Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Uma ação bem planejada de comunicação pode mudar completamente a imagem de uma organização ou empresa, o que pode ser conseguido em curtíssimo prazo, uma vez que as assessorias modernas estão aparelhadas com tecnologias de ponta.
Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.
As pesquisas sobre enquadramento (ou framing) têm grande utilidade para assessores de imprensa e marketing, pois descrevem o modo como os atores políticos tentam apresentar seus assuntos ou eventos particulares para a imprensa.
Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.
Endomarketing é o trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa, considerando empregados como clientes e fornecedores internos.
Nas práticas relacionadas à comunicação organizacional, é exigida, em vários momentos, a atuação conjunta de profissionais com diferentes formações. Acerca do publieditorial e outros gêneros de redação publicitária e jornalística, julgue os itens que se seguem.
A atual segmentação dos mercados consumidores em formas e conteúdos comunicativos decorre fundamentalmente da multiplicação de fontes e canais especializados.
A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A imagem das organizações públicas depende da construção de sua identidade visual e de uma logomarca criada pela assessoria de comunicação por meio de uma agência de publicidade e propaganda. Essa imagem fica portanto, a cargo apenas dos profissionais de marketing.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A área responsável pelo relacionamento com a imprensa de qualquer organização, seja pública ou privada, sempre tem em mente a construção de uma rede eficaz de comunicação com a mídia, capaz de garantir o fluxo de comunicação constante, indispensável para a manutenção e ampliação da imagem da organização junto a opinião pública. Acerca desse relacionamento, assinale a opção correta.
Uma organização terá um bom relacionamento com a mídia se exercitar cotidianamente o diálogo com a imprensa, mesmo para os assuntos que não sejam muito agradáveis à instituição.
Na primeira vez que uma notícia que desqualifique a instituição for divulgada, a assessoria de comunicação deve reclamar imediatamente com o editor do jornal para que essa prática não se torne freqüente.
A assessoria de comunicação tem a obrigação de vetar a divulgação de temas polêmicos que envolvam a instituição.
Para contar com a boa vontade da imprensa é necessário que a instituição seja anunciante regular dos veículos de comunicação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito do papel da assessoria de comunicação no relacionamento com a mídia, assinale a opção correta.
O assessor de comunicação costuma dar entrevistas no lugar da fonte, que, geralmente, é uma autoridade e nunca tem tempo para atender aos jornalistas.
Se o jornalista for arrogante, a assessoria de comunicação precisa tratá-lo de forma superior para que ele se coloque no devido lugar.
Se o repórter chegar à instituição com uma opinião preconcebida a respeito do assunto em pauta, é preciso que a assessoria de comunicação seja didática, apresentando os argumentos da instituição de forma paciente e organizada.
Para não se confundir os papéis, os encontros informais entre jornalistas e fonte devem ser evitados. Eventos do tipo caféda- manhã, almoço ou jantares para jornalistas parecer um possível gesto de cooptação da imprensa.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da história e evolução da imprensa brasileira, julgue os itens subseqüentes.
O lead, introduzido, no Brasil, na década de 50, no Jornal do Brasil, por Danton Jobim e Pompeu de Souza, foi uma transposição adaptada de técnica desenvolvida na imprensa dos Estados Unidos da América.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os instrumentos de que a assessoria de imprensa dispõe para a realização do seu trabalho cotidiano incluem o(a)
I release.
II sugestão de pauta.
III anúncio publicitário.
IV entrevista.
A quantidade de itens certos é igual a
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da história e evolução da imprensa brasileira, julgue os itens subseqüentes.
O rádio popularizou-se como veículo de massa a partir da década de 20 e o radiojornalismo cresceu em importância durante a Segunda Guerra Mundial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...