Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Uma newsletter é caracterizada por uma pauta de temática ampla, que pode incluir até aniversários e programas sociais da empresa, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função de ombudsman criada pela instituição é um canal de comunicação permanente com os seus públicos. Com relação ao papel e à função do ombudsman e da ouvidoria, assinale a opção correta.

  • A.

    A ouvidoria, para ter seu trabalho otimizado, deve dedicar-se ao público externo da instituição, uma vez que o público interno tem seus próprios meios de comunicação e dispensa o trabalho do ombudsman.

  • B.

    O ombudsman deve ouvir e detectar a origem de possíveis problemas que existam na organização.

  • C.

    A instalação de uma ouvidoria é uma ótima alternativa para as instituições que não desejam explorar o caminho da participação e interação com os públicos de forma geral, pois a ouvidoria assume para si essa função.

  • D.

    Já é prerrogativa do ombudsman o papel de guardião dos interesses externos dentro da organização; por isso, ele precisa manter estreita subordinação e dependência das decisões da alta administração da organização.

As publicações jornalísticas empresariais podem se tornar uma das principais fontes de informação de determinados públicos sobre uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

As publicações jornalísticas empresariais não devem conter a seção expediente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

Um release-cobertura pode ser feito antes ou depois da ocorrência do fato que ele aborda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.

Os editoriais expressam sempre a opinião do chefe de redação, devem sempre ser assinados e são geralmente publicados na contracapa do primeiro caderno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as fases de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, julgue os itens a seguir.

No estudo para a implementação de políticas públicas, o enfoque top down é dos menos eficazes porque parte do princípio de que todas as políticas se implantam com sucesso e que o erro é sempre de formulação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as fases de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, julgue os itens a seguir.

Somente para fins analíticos é que se estabelecem distinções entre o processo de formulação e as demais fases das políticas públicas: a implementação e a avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da realidade das políticas públicas no Brasil e de sua gestão, julgue os próximos itens.

No Brasil, seguidas mudanças nos altos escalões dos cargos públicos freqüentemente levam programas e políticas públicas a serem redimensionados, reorientados ou suspensos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do exame da legislação que regulamenta a atividade do jornalista e dos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a Lei de Imprensa, equiparam-se às empresas jornalísticas, para fins de responsabilidade civil e penal, aquelas que explorarem serviços de radiodifusão e televisão, de agenciamento de notícias e as empresas cinematográficas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do exame da legislação que regulamenta a atividade do jornalista e dos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Segundo o Código Brasileiro de Telecomunicações, constitui abuso da liberdade de expressão da radiodifusão veicular notícias falsas com perigo para a ordem pública, econômica e social. Nesse caso, mesmo que a divulgação das notícias falsas decorra de erro de informação e seja objeto de desmentido imediato, a concessionária ou permissionária do serviço de telecomunicações ficará sujeita às penalidades previstas em lei.

  • C. Certo
  • E. Errado
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