Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da teoria da comunicação e suas diferentes abordagens, julgue os itens subsequentes. Ferdinand de Saussure diferenciou língua (langue) de fala (parole), evidenciando que as regras de qualquer sistema linguístico se atualizam na aplicação concreta no ato da fala.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria da comunicação e suas diferentes abordagens, julgue os itens subsequentes. Espiral do silêncio é a técnica elaborada em sondagens para descobrir opiniões não captadas pelos métodos quantitativos de pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria da comunicação e suas diferentes abordagens, julgue os itens subsequentes. Para o pensamento do século XIX, o progresso da industrialização, a revolução dos transportes e do comércio e os valores de igualdade e liberdade resultaram na sociedade de massa, cujo conceito é fundamental para a compreensão da teoria hipodérmica da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria da comunicação e suas diferentes abordagens, julgue os itens subsequentes. A abordagem empírico-experimental do final da década de 40 do século XX pode ser sintetizada pela formulação das seguintes perguntas: quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria da comunicação e suas diferentes abordagens, julgue os itens subsequentes. A indústria cultural, consequência da sociedade de mercado, caracteriza-se pela valorização do ineditismo das obras artísticas, não reconhecendo reinterpretações ou reapresentações do produto cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atribuições, da organização, da estrutura e do funcionamento da assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

  • A. Entre as atribuições do porta-voz inclui-se conceder entrevista coletiva, sendo seu direito e seu dever não deixar que o seu assessorado, por despreparo ou inadvertência, declare algo que se reverta em prejuízo organizacional.
  • B. A assessoria de imprensa é responsável pela elaboração do clipping, que é definido como um conjunto de documentos de mídia impressa e, portanto, não inclui imagens e sons, analógicos ou digitais.
  • C. Ao escrever para um house organ, o jornalista tem o dever de ouvir todas as pessoas físicas e jurídicas envolvidas no fato que será divulgado, sob pena de ferir o decoro profissional.
  • D. Boletins e newsletters, por serem instrumentos jornalísticos exclusivos de comunicação interna, não devem ser encaminhados a públicos externos, como, por exemplo, à imprensa.
  • E. A função do porta-voz não pode ser improvisada ocasionalmente, uma vez que ele deve ser uma fonte reconhecível.

Acerca da teoria da comunicação e suas diferentes abordagens, julgue os itens subsequentes. Conforme o agenda-setting, o público realça ou negligencia elementos do cenário público conforme a ação dos meios de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à mediação que a assessoria e o assessor de comunicação ou de imprensa realizam junto ao seu assessorado e perante os diversos públicos, incluindo-se a imprensa, assinale a opção correta.

  • A. As rotinas produtivas de uma assessoria de comunicação ou de uma assessoria de imprensa incluem a elaboração e a manutenção de um cadastro atualizado de profissionais e veículos de comunicação que possam se interessar pelas informações da organização assessorada.
  • B. As organizações devem se ater ao seu próprio timing na divulgação midiática de fatos de interesse público, dada a dificuldade de adequar o seu expediente funcional aos fechamentos (deadline) das edições e editoriais de cada veículo, especialmente se se consideram o panorama internacional e os diversos fusos horários.
  • C. Compete ao assessor orientar seu assessorado a exercer pressões sobre veículos de comunicação inseridos no agendamento de publicidade paga pela organização.
  • D. O assessor de imprensa deve estar consciente de que a sua atividade básica é a de ser lobista da organização por ele assessorada, embora esse papel não esteja explícito no seu contrato.
  • E. Dada a tendência natural ao embate entre os setores de capital e de trabalho, a participação de funcionários em veículos internos de comunicação deve ser desencorajada, a fim de evitar criticas à organização e aos chefes.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. Stakeholders são os públicos externos com os quais a empresa se relaciona, que são importantes para que a empresa seja percebida de acordo com sua essência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento e execução de campanhas no âmbito da comunicação pública, assinale a opção correta.

  • A. Por estarem abertas a intervenções polêmicas e outras formas de interações não oficiais, as redes sociais são inadequadas como agendamento de mídia para as organizações estatais.
  • B. Campanhas institucionais de publicidade de órgãos estatais programadas em mídia paga não podem ser veiculadas espontaneamente por veículos de comunicação não agendados, com vistas a evitar cobranças indevidas de divulgação.
  • C. Campanhas públicas, a exemplo das campanhas de combate ao mosquito da dengue, podem ser consideradas ações de comunicação pública, quando da inserção espontânea de merchandising social em telenovelas e outros meios ficcionais.
  • D. A publicidade legal, que se destina ao conhecimento geral do público, é um ato de Estado ou governo, não se aplicando, portanto, em nenhum caso, ao âmbito da competência de particulares.
  • E. Campanhas de iniciativa não estatal e não governamental, como a denominada Outubro Rosa, não se enquadram no campo da comunicação pública, mas ao segmento das estratégias do marketing comercial.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...