Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere à produção jornalística, julgue os próximos itens.
Segundo a teoria do jornalismo, diagnóstico é uma das cinco fases do trabalho do assessor de imprensa em uma organização
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Notícia e reportagem comportam cada uma diferentes categorias, mas guardam entre si certas características próprias. Julgue os itens subseqüentes acerca dessas características.
São características da reportagem abranger mais conteúdo, maior extensão e profundidade, procurando apurar o fato, suas origens, seus efeitos e provocar debates.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima e os conceitos de título, lead e sublead, julgue os itens seguintes.
Trazido pelo jornalista Pompeu de Souza, o lead foi implantado no Brasil nos anos 50 do século passado, tendo sido o Diário Carioca o primeiro jornal brasileiro a utilizá-lo.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere a materiais jornalísticos, tais como press release e publicação interna, julgue os próximos itens.
No Brasil, a partir da década de 80 do século XX, com a redemocratização do país, com os novos padrões de competitividade e a necessidade das organizações de darem satisfações à sociedade, o release foi utilizado de forma abusiva, tornando-se veículo de promoção e venda, em detrimento da informação.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
No jornalismo, é comum o uso de enquetes para realizar curtos e rápidos levantamentos de opinião da comunidade, embora tal recurso não tenha a mesma validade de uma pesquisa de opinião, no sentido técnico.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No dia 1.º de dezembro de 2007, o jornal Folha de S. Paulo publicou a seguinte manchete "Tiroteio fere sete e causa pânico na estação Sé". Considerando essa manchete, julgue os itens a seguir.
A investigação acerca de como esse assunto fez parte das discussões das pessoas e de sua relação com o debate público sobre violência poderia ter a hipótese de agendasetting como base teórica.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Projeto editorial e projeto visual (gráfico) são o arcabouço do veículo impresso. Acerca desses projetos, julgue o item abaixo.
O primeiro diz respeito à linha jornalística adotada; o segundo vincula-se ao primeiro, pois coloca no espaço físico as idéias estipuladas pela linha escolhida. Enquanto o projeto editorial trata de temas, editoriais e colunas, o projeto visual cuida da apresentação, tentando fazer o veículo agradável.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima e os conceitos de título, lead e sublead, julgue os itens seguintes.
O sublead é uma criação brasileira desenvolvida por Carlos Lacerda na década de 50 do século passado, no jornal Tribuna de Imprensa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No dia 1.º de dezembro de 2007, o jornal Folha de S. Paulo publicou a seguinte manchete "Tiroteio fere sete e causa pânico na estação Sé". Considerando essa manchete, julgue os itens a seguir.
O responsável, na redação, pela seleção desse assunto para ocupar o noticiário seria caracterizado como um gatekeeper.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do processo gráfico, da tipologia e da diagramação, julgue os itens seguintes.
As marcas de finalização de matéria são constituídas por pequenos logotipos ou marcas que caracterizam os veículos, geralmente marcados por iniciais dos house organs, por símbolos ou figuras geométricas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...