Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.
A auto-regulamentação da imprensa já existe no Brasil e foi proposta pelo STF, com o aval da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em 1995.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.
Os princípios éticos jornalísticos foram estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, acatados pelo Conselho Federal de Jornalismo, por recomendação da UNESCO.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.
Ao divulgar informações sobre pessoa acusada de um crime, sem a devida apuração, devido a pressões de seu editor, o repórter policial compatibiliza a liberdade de expressão com o direito dos cidadãos à intimidade, à honra, à imagem e à vida privada.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo como referência a matéria apresentada acima, julgue os itens a seguir.
O título da matéria apresenta três elementos relevantes da notícia: onde (Brasília); quem (empresários argentinos); e o quê (dirão que...).
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca das técnicas de redação jornalística, julgue os itens que se seguem. A função do lead é guiar o leitor e, indiretamente, o próprio jornalista que esteja redigindo a notícia. Se a redação não avança, provavelmente o lead não está adequado; do mesmo modo, se a redação do texto não flui, provavelmente também não fluirá a leitura. O mais recomendável, nesse caso, é refazer o lead.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo como referência a matéria apresentada acima, julgue os itens a seguir.
O texto pode ser classificado como uma reportagem investigativa, pois apresenta dados fornecidos por fontes sigilosas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca das técnicas de redação jornalística, julgue os itens que se seguem. Deve-se evitar o nariz-de-cera como modelo de redação introdutória, pois sua prolixidade é incompatível com a objetividade do jornalismo contemporâneo. Em seu lugar, deve-se adotar a fórmula do lead.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo como referência a matéria apresentada acima, julgue os itens a seguir.
O lide apresenta todos os elementos fundamentais de uma notícia, na seguinte ordem: o quê, quem, quando, como e onde.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os próximos itens. No jornalismo contemporâneo, a seleção e a edição das notícias seguem padrões objetivos, transparentes e desprovidos de subjetividade, a qual caracterizava o antigo jornalismo opinativo, em que predominavam a interpretação e a opinião sobre os fatos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo como referência a matéria apresentada acima, julgue os itens a seguir.
A citação de informação veiculada pela emissora de TV mencionada é um recurso jornalístico chamado inside information, ou seja, informação de outras mídias.
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