora de televisão brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da SECOM e suas atribuições, julgue os itens que se seguem.

O plano de comunicação é elaborado todos os anos pela SECOM e estabelece políticas e diretrizes, consolidando a agenda das ações prioritárias para levar informação à sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...