Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. O projeto editorial consiste em uma diretriz daquilo que é essencial para uma publicação, incluindo seus objetivos e o perfil do público e, ainda, os fatores técnicos de produção e revisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a imagem e identidade institucionais, assinale a opção correta.

  • A. A veiculação de um merchandising social como teaser para a veiculação imediata de um anúncio comercial deve ser buscada pelos programadores de mídia, pois possibilita o máximo de rendimentos midiáticos na promoção de ideias, serviços e produtos.
  • B. A imagem institucional corresponde à identidade institucional e se expressa no imediato reconhecimento da marca de um produto em espaços comerciais e promocionais, podendo os seus respectivos níveis de associação ser aferidos por sondagens em pontos de venda.
  • C. Desde que os seus empregadores não se oponham, os jornalistas podem negociar matérias pagas diretamente com outros profissionais de reconhecido capital simbólico, uma vez que esses profissionais transferem prestígio a marcas e imagens por meio de artigos assinados.
  • D. Para reconhecimentos do tipo ISO, certificações asseguradoras de um diferencial mercadológico para a imagem da organização, é suficiente que o discurso voltado para a responsabilidade socioambiental esteja expresso em documentos referentes à missão e aos valores da organização.
  • E. É desejável que o planejamento de comunicação organizacional integre as atividades de jornalismo, relações públicas e propaganda, que podem se complementar, não havendo inconvenientes no fato de que os resultados de suas ações ocupem espaços comuns na mídia.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. Newsletters consistem na versão impressa de jornais e boletins on-line com o perfil informativo, opinativo e interpretativo, disponibilizada periodicamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos fundamentos e das finalidades da comunicação nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. Um assessor deve orientar o seu assessorado a não banalizar o atendimento de pedidos de entrevista, ou seja, deve orientá-lo a somente atender aqueles que lhe pareçam, de fato, relevantes.
  • B. Entrevistas coletivas devem ser convocadas somente quando houver segurança de que elas ofereçam à imprensa informações de efetivo valor noticioso, casos em que o interesse jornalístico não deve ser colocado em segundo plano em relação à organização e seus dirigentes.
  • C. A distribuição de brindes em dias de visita (open days), que deve ser planejada somente para familiares de empregados diretos e terceirizados, deve ser evitada para que essas ocasiões não sejam confundidas com propaganda indireta.
  • D. Cursos, oficinas, seminários e treinamentos não devem ter jornalistas como público-alvo, para se evitar que aspectos fora do foco temático desses eventos acabem por chamar a atenção de repórteres convidados.
  • E. Todo e qualquer acontecimento de importância organizacional deve ser objeto de um press-release, pois a sua constância subsidia repórteres e editores para suas matérias.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. Mailing — lista de contatos de interesse específico da empresa — é uma ferramenta da comunicação corporativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao planejamento da divulgação de informações no ambiente organizacional e junto aos seus públicos, assinale a opção correta.

  • A. Dado o instituto da liberdade de imprensa, o jornalista assessor de imprensa não deve submeter textos produzidos pela sua assessoria ao seu assessorado, sejam eles destinados aos instrumentos de comunicação interna, sejam voltados para a imprensa e público externos.
  • B. Todos os contatos entre repórteres e fontes de uma organização, bem como a marcação e a realização de entrevistas, devem ser submetidos ao controle da assessoria de imprensa, devendo tal pressuposto constar claramente do plano de assessoria de imprensa.
  • C. Artigos assinados por funcionários de uma organização e publicados na grande imprensa de forma esparsa ou em colunas periódicas devem, obrigatoriamente, passar pelo crivo prévio da assessoria de imprensa se citarem a organização.
  • D. As relações da organização com a imprensa exigem a estruturação de um plano de assessoria, no qual devem constar, basicamente, dois tipos de módulos: divulgação de informações junto à imprensa e edição de informativos.
  • E. Por implicar relações de confiança entre assessorado e assessor, o planejamento de uma assessoria de comunicação não pode ser contratado ou licitado junto a terceiros.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. O fluxo de comunicação descendente leva as informações da base da organização para o comando hierárquico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação interna e endomarketing©, assinale a opção correta.

  • A. Por estar centrado em objetivos comunicacionais estritamente afetos ao setor de recursos humanos, o endomarketing© não pode ser considerado uma estratégia mercadológica.
  • B. Marketing institucional é aquele voltado para a satisfação dos clientes do público interno quando da aquisição de produtos, bens ou serviços da empresa ou da instituição para a qual trabalham.
  • C. Os subcampos pertinentes à comunicação interna incluem a comunicação administrativa — memorandos, cartas circulares, instruções, entre outros instrumentos — e a comunicação social — que pode utilizar boletins, jornais internos, videojornais, revistas e intranet.
  • D. Circunscrita ao campo das relações humanas, a comunicação interpessoal — comunicação face a face, comunicação entre funcionários e entre chefias e subordinados — não tem sido enquadrada como subárea da comunicação interna, por não depender de suportes midiáticos.
  • E. Dado seu caráter unidimensional, a comunicação interna não é operada conforme a lógica dos fluxos ascendente e descendente da comunicação organizacional, característica acentuada com o advento de tecnologias como o email e a intranet.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. Um acontecimento programado, que gera expectativa e necessidade de retorno institucional, inclui-se entre os instrumentos de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabendo que a comunicação institucional é essencial para a condução dos objetivos e a manutenção da reputação da instituição, assinale a opção correta.

  • A. A comunicação de uma empresa deve resultar dos esforços isolados de um único setor, uma vez que isso garante uma imagem institucional una e sem distorções.
  • B. A gestão de uma marca se fundamenta na elaboração e criação de uma logo forte e consolidada, o que, por si só, garante uma imagem positiva e de sucesso para a instituição.
  • C. A comunicação institucional pode contribuir não apenas para a acreditação e o fortalecimento da imagem da instituição, como também para o desenvolvimento social e interpessoal dentro da instituição.
  • D. As instituições que apostam em uma comunicação transparente, com a intenção de agregar valor ao seu produto ou serviço e de ampliar sua imagem positiva, devem investir mais em campanhas publicitárias do que em assessoria de imprensa.
  • E. A identidade institucional é representada por suas logomarcas e pelas aplicações dessas logomarcas em peças como embalagens, fachadas ou placas de sinalização, que reafirmem a identidade visual da instituição.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...