Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
Conforme o texto, as tecnologias interferem diretamente na produção jornalística e alteram as rotinas produtivas e o modo de se fazer notícia, ao imprimir novo ritmo na divulgação de informações em tempo real, com maior dinamismo e agilidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Do ponto de vista das teorias da comunicação, a noticiabilidade faz parte da chamada teoria organizacional da notícia, que estuda a produção informativa com base em critérios sistêmicos e orgânicos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com o advento da Internet, numerosos conceitos do design foram redimensionados para o ambiente da Web, que pressupõe novos paradigmas no que se refere à construção e uso de ferramentas. Considerando essa nova cultura, julgue os itens que se seguem.
Na construção de páginas para a Web, a usabilidade é considerada um fator essencial e básico.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.
A comunicação interpessoal não deve ser considerada como uma forma de comunicação própria das organizações.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as características específicas da estrutura de determinados estilos de textos jornalísticos descritas na tabela acima apresentada, julgue os próximos itens.
O corte pelo pé, mencionado na alínea B, constitui função da pirâmide invertida e facilita o trabalho dos editores na adequação de texto e espaço.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Há 30 anos, a UNESCO promoveu uma conferência mundial para debater a desigualdade dos fluxos da informação pelo mundo e propor uma nova ordem mundial da informação, que não se consolidou, mas serviu para incluir a comunicação no elenco dos direitos do cidadão. Com base nessa mudança de paradigma, julgue os seguintes itens.
Como resultado do Relatório McBride, a UNESCO logrou equilibrar as fluxos internacionais da informação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
Nesse contexto, os portais de notícia e os blogs jornalísticos são exemplos dessa redefinição e reconfiguração do modo de produção de notícias no mundo atual, com o auxílio da tecnologia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Atualmente, os valores-notícia podem ser entendidos como elementos preferenciais que definem a tematização, ou seja, o debate público a partir do noticiário. Assim, quanto maior for o valor-notícia do assunto, maior será a repercussão pública protagonizada pela mídia.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da importância da imparcialidade e da objetividade na produção midiática, julgue os itens subseqüentes.
Toda produção de sujeitos é suscetível à subjetividade, o que não exime o profissional de comunicação de tentar ser o mais imparcial e o mais objetivo possível.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.
O sistema de comunicação das organizações flui basicamente por meio de três redes: a formal, a informal e a privada.
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