Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro, aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado em Vitória – ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.
O jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas. O referido código não distingue o trabalho em assessoria de imprensa nessa responsabilidade profissional.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.
A teoria dos gêneros jornalísticos é derivada dos estudos culturais (culture studies), abordagem norte-americana que inspirou o movimento chamado new journalism.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.
Considere o fragmento a seguir, reproduzido da seção Carta ao Leitor da revista Veja de 9/5/2007, p. 5. Os governos populistas da Venezuela, do Equador e da Bolívia estão em um transe anticivilização com cores animistas e uma nova e delirante vertente bélica. Nada disso tem muita conseqüência prática para o mundo e, por isso, tudo é encarado como mais um produto exótico típico dessas regiões. Nesse caso específico, o texto assume a função de editorial, cujas marcas estão no caráter argumentativo, nas qualificações expressas pelos adjetivos que denotam juízo de valor de forma ostensiva e no objetivo de esclarecer ao leitor a opinião do veículo.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro, aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado em Vitória – ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.
A cláusula de consciência é um direito do jornalista; segundo ela, o profissional pode se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios do código de ética profissional ou quando estas agridam as suas convicções.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.
Os estudos sobre radiojornalismo são prioridade na perspectiva teórica do agendamento (agenda-setting), devido à importância que esse veículo representou durante a I Guerra Mundial. Segundo a hipótese do agendamento, ainda hoje, o rádio é o carro-chefe da formação da agenda da mídia, o que leva os demais veículos a dependerem do modelo e da abordagem do radiojornalismo.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.
No âmbito do gênero opinativo, no qual se enquadra o editorial, também se destacam as charges, as caricaturas, as entrevistas, as colunas de opinião e os ensaios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro, aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado em Vitória – ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.
Os jornalistas que descumprirem o código de ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
A partir da leitura do fragmento de texto em questão é correto inferir que a análise dos fenômenos de opinião pública requer conhecimentos multidisciplinares, uma vez que se trata de fenômeno social complexo, devido à sua relação com a dinâmica social.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos gêneros de redação e das técnicas de redação jornalística, julgue os seguintes itens.
A entrevista jornalística baseia-se no princípio da comunicação dialógica. Nessa perspectiva, todos os tipos de entrevista podem ser corretamente enquadrados nessa concepção, inclusive aquelas de caráter informativo, utilizadas com freqüência pelos telejornais.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida de acordo com o direcionamento político de seus proprietários e diretores, tendo em vista o compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
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