Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as fotos acima apresentadas, julgue os itens próximos.
O texto-legenda é diferente da legenda. O primeiro é mais amplo, pois descreve, explica ou comenta a ilustração com mais detalhes do que a legenda simples. Esta, por sua vez, se refere apenas a um aspecto da matéria, ressaltado por uma fotografia.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
A atividade conhecida como lobby, que até então gozava de reconhecimento tácito, em 2006 foi finalmente regulamentada pelo Poder Legislativo Federal.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
A latência é uma característica da opinião pública relacionada diretamente com os efeitos dos debates públicos realizados pela televisão. Dessa forma, caso houvesse uma onda de debates sobre pena de morte, por exemplo, a latência consistiria na aceitação do público das teses defendidas nos debates.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos gêneros de redação e das técnicas de redação jornalística, julgue os seguintes itens.
No que se refere aos princípios de objetividade e imparcialidade, é correto associá-los à teoria do espelho, concepção focada no papel dos meios de comunicação de retratar a realidade, sem intervenção ideológica. Nessa concepção o jornalismo é espelho da sociedade e não interfere na realidade retratada.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
Resguardar a fonte é dever do jornalista e configura seu direito respeitar o direito do outro à privacidade.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da história da imprensa no Brasil, julgue os itens a seguir.
O primeiro veículo de comunicação impresso no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro, surgiu em 1808.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
Nos estudos de opinião pública, o efeito chamado dissonância cognitiva resulta da espiral do silêncio. Nesse caso, a dissonância decorre da ação de líderes autoritários que falam em nome de seus liderados e apresentam a opinião minoritária como se fosse a opinião de todos daquele grupo social.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base no Código de Ética do Jornalista, julgue os itens a seguir.
O jornalista pode divulgar informações obtidas, por exemplo, com o uso de câmeras escondidas ou microfones ocultos, desde que haja dificuldade em obter outra possibilidade de apuração.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da história da imprensa no Brasil, julgue os itens a seguir.
Em 1939, quando era presidente da República, Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda, que teve como uma de suas funções a de controlar a imprensa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
O estudo das teorias de opinião pública associa-se a diversas abordagens relacionadas à comunicação como área de conhecimento. Nesse sentido, o fluxo de comunicação em dois níveis constituiu um dos marcos das pesquisas sobre os processos de formação de opinião pública independentemente da agenda da mídia, devido ao papel dos líderes de opinião e aos fatores contextuais.
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