Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de comunicação institucional/organizacional, julgue os itens que se seguem.

Marketing social é uma modalidade de marketing institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens de 87 a 89, relativos à comunicação empresarial.

Pesquisas de consumo realizadas hoje com as classes D e E demonstram que, nessas classes menos favorecidas, a crise econômica mundial ainda não foi efetivamente percebida. Mas é mera questão de tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No blog dia-a-dia, bit a bit, lincada à matéria Quem Matou a Blogosfera?, de Silvio Meira, em 14/11/2008, lê-se a resposta de Geraldo Seabra: não se morre antes de nascer. Afinal, a blogosfera é um fenômeno, incomensuravelmente novo, ainda em gestação.

 

Acerca do assunto tratado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.

Como a linguagem está circunscrita a um universo simbólico e, até mesmo, imaginário, é correto afirmar que toda comunicação é virtual, no sentido que ela é um espaço próprio para a prática das virtudes, das forças, das possibilidades de ser alguma coisa a mais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação organizacional padece de um dilema congênito: o de não saber quais paradigmas abraçar. De um lado, sofre a influência das principais teorias do campo que lhe empresta o nome: o das Ciências da Comunicação. De outro, por ser, ela mesma, uma área do conhecimento humano formada pela convergência das mais diversas disciplinas, já flertou com vários matizes de um espectro teórico muito amplo, na busca de sua identidade. Nesse leque, tem-se, por exemplo, em uma de suas pontas, a adoção de quadros explicativos advindos do funcionalismo de tipo quantitativista e, até mesmo, de um tecnicismo positivista absolutamente incompatível com a índole humanista das Ciências Sociais. Uma visão teórica que buscou, inclusive, dar ao campo o suporte matemático das ciências exatas.

Não nos esqueçamos de Shannon e Weaver, os dois engenheiros norte-americanos que, estudando interferências em transmissões telefônicas para a empresa Bell, desenvolveram um modelo que, se trouxe contribuições teóricas importantes para que se entendesse a problemática do ruído nos processos comunicacionais, esqueceu que comunicação se produz, acima de tudo, entre seres humanos e não a partir de um diálogo virtual entre máquinas; uma fórmula que não levou em conta também que aparatos tecnológicos podem, no máximo, fornecer visões complementares às teorias da comunicação.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.

Conforme o texto, na perspectiva da Teoria da Informação, os aparatos tecnológicos funcionam preferencialmente como instrumentos de controle e avaliação da comunicação interna de uma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O Correio Braziliense surgiu no Brasil como veículo jornalístico governamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a página acima reproduzida, julgue os próximos itens.

A expressão UMA LIÇÃO DE ESFORÇO, abaixo da primeira foto, na parte superior da página, é denominada sub-retranca.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional/organizacional, julgue os itens que se seguem.

O endomarketing é o trabalho feito pela empresa para treinar e motivar seus empregados no bom atendimento aos consumidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

No blog dia-a-dia, bit a bit, lincada à matéria Quem Matou a Blogosfera?, de Silvio Meira, em 14/11/2008, lê-se a resposta de Geraldo Seabra: não se morre antes de nascer. Afinal, a blogosfera é um fenômeno, incomensuravelmente novo, ainda em gestação.

 

Acerca do assunto tratado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.

Não basta ensinar a distância, o que importa é aprender a distância, o que exige que haja interatividade entre emissores e receptores, ou seja, que eles estejam afinados para o melhor proveito das mensagens e das emissões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

As sondagens, a pesquisa de mídia e as pesquisas de opinião e de mercado fundamentam-se ambas no pressuposto de que a realidade é socialmente construída e utilizam os mesmos padrões técnicos, definidos pelo modelo de Lasswell e pela análise de conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Oficialmente, as emissões de rádio no Brasil são iniciadas com o discurso proferido pelo presidente Epitácio Pessoa no 1.º Centenário da Independência.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...