Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na figura acima, julgue os itens que se seguem.
O esquema representado na figura é típico do modelo de notícia de jornal impresso. No caso de grandes reportagens de revista, a abertura do texto pode ser flexibilizada, uma vez que o jornalismo de revista privilegia a análise e a interpretação.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.
A pesquisa qualitativa é ideal para testar hipóteses.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.
A atitude das próprias crianças de trocarem de nome e, mesmo, o fato de saberem o que é certo e o que é errado na Internet demonstram que a Internet não é um veículo limpo, asséptico e que faz parte do que se produz na ordem social, mesmo que no chamado mundo virtual.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na seqüência dos estudos sobre a propaganda desenvolvida durante a I Guerra Mundial, vários autores, influenciados pelo positivismo e pela psicologia behaviorista, defenderam a idéia de que os meios de comunicação tinham uma influência direta sobre as pessoas e a sociedade.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
O modelo de Lasswell, maior representante do paradigma positivista mencionado no texto, constitui desdobramento da teoria hipodérmica, que, influenciada pelo behaviorismo, se baseava no pressuposto de fidelidade absoluta do jornalismo aos fatos.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Roquette-Pinto é considerado o idealizador do sistema comercial de radiodifusão brasileira.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.
Um censo é uma pesquisa tipicamente quantitativa.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.
Alguns estudiosos de comunicação social consideram os jogos eletrônicos que envolvem o uso de armas como simulações importantes para a indústria bélica. Nessa perspectiva, os jogos eletrônicos, tal como os sítios de relacionamento, constituem simulacros da vida cotidiana que apresentam um pouco mais de novidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na seqüência dos estudos sobre a propaganda desenvolvida durante a I Guerra Mundial, vários autores, influenciados pelo positivismo e pela psicologia behaviorista, defenderam a idéia de que os meios de comunicação tinham uma influência direta sobre as pessoas e a sociedade.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
O modelo de jornalismo que separa gênero informativo de gênero opinativo ampara-se em pressupostos de teorias que abordam as notícias como retrato fiel da realidade, a exemplo da teoria do espelho, herdeira do positivismo.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.
O Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado, exclusivamente, como órgão de divulgação da PETROBRAS, pelo presidente Getúlio Vargas.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.
Amostra é o mesmo que universo da pesquisa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...