Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A onipresença do fenômeno comunicativo na vida humana e social fez que ele tivesse sido percebido e definido de maneira diversa segundo diferentes teorias da comunicação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a teoria crítica, a comunicação é cultura de massa mercadoria produzida para consumo democratizado.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
Os editores do telejornalismo são responsáveis pelo corte do áudio e das imagens, mas a seqüência lógica da matéria quem dá é o repórter. Os editores não têm autonomia para mudar o que eles trazem da rua já semipronto, sendo obrigados a seguir um roteiro prévio.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um importante objeto de estudos nas organizações. Grande parte do sucesso da organização depende da sua capacidade de desenvolver uma comunicação eficaz entre os empregados. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.
No processo de comunicação em uma organização, temas importantes para partes diretamente envolvidas não influenciam esse processo nem podem causar distorções.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Conseqüência paradoxal de políticas e legislações filosoficamente opostas tanto de um passado de excessiva regulamentação quanto de um presente liberado pela desregulamentação , a concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil tem-se materializado em diferentes configurações. Combinadas ou não, tais formações são a expressão histórica de um poder que, simultaneamente, resiste e se adapta a transformações estruturais.
Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.
Grupos familiares, associados a elites políticas regionais e locais, têm sido historicamente os maiores beneficiários da concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias relativas à velha e à nova comunicação, julgue os itens a seguir.
A pesquisa em torno das questões centrais da comunicação de massa tem enfatizado as relações entre a mídia, a sociedade e os indivíduos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A onipresença do fenômeno comunicativo na vida humana e social fez que ele tivesse sido percebido e definido de maneira diversa segundo diferentes teorias da comunicação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na perspectiva dialógica, a comunicação é o encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
No jornalismo televisivo, chama-se de cabeça de matéria a abertura de uma notícia, aquela que o repórter faz ao vivo ou gravada na rua, com a função de introduzir o assunto: é o lead do telejornalismo.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um importante objeto de estudos nas organizações. Grande parte do sucesso da organização depende da sua capacidade de desenvolver uma comunicação eficaz entre os empregados. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.
No que se refere às redes de comunicação formal, nas situações em que se busca maior satisfação dos indivíduos, bem como maior nível de eficácia quanto aos trabalhos realizados, padrões de comunicação descentralizados como o roda ou o circular podem ser os mais adequados.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias relativas à velha e à nova comunicação, julgue os itens a seguir.
Os mais importantes paradigmas à disposição do pesquisador em comunicação referem-se a conjuntos de pressupostos oriundos fundamentalmente da psicologia, da psicologia social e da ciência política.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Nos seus fundamentos, as teorias da comunicação de massa também se aplicam ao novo contexto tecnológico, dada a natureza essencialmente técnica das modificações introduzidas pela nova mídia nas condições de produção, emissão e recepção de formas e conteúdos comunicativos historicamente estabelecidos pela mídia tradicional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...