Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
A técnica de grupos focais (focus groups) é adequada para pesquisas de opinião de natureza quantitativa, com grandes amostragens, com o propósito de captar dados objetivos dos inquiridos sobre o contexto internacional.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um dos avanços históricos nas pesquisas em comunicação ocorreu quando o emissor perdeu parte de seu poder e os intermediários foram introduzidos nos estudos. A respeito das teorias de comunicação, julgue os itens que se seguem.
A teoria denominada espiral do silêncio trata do conceito de meios de comunicação poderosos em sua capacidade de influenciar pessoas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo como base as categorias enumeradas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Classifica-se como notícias em geral (general news) a cobertura de ocorrências como entrevistas, reuniões políticas, atividades diplomáticas, congressos, cerimônias, manifestações, comícios, ciência e tecnologia, artes e espetáculos, desfiles, festas, desporto.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.
O IBOPE fornece, periodicamente, ou mediante contrato, amostras que retratam tendências da opinião pública brasileira.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à história da comunicação e às políticas públicas no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), extinto alguns meses após o suicídio de Vargas, havia sido por ele criado em seu segundo período de governo, na década de 50 do século XX, quando fora eleito democraticamente.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
As perguntas de controle são utilizadas nas pesquisas de opinião para aperfeiçoar os instrumentos de interatividade. Esse recurso é largamente utilizado nas enquetes realizadas pelos portais corporativos sobre temas de interesse geral.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da história da imprensa no Brasil, julgue os itens a seguir.
Pompeu de Sousa foi contrário ao lead e à objetividade jornalística.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Notícia e reportagem comportam cada uma diferentes categorias, mas guardam entre si certas características próprias. Julgue os itens subseqüentes acerca dessas características.
A notícia caracteriza-se por descrever o fato e, no máximo, seus efeitos e conseqüências.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de temas atuais de comunicação social no Brasil, julgue os itens a seguir.
O jornal Valor Econômico é resultado de projeto que reúne as Organizações Globo e o grupo que edita o jornal O Estado de S.Paulo.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
Em uma instituição governamental, as pesquisas de clima organizacional são ferramentas eficientes de aferição das propriedades da opinião pública, tais como intensidade e distribuição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...