Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
As correntes de opinião pública são diversas e apresentam argumentos diferenciados, como no caso do recente debate sobre células-tronco embrionárias e alimentos transgênicos.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
As pesquisas de opinião, se realizadas com metodologia adequada, permitem a descrição e a análise de dados de opinião quanto a distribuição, direção, intensidade, coerência e latência.
Segundo pesquisas recentes, o rádio, presente em mais de 85% dos lares brasileiros, é ouvido por mais de 99% das pessoas. Com difusão tão ampla, é um dos principais canais de comunicação de massa e seu noticiário deve ser adaptado às características próprias desse veículo e de seus ouvintes. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. O espelho de um programa de jornalismo no rádio contém a divisão dos blocos do noticiário, com a seqüência em que as notícias serão apresentadas e os respectivos tempos, além da marcação da entrada dos intervalos comerciais e da duração destes.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
O efeito de latência ocorre quando a opinião ainda não foi expressa pelo público, mas já existe tendência para determinada direção.
Com relação ao texto, julgue os itens a seguir.
No Brasil, todas as agências de notícia são públicas e limitam-se a divulgar notas e comunicados oficiais, como é o caso da Agência Brasil, da Agência Senado e da Agência Câmara.
Segundo pesquisas recentes, o rádio, presente em mais de 85% dos lares brasileiros, é ouvido por mais de 99% das pessoas. Com difusão tão ampla, é um dos principais canais de comunicação de massa e seu noticiário deve ser adaptado às características próprias desse veículo e de seus ouvintes. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. O programa de rádio no formato de mesa-redonda tem o objetivo de realçar o ponto de vista da emissora frente ao grupo de convidados. Nele, o âncora identifica cada um dos convidados, que discorrem sobre determinado tema; no final, à luz do que foi dito, a emissora expressa publicamente o que julga ser mais correto para a sociedade.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
A opinião coletiva (de um público) apresenta intensidade e coerência, apesar da fragilidade das opiniões individuais, como no caso da opinião de grupos de empresários que se mobilizaram contra a aprovação da Medida Provisória n.º 232, que aumentava impostos.
Julgue os itens a seguir, referentes às características da coordenação de equipe no trabalho de rádio. O pauteiro é o profissional responsável pela indicação de novas reportagens e assuntos a serem tratados nos noticiários. Em nome da organização interna, é recomendável que os demais profissionais da redação não interfiram nesse trabalho, ou seja, não ofereçam outras indicações de temas e entrevistas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.
No título, a expressão diz ex-ministro indica que a notícia tem como foco a declaração do ex-ministro Delfim Neto. Portanto, trata-se de lide do tipo declarativo.
Julgue os itens a seguir, referentes às características da coordenação de equipe no trabalho de rádio. O resultado de um programa é influenciado pelo relacionamento entre o âncora, o produtor e o operador de áudio. Caso esses três profissionais não estejam bem entrosados, o resultado do programa pode ser comprometido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...